quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Salsichas/Chouriços de seitan

Ora finalmente, cá vai a minha primeira receita de seitan :D (a próxima vai ser de lombo de seitan recheado). Estas salsichas ou chouriços podem ser utilizadas de várias formas: ao contrário do seitan tradicional já têm sabor pelo que se podem comer simples num cachorro quente, podem ser guisadas, podem ser salteadas com legumes (o meu favorito, rápido e muito saboroso!), fica à imaginação "do freguês"! Sinceramente acho que tanto os chouriços como as salsichas de compra ficam muito caras (e gastam-se super depressa), pelo que prefiro usar estas, mesmo que me sinta obrigada a comprar os outros de vez em quando para matar saudades. Vamos à receita?

Ingredientes secos:
  • 250g de glúten
  • 50g de levedura de cerveja
  • 1 1/2cl sopa de farinha de soja
  • 50g de amêndoas moídas
  • 1cl sopa de paprika
  • 1cl chá de orégãos
  • 1/2cl chá de louro em pó
  • 1/2cl chá de cominhos
  • 1/2cl chá de coentros em pó
  • pimenta e sal a gosto
Ingredientes líquidos:
  • (+-) 450ml de água fria
  • 3cl sopa de azeite
  • 1cl sopa de molho de soja
  • 1cl chá de molho inglês
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada

Preparação:
Apesar de ter muitos ingredientes a preparação deste seitan é muito fácil (tal como a dos outros). Juntam-se os ingredientes secos num recipiente grande e misturam-se bem. Noutro recipiente juntam-se os ingredientes líquidos e incorporam-se bem. Apesar de eu ter colocado 450ml de água na totalidade, pode ser melhor colocar sempre um pouco menos e ir acrescentando se necessário.

Depois de todos os ingredientes estarem preparados, junta-se tudo e mistura-se com as mãos. Não é preciso bater a massa, é só ter a certeza que está tudo bem misturado e que a massa tem uma boa consistência para moldar.
Depois de tudo misturado cortam-se rectângulos de folhas de alumínio e coloca-se uma mão cheia de massa que se molda na forma de uma salsicha. Enrola-se bem na folha e torcem-se as pontas.
Esta massa rendeu-me 11 salsichas. Depois de enroladas estas cozem-se a vapor durante 30 minutos. Eu não tenho um recipiente muito grande e costumo fazer 5 a 6 de cada vez, mas se tiverem um recipiente grande podem-se colocar umas por cima das outras.
Depois de cozidas é só retirar da folha e reservar no frigorífico durante umas horas. Depois é comer ou congelar para usar mais tarde.

Espero que gostem e bom apetite!

4 comentários:

  1. Que fixe!
    Ao principio não estáva a entender de que gluten falavas. Mas depois entendi que te referias a farinha de gluten, certo? Aquela com que se faz o seitan caseiro.
    Espetálico de salsichas!
    Lembraram-me os fiambre de soja que são feitos com o residuo do leite de soja (a okara):
    neste link.

    Estás uma especialista em vegetarianismo!!
    Excelentes ideias que encontramos por aqui.
    Uau.

    ResponderEliminar
  2. =D Mal posso esperar para chegar a lisboa e experimentar fazer estas salsichas. Parecem ser super boas e muito fáceis de fazer, que é exactamente como eu gosto ^^

    ResponderEliminar
  3. Olá, uma óptima receita!Realmente os enchidos vegetais são um pouquinho caros e além disso ao fazer em casa os temperos são ao nosso gosto. Ontem experimentei tofú e adorei!Gostei dos panadinhos aí em baixo, bons para um piquenique!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Rute! É mesmo a farinha de glúten! Esqueci-me de por ehehe. Realmente ficam parecidos com o fiambre. Falando nisso, comecei realmente a aliar a ou o okara à farinha de glúten. Sairam uns hamburguers.... bem, nem digo nada! Depois posto daqui a uns dias!

    Anouska, elas ficam muito boas, especialmente se as marinares ainda um bocado numa mistura de molho de soja, água e temperos a gosto. Até pode ser na mesma mistura do tofu ehehe. Agora ando a fazer receitas juntando okara à farinha de glúten (para não deitar para o lixo). Fica tipo seitan, qualquer dia também ponho cá, se quiseres experimentar.. e ainda falta o lombinho :D

    Lina, eu vi! Já lá vou comentar xD Eu adoro salsichas (pois, só podia né? comida pouco saudável), e comprando acabo por gastá-las muito depressa. É obvio que estas são diferentes, mas são boas :D sempre mata as saudádes por uns tempos.

    beijinhos!

    ResponderEliminar