quarta-feira, 16 de março de 2011

Creme de kefir com especiarias

Não.. eu não perdi o meu kefir. Simplesmente passei ainda uns dias (vários) a tentar domesticá-lo de várias maneiras. Percebi que pelo menos agora no Inverno não consigo uma consistência de iogurte assim sólido mesmo deixando 2 dias (será de o abanar de vez em quando?). Simplesmente fica mais ácido. Ora isso não quero, obrigada! Portanto comecei a coar o kefir ao final de cada dia para fazer os meus preciosos iogurtes. Andava eu a tentar poupar para os meus pais comerem (afinal, eles são quem mais precisa) quando eles se "esqueceram" de os ir comendo. Resultado: dei com 4 ou 5 potezinhos de iogurte de kefir no frigorífico, alguns já mais acidificados e eu também fiquei com preguiça à conta disso. Portanto decidi transformar os iogurtes de kefir mais antigos em creme para barrar o pão. Rende bastante creme e fica saboroso. Eu faço kefir com metade de leite de vaca e metade de soja.

Ingredientes:
  • 2 potes (de vidro, daqueles da danone) de iogurte de kefir de 2 ou 3 dias
  • 3 cl chá de manteiga vegetal
  • 1 cl chá de alho em pó
  • 1 cl chá de cebolinho picado
  • 1 cl chá de levedura de cerveja
  • 1 pitada de sal

Preparação:
Coam-se os dois iogurtes de kefir com um pano, até ficar apenas um creme muito espesso, tanto quanto possível. Coloca-se o resultado num recipiente.

Junta-se a manteiga vegetal e bate-se bem para homogeneizar o creme. Depois colocam-se as especiarias a gosto e volta-se a bater a mistura.

E pronto, é fácil e eficaz e é uma forma de não deitar kefir para o lixo. O líquido que sai pode ser aproveitado para ser usado no pão/tartes ou mesmo para beber. Ter em atenção que não se deve utilizar material de metal para manusear o kefir.

Beijinhos ;)

3 comentários:

  1. que deliciosa receita, com esse pão então, tudo de bom. beijos

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito, parece super cremoso e o acompanhamento perfeito para uma bela fatia de pão caseiro. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. epá.. eu adoro o sabor do alho xD e ainda devia ficar melhor com o paozinho acabado de fazer! Mas qualquer dia tento um creme doce, para variar =P

    beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar