sábado, 12 de março de 2011

Chau Min de Tofu (vegan)

Ai que a foto ficou muito má!! Estava toda a gente com pressa para ir comer e depois ficou assim. Realmente não durou muito...
Para os apreciadores de comida oriental, aqui vai o Chau Min de Tofu! Inspirei-me numa receita dada já a algum tempo por um amigo meu de Macau. É delicioso ;)
Dá para 5 refeições.

Ingredientes:
  • 250g de tofu
  • 1 saco pequeno de mistura de legumes chinesa
  • 1 embalagem de cogumelos Shitake
  • 3 dentes de alho
  • 1cl café de colorau
  • 1cl sopa azeite
  • 1/2 caldo knorr legumes
  • Noodles q.b. (todos os pacotes são diferentes)
  • sal e azeite q.b.

Preparação:
Numa chávena de chá deita-se molho de soja salgado até preencher 1/4 da chávena e mistura-se com uma colher de chá de farinha maisena. Depois preenche-se o resto da chávena com água. Este liquido vai ser o molho.

Corta-se o tofu em quadrados pequenos e deitam-se numa taça. Junta-se os dentes de alho picados, sal, o colorau e o azeite e mistura-se tudo muito bem. Deixa-se durante meia hora a descansar.

Cozem-se os noodles em água a ferver com um pouco de sal. Entretanto coloca-se uma frigideira a aquecer com um pouco de azeite. Quando os noodles estiverem prontos retiram-se para um passador para escorrer a água toda e depois colocam-se a fritar. A frigideira não pode estar muito quente ou então pega-se. Depois de fritos colocam-se numa taça grande.

Volta-se a colocar azeite na frigideira e salteia-se o tofu, quando pronto coloca-se em cima da massa.

Coloca-se novamente um fio de azeite, o caldo knorr, os legumes e os cogumelos. Mistura-se bem e depois deixa-se cozer em lume brando com uma tampa a tapar a frigideira durante 10min. Isto ajuda os cogumelos a ganharem sabor e os legumes a ficarem bem cozidos. Colocam-se por cima do tofu.

Por último coloca-se o molho de soja na frigideira e mexe-se bem até engrossar. Coloca-se por cima dos legumes.


Depois é só misturar tudo, por nos pratos e comer. Toda a gente gostou!

Dicas:
Não é necessário muito azeite para fritar os alimentos - senão fica com um sabor intenso, especialmente os cogumelos que absorvem o sabor muito bem. De qualquer forma quem tiver wok pode perfeitamente fritar tudo ou quase tudo de uma só vez ;)

Eu gosto do sabor a alho, mas quem só gosta de um cheirinho pode meter só 2 para não ficar com um sabor tão intenso.

3 comentários:

  1. Gosto tanto!! Agora fizeste-me fome! Até porque são horas de almoço e esse é um almocinho muito bem vindo na minha mesa, conforme foi na tua.
    Ainda dizem que os vegetarianos não comem bem!
    Beijinhos e bom fim de seman,
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Acabei de descobrir este blog e resolvi vir dar o meu apoio. Já sou seguidor para estar sempre a par das tuas novidades culinarias.

    Se quiseres visita o meu:
    http://enfermeiro-na-cozinha.blogspot.com.

    Agora vou ver a tarte de maça...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Rute, este prato fica realmente delicioso! E sinceramente se costumava faze-lo com carne, com tofu não fica nada pior, muito pelo contrário. E fico com a sensação que o prato ainda se aproxima mais do original assim vegetariano xD
    Bom fim de semana :)

    Sérgio, muito obrigada pelo apoio ;) Já tive a ver o teu blog e tens receitas muiiiitoo apetitosas! E parece que somos companheiros de curso ehehe

    beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar