Passei de bolinha, a rapariga redondinha e cheia de borbulhas horrorosas. Passei de menina bonita a gótica rebelde que adora irritar os pais. Foi tempo de fazer desenhos nas aulas, esperar fervorosamente que os professores faltassem para ir conviver com as amigas, e tempo em desejei muito muito algum dia ter um namorado. Foram tempos bons e maus, com muita alegria e muita tristeza. Toda uma vida ocorreu nesses anos (sim porque 21 já não é considerada adolescência!).
E claro, foram os tempos em que mais vezes comi a chamada comida de plástico. Tudo por uma simples razão: junto à minha escola havia um McDonalds. E lojas de gomas, claro. Quem resiste? Íamos nos intervalos enquanto falávamos de rapazes e petiscávamos umas batatas fritas ou um cheeseburguer. Discutíamos cremes de limpeza enquanto comíamos gelado. A minha sorte foi realmente que estava a crescer e ainda tinha Educação Física na escola! Reparo agora que junto a muitas escolas existe ou um McDonalds ou uma pizzaria... em várias zonas do país. Os homens sabem fazer negócio! E claro, depois as taxas de obesidade infantil sobem. Pois, quem é que vai comer uma peça de fruta ao lanche quando os amigos vão todos comer um hambúrguer?
Mas pronto... e para além disso agora é o problema (ou não) das gravidezes. Quanto mais se ouve falar de contraceptivos, menos algumas pessoas parecem saber acerca disso. Ouvi recentemente uma miúda informada (supostamente) responder que o preservativo, a pílula e etc., todos protegiam contra as doenças sexualmente transmissíveis. Pois é pah, mas não. Nem o preservativo é 100% eficaz nisso, mas os outros claramente não vão por aí. Não sei sinceramente o que andam a fazer nas escolas, mas não está a funcionar.
Quanto às gravidezes na adolescência... uns são por engano, outros porque sim, outros porque eram engano mas já agora... O que interessa aqui é que há muitos juízos em relação a estas raparigas, como se fosse a idade que desse maturidade para estas coisas! (eu tenho 21 e acho que nem de mim consigo cuidar como deve de ser). Se calhar são mais estas raparigas que cientes desta responsabilidade procuram ajuda e conseguem fazer as coisas melhor. Além de que o que mais interessa entre mãe e filho, é o amor que os une e não a idade. É muito errado fazerem comentários destes às pessoas e infelizmente ouve-se disto em hospitais e Centros de Saúde. Deviam saber melhor!
E agora à pizza, para celebrar os meus dias de comida de plástico mas muito mais saudável!
PIZZA VEGETARIANA
Ingredientes:
Massa de pizza:
- 100g de farinha de trigo integral
- 150g de farinha de trigo T65
- 1 cl sopa de azeite
- 1 saqueta de fermento de padeiro (Vahiné)
- +- 50ml de água fria
- sal a gosto
Pizza:
- 50ml de polpa de tomate
- 1 cl sopa azeite
- condimentos a gosto
- 1 taça de sobremesa com legumes
- 2 salsichas vegetarianas
- queijo ralado
Preparação:
Massa: Numa taça colocar as farinhas, o fermento e o sal. Junta-se o azeite e por último a água fria. Tudo junto deve ficar uma massa assim pastosa, não totalmente líquida, mas o suficiente para que quando se agarre num pedaço de massa e se puxe, que esta se estique bastante e fique fina. Depois é bater, bater e bater. Eu utilizo uma colher de pau para bater a massa durante cerca de 1h. Quando está pronta a massa deve estar super elástica e já não se pega nem à colher nem à taça. Deixar a levedar dentro do forno durante cerca de 3h.Pizza:
Retira-se a massa do forno, polvilha-se com farinha e divide-se em duas metades. Cada metade (cerca de 250g) dá para 2 pessoas.Estica-se bem a massa com um rolo até ficar com 5mm de espessura. Coloca-se de novo a levedar durante 1h já no tabuleiro onde vai a assar.
Entretanto numa frigideira deita-se um fio de azeite e pica-se um dente de alho lá para dentro. Numa taça de sobremesa colocam-se legumes a gosto (eu pus pedaços de alho francês, milho congelado, e salada de milho congelado). Quando o azeite estiver quente colocam-se os legumes e juntam-se as salsichas já cortadas em rodelas e tempera-se a gosto. Quando os legumes já tiverem descongelados, deixa-se em lume branco durante 10min.
Numa taça coloca-se a polpa de tomate, o azeite e condimentos a gosto. Eu piquei cebolinho, e juntei alho em pó, manjericão, sal e orégãos.
Quando a massa da pizza já tiver levedado, retira-se do forno. Espalha-se o molho de tomate, depois o recheio e por último coloca-se o queijo ralado. Vai a forno pré-aquecido a 200ºC durante 15 minutos.
Bom apetite!
Olá, querida
ResponderEliminar"Na ternura de um amanhecer,
Eu observei a beleza do orvalho".
(Sandra)
Vc abordou um aspecto importante que é a alimentação na adolescência...
Com meu netinho, não escapo do Mac... mas, tirando disso, uma ou outra vez... longe desse "colesterol ambulante"...
Gravidez na adolescência é mais normal do que se pensa... e se deve compreender sempre... são inúmeras as razões...
Felicidade pra vc nessa sua outra fase de vida!!!
"...é o molhar do orvalho quem vê meus passos...
é minha vida me chamando pra viver"
( Fractais de Calu)
Tenha um excelente Domingo de paz e alegria.
Bj com gosto de adolescência (o lado bom dela).
Oi, Marta,
ResponderEliminarForam-se as comidas de plástico e ficaram as reflexões, muito bem lembradas!
A adolescência, tal como as outras fases, podem ter esses bons e maus momentos. Talvez se possa dizer que é a fase de maior rebuliço na nossa cabeça, ja que, na infância, nos bastava brincar e estudar. E, de repente, parece que abre uma janela na nossa frente e começamos a ver coisas que antes nos passavam despercebidas, não tinham a menor importância.
Você é bem jovem, talvez a mais jovem participante dessa coletiva. É muito interessante ver os pontos de vista de cada um.
Bjs.
Muito apetitoso o seu post, quem há de resistir? Seu relato foi impressionante. Gostei imenso.parabéns, viu? Bjbjbj!
ResponderEliminarOlá, Marta! E quem disse que os lanches gostosos têm que ser porcaria de plástico, como você disse, rs. Sua pizza prova isso.
ResponderEliminarNossas postagens acabaram trazendo a mesma ideia, como deixar nossos amados lanches da adolescência mais saudáveis (no meu blog está a batata "frita" para acompanhar sua pizza, rs).
Um beijo!
Óptima receita! Gostei muito!
ResponderEliminarQuanto ao final da tua mensagem,cabe-nos a nos como futuros profissionais, fazer os possíveis por colmatar as falhas na educação.
Beijos
professor de adolescente quando falta é bom demais! rsrs parabens pela postagem! tambem estou nela:
ResponderEliminarhttp://anacristinap.blogspot.com/2011/05/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html#comments
bjo
Tambem participo da blogagem coletiva:
ResponderEliminarhttp://mariazinhap.blogspot.com/2011/05/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html
Parabens pela sua postagem!
Beijos
Recém adolescente!!!Boa abordagem concluindo no toque para a falta da educação orientadora para evitar a gravidez na adolescência,que começaria evitando o sexo irresponsável.Gostei.Bjs no coração.Penso que gostará da minha postagem.
ResponderEliminarMinha participação está no blog Rumos Libertadores: http://rumoslibertadores.blogspot.com
Comente e concorra a um livro pela loteria federal ,até o dia 28/05,A SUA ESCOLHA!!SE QUISER SEGUIR,POOOOOOOOOODE!!!!E EU AGRADEÇO!!!
Tenho certeza absoluta que já fiz comentário aqui, mas consta 0 comentários e com essa mudança nos blogues, não sei não. Copiei a receita pois meu primo é vegetariano e ando colecionando receitas assim. Adorei seu post sobre a adolescência também. Bjbjbj!
ResponderEliminarNão tinha percebido sobre o MC e as pizzarias, mas em centros grandes, nas cidades pequenas ainda podemos controlar.E claro que hoje tudo está mais avançado, até os postos de saúde distribuem os preservativos como também a TV incentiva o uso no carnaval e aí por diante.
ResponderEliminarPaz e bem
Olá Martita,
ResponderEliminarcá cheguei eu, com um certo atraso, mas hoje andei a lembrar as esquecidas. Ainda há gente a postar :)
Para variar, gostar muito do teu texto. És uma rapariga muito lucida de pensamentos!
Da pizza nem se fala! É perfeita. Vegetariana como eu gosto :)
Beijinhos e continuação de muita lucidez nas fases seguintes.
Rute
Por falar em comida, na minha adolescência não havia McDonald, porém, eu morava ao lado de uma loja de doces. Imagine a perdição, pois é, meu pai nos dava mesada, o q era gasto inteiro nesta loja.Tinha sorte q não engordava.Só q hoje usufruo dessas gordurinhas. Muita paz!
ResponderEliminarQue os nossos erros sirvam para repassar o certo para aqueles que vemos, estão em defasagem com as informações.
ResponderEliminarEu e minha irmã tivemos a mesmíssima educação e tive eu que explicar a minha sobrinha toda sua sorte em ser mulher! C'est la vie, parece que surtiu efeito, a guapa é bastante ajuizada no quesito amoroso. Mas já no quesito responsabilidades escolares... aí... aí...
Boa semana! Beijus,
Marta querida foi muito bom ler sua postagem . adorei. mesmo. a massa da pizza é ótima. beijos
ResponderEliminarNo meu tempo de adolescente, que já está há milhões de anos atrás, a solução para não comermos "bobagens" na rua era não ter dinheiro na mão e sim levar a merenda de casa !!! Alguém consegue imaginar isso hoje em dia ???
ResponderEliminarGostei da pizza saudável, menina !
Beijo
Marta Adorei a sua postagem, comida de plástico heim? eu comia era muito mixto quente, adoro até hoje. Prazer em conhecê-la. Beijos.
ResponderEliminar