quarta-feira, 9 de março de 2011

Lasanha de Tofu e Espinafres II (vegan)

E a saga continua! Adoro comida italiana especialmente lasanhas, pelo que devem aparecer umas quantas aqui no blog. Mas a próxima vai ser de soja. Devo dizer que entre esta e a outra lasanha esta é claramente melhor ^^' Consegui fazer com que o tofu ganhasse sabor e para além disso ficou com mais liquido. É mesmo muito saborosa!
Dá para 6 pratos.

Ingredientes:
  • 250g de espinafres congelados
  • 500g de tofu
  • 500ml leite de soja
  • 1 cebola pequena
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 caldo knorr de legumes
  • 1cl chá levedura de cerveja
  • 1cl sopa farinha maizena
  • 2cl sopa azeite
  • massa de lasanha q.b.
  • sal, pimenta, outros temperos q.b.

Preparação:
Descongelam-se e cozem-se os espinafres ao vapor (não demora muito tempo). Entretanto picam-se a cebola e os dentes de alho e refogam-se numa frigideira com o azeite. Quando a cebola ficar quase transparente junta-se o caldo knorr e os espinafres já cozidos.

Enquanto se salteiam os espinafres desfaz-se o tofu com um garfo.

Junta-se meia chávena de leite de soja aos espinafres (200ml) e o tofu (deixando de parte mais ou menos 1/4 para depois colocar por cima da lasanha). Coze-se a mistura durante uns minutos e depois dá-se com a varinha mágica só um bocado para picar os espinafres. Aqui juntei alguma pimenta e manjericão.

Numa pequena chávena coloca-se a farinha maizena e a levedura de cerveja (que dá assim um saborzinho a queijo) à qual se junta um pouco dos 300ml de leite para misturar. Leva-se essa mistura e o restante leite de soja a ferver até engrossar. Temperar a gosto - eu usei sal, pimenta e noz moscada ralada.

Untar um tabuleiro com azeite e colocar por ordem camadas de massa de lasanha, a mistura de espinafres com tofu e um fio bechamel de soja. Por último cobre-se com uma camada de massa, o tofu desfeito que se guardou e o restante bechamel. Levar a forno pré-aquecido a 200ºC durante meia hora.

Deixa-se arrefecer durante cerca de 10min, corta-se e bom apetite!

4 comentários:

  1. Muito obrigada! E o sabor também é muito bom. O knorr de legumes (nunca tinha provado) tem assim um gosto a molho de soja. Deve ficar óptimo em receitas orientais!

    Andei a vasculhar e as suas receitas são uma delicia! Vou começar a andar de olho no seu blog ;)

    beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, agora parece-me que ficou perfeita. Só de ler e de ver o perfil claro! Imagina se provasse!
    Também adoro levedura de cerveja, dá um saborzinho a queijo parmesão.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  3. Ehehe xD isto pouco a pouco vai lá. Não me tinha mesmo apercebido que o sabor do tofu era tão... neutro. E hoje ainda vou fazer chau min de tofu a ver como sai ;)

    Agora aprendi contigo, já ando a escrever receitas agendadas para não ficar muito tempo sem nada. Ahh e estou mesmo a pensar no BCFV. A ver se consigo fazer a receita a tempo.

    Epa a levedura foi outra das minhas descobertas fantásticas neste mundo vegetariano. Não dava nada por isto, mas agora é mesmo muito útil!

    beijinhos!
    Marta

    ResponderEliminar