terça-feira, 15 de março de 2011

BCFV e Tarte de Limão (sem ovos)

Ahh sabe bem chegar ao fim de um dia de trabalho na cozinha e comer uma fatia da tarte acabadinha de fazer! Para além de que esta tarte foi aprovada por todos cá da casa, mesmo os não apreciadores de soja e "coisas vegetarianas em geral"! (basicamente todos menos eu. OK a minha mãe come de tudo).
Esta é também a minha receita para a BCFV. Espero que gostem! (o texto em si fica lá em baixo =P)

Ingredientes:
  • 1 base de massa quebrada
  • 1 lata de leite condensado de soja (compra-se no Continente)
  • 1 pacote de natas soja (240ml)
  • 500ml leite de soja com sabor a baunilha
  • 1cl sopa flocos de agar-agar
  • sumo de 1 limão
  • raspa de 2 limões
  • 1/2 pacote de chantilly de soja (marca Soyatoo, topping cream)

Preparação:
Coloca-se a tarteira com a massa quebrada no forno pré-aquecido a 200ºC. Não esquecer de picar a massa com um garfo e colocar um pedaço de papel vegetal com arroz em cima para que a massa não forme tipo um balão. Deixar assar durante 15 a 20 minutos.

Entretanto, numa taça, colocam-se o leite condensado e as natas e mistura-se bem. Ralam-se os limões e junta-se à mistura anterior e por fim adiciona-se o sumo do limão. Incorpora-se bem.

Levar o leite de soja a ferver com os flocos de agar agar durante 5 minutos ou até os flocos derreterem. Depois desse tempo coloca-se o recipiente quente por cima de água fria para que o leite arrefeça mais depressa. Quando o leite começar a engrossar deita-se por cima da mistura das natas e leite condensado e mistura-se bem.

Coloca-se o recheio na tarte e leva-se ao frigorífico durante 1h.

Bate-se a mistura de chantilly na batedeira elétrica durante 2 minutos e com a ajuda de um saco de pasteleiro coloca-se por cima do recheio.

Vai uma fatia? :)


      O NASCIMENTO

Eu gosto de me considerar por norma uma pessoa prática. Não que isso seja sempre verdade, mas quando não o é, é geralmente porque estou com a "cabeça na lua", sendo que aí também não há grande espaço para reflexões.

No entanto digam lá se há melhor maneira de começar um blog sem ser participando logo numa blogagem colectiva. Especialmente quando uma pessoa fantástica como a Rute nos apoia, mesmo sabendo de aqui ainda se encontra uma pessoa muito verdinha. Mas vou dar o meu melhor sobre este grande tópico - o nascimento.

Gostava de dizer que sou ainda muito nova sequer para discutir a questão de ter filhos, mas existe obviamente quem na minha idade já os tem. A verdade é que ainda sou bastante imatura para sequer pensar nisso - e ainda bem! Mas como estudante de enfermagem, a gravidez e o parto são obviamente tópicos da minha aprendizagem (não que isso mude grande coisa, que me lembre nunca peguei num bebé ao colo pelo que a minha experiência é nula). Podia agora inserir para aqui a matéria que dei nas aulas, mas prefiro deixar isso para pessoas com conhecimento de causa ;)

Sendo assim, proponho-me a considerar o nascimento quer físico, quer espiritual, como um estado/momento de pureza na vida de uma pessoa. E talvez o nascimento espiritual ou o renascimento seja ainda mais importante tendo em conta que o nascimento físico é algo superior a nós, não é algo que possamos escolher, mas o renascer é algo que revela a humanidade que há em nós. E com isso em mente escolhi este meu desenho para ilustrar esse momento.


Podia comentar o desenho, dizendo realmente o que pretendia, mas prefiro deixar isso ao critério de cada um. Afinal pretende-se com esta blogagem um momento de reflexão. Mais que tudo, espero que gostem ^^

Quanto à receita escolhida optei por seguir também este esquema de nascimento/pureza/transcendência. O limão porque associo o sabor do citrino à pureza, é algo que me faz lembrar o álcool - arde numa ferida mas é por bem (neste caso o limão tem um sabor amargo, daí não ser muito apreciado). Também foi eleito pela cor - amarela que tem vários significados mas que eu associo à saúde (medicina, enfermagem todos têm o amarelo), ao sol e a alegria, é uma cor viva e intensa - tudo o que para mim deve ser o nascimento.

Beijos e bom apetite a todos :)

18 comentários:

  1. Linda sua torta e seu texto, belíssima participação!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  2. Para quem está começando, você se saiu muito bem nessa coletiva. O incentivo da Rute não poderia ter vindo em melhor hora!
    Seu desenho é lindíssimo. Temos mais uma artista nessa coletiva!
    A escolha do prato também foi muito apropriada, numa alusão ao tema e à enfermagem.
    Precisamos desses talentos para dar um colorido diferente à vida.
    Tenha um ótimo dia!

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta tarte Marta, está uma verdadeira e deliciosa tentação,

    ...uma fatia para mim,

    beijos!!

    ResponderEliminar
  4. Olá, querida

    Meu desejo de hoje é que uma chuva de bênçãos seja derramada sobre VC e outra chuva de pétalas de rosas orvalhadas...

    A essa altura, depois deler tanta "delícia" bem que merecemos comer uma fatia de sua saborosa torta de limão (uma das minhas preferidas)...
    Obrigada pela partilha...
    Gostei de sua sinceridade... da sua partilha de vida... como também da simbologia do nascimento muito bem explicada por vc... parabéns!!!
    Fez bela escolha duplamente...
    Optar pela vida é renascer a cada dia!!!

    Carinhos fraternos em forma de orvalho sôbre pétalas de rosas...

    Uma santa e abençoada Quaresma para VC.
    Bjs natalícios

    ResponderEliminar
  5. Parabéns por sua participação!Assim vamos interagindo através dessa coletiva,o qual tb participo,
    Boas energias,paz,saúde,e muito amor
    Bjs
    Mari

    ResponderEliminar
  6. Rachel, muito obrigada pelo apoio! Não estava nada à espera de tanto comentario eheh

    Gina, eu estava mesmo com dificuldades porque ao contrário de muitas de vocês eu não tenho mesmo experiencia nenhuma com este processo de ter/criar um filho. Daí ter fugido um pouco ao tema ^^'

    Paula, ainda bem que gosta! É bom ouvir/ler essas coisas de cozinheiros já com muita pratica :)

    Orvalho do Céu, muito obrigada! Esta iniciativa foi realmente fantástica. Já li tanta coisa interessante hoje! E é bom saber que ainda assim o meu post é apreciado mesmo sem retratar uma história de vida ^^

    Mari, é realmente uma forma excelente de conhecer novas pessoas e formas de vida ;) gostei imenso de participar!

    obrigada a todas, beijinhos e um óptimo dia para vocês
    Marta

    ResponderEliminar
  7. Marta, sua torta ficou lindaaa!!!
    Adorei seu texto.
    Bjim

    ResponderEliminar
  8. Cinderela Marta,
    quê isso de lábios ao vento, olhos fechados, à espera do verdadeiro principe que conquistará teu lindo coração??
    Tu vê lá se flutuando nesse sonho espiritual ainda te calha um Shrek verdinho para uma Marta verdinha :)
    Concordo com a Gina, "você se saiu muito bem nesta colectiva".
    Também adorei a tarte de limão. No inicio quando li "sem ovos", pensei, queres ver que ela vai pegar por aqui?...ovos, gestação de pintainhos...
    Estou a adorar descobri blog a blog a criatividade de cada participante. A diversidade reina hoje majestosamente. Temos vida partilhada, temos novas formas de dar à luz, temos arte mitologica, desenhos e pinturas, culinária e espiritualidade, uau! Bem acima das minhas espectativas.
    Sensacional todo este percurso que vou lentamente percorrendo.
    Mil beijinhos,
    Obrigada,
    Rute

    ResponderEliminar
  9. qwue delícia de blog. a receita do creme é uma gostosura realmente. a e a postagem para a blogagem coletiva, muito bonita mesmo. boa semana

    ResponderEliminar
  10. Dri, muito obrigada mesmo! E pode crer que também estava muito saborosa. Mal durou 2 dias =P

    Rute, a ti é a quem mais devo agradecer por meteres nisto ehehe. Não pensei em sair-me tão bem =) hoje em dia o problema, para além de encontrar o príncipe encantado, ainda é conseguir uma vida relativamente estável para depois assentar =/ espero que corra tudo bem depois de tirar o curso. Essa dos ovos era boa xD Eu ainda tenho muitos blogs para correr mas também já vi imensa coisa gira, especialmente histórias!

    Welze, obrigada pelo apoio ;) vou passar a segui-la, tem um blog fantástico!

    ResponderEliminar
  11. Ola,vim através da colectiva e gostei muito da tua mensagem e da receita!Parabéns, e vou voltar mais vezes...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigada, já tive a ver o teu blog e adorei! Tenho que dedicar mais tempo a explorá-lo como deve de ser ;)

    eheh bem-vinda a este humilde espaço

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Lendo os comentários aprendi que tarte é torta e roubartilhei a receita.Vim pela blogagem coletiva para interagir.Parabéns pela postagem e sucesso para o blog que já estou seguindo.Grande beijo Marta.

    ResponderEliminar
  14. Não conheço o leite condensado de soja e vou procurar se acho por aqui. Em todo o caso, sei fazer o leite de soja e tenho uma receita de leite condensando light, vou ver se dá para unir as duas. Fiquei com vontade de comer seu Tarte de limão.
    Você que pintou a tela? Vejo que tem muitas qualidades e observando, quase pude sentir o respirar com cuidado da menina - Como se tivesse respirando pela primeira vez - renascendo!! Beijus,

    ResponderEliminar
  15. A blogagem coletiva é nova para mim, mas me fez ver o quanto de delicias encontramos e verdadeiras também...Beijo carinhoso

    ResponderEliminar
  16. Mas que post inusitado! Tudo o que gosto, tem nele e é prá já que estou a seguí-lo. Parabéns! O Casa da Alquimia era pra ser assim, mas tomou outros rumos. Adorei!!!!

    ResponderEliminar
  17. Zilda, eu sempre usei a expressão tartes doces e tartes salgadas xD Para mim as tortas são aquelas que se enrolam. Muito obrigada pelo apoio =D

    Luma, aqui também não existe em todo o lado. Eu até comprei mais porque queria cozer na panela de pressão (que acabei por não fazer) isto porque não dava com algo feito em casa. O primeiro leite condensado de soja fiz também caseiro e deve funcionar bem ;) E a tarte é mesmo boa =P Quanto ao desenho, esse eu pintei directamente no computador com o Photoshop e uma tablet. Ainda bem que gostou!

    Bel, existem ideias realmente fantásticas nos blogs! Espero poder participar em muitas mais.

    Maria, muito muito obrigada! Fico muito feliz por ter gostado dessa forma =D

    beijinhos a todas
    Marta

    ResponderEliminar
  18. Parabéns Marta, pois você se saiu muito bem para a pouca experiência que diz ter !

    Beijo

    ResponderEliminar