sexta-feira, 25 de março de 2011

Bifinhos de Seitan


Bem, finalmente provei seitan. Se gostei? Epá... claro! Mesmo assim é um sabor diferente dos meus ricos bifes. Sinceramente tenho que me habituar a esta nova dieta. Os novos sabores são bons, simplesmente estou demasiado habituada à carne, carne e carne... Se há coisa que o vegeterianismo me ensinou é a variar! Existem tantos substitutos saborosos para a carne que não sei como passei 20 anos a comer sempre a mesma coisa duhh. Para fazer estes bifinhos utilizei a dica de uma enfermeira vegetariana que foi a uma das nossas aulas de Alimentação e Culturas, ficaram mesmo bons!
Fica aqui a receita para uma pessoa (que esteja cheia de fome por ter chegado a casa apenas as 15.30).

Ingredientes:
  • 2 bifinhos de seitan
  • 2 dentes de alho
  • 1cl chá bem, mas bem cheia de levedura de cerveja
  • 1cl chá de molho de soja
  • 1 pitada de louro em pó
  • sumo de meio limão
  • 1 batata média/grande

Preparação:
Espremem-se os alhos para uma tacinha, onde se junta depois a levedura de cerveja, o louro, o molho de soja e o sumo do limão. Mistura-se até fazer uma pasta.

Envolvem-se os bifes nessa pasta e deixam-se a descansar durante 30 a 40min.

Entretanto liga-se o forno no grill. Descasca-se a batata e corta-se em palitos como se fosse para fritar. Num tabuleiro de alumínio coloca-se um fio de azeite (1cl sopa mais ou menos), deitam-se os palitos e envolvem-se bem no azeite - é necessário alguma gordura para que as batatas não colem ao tabuleiro. Sim, isso já me aconteceu. Depois tenta-se afastar os palitos de modo a que corem uniformente e coloca-se o tabuleiro no forno.

Quando as batatas estiverem quase prontas (quando estiverem coradinhas de um lado, viram-se), coloca-se um fio de azeite numa frigideira e fritam-se os bifinhos. Pois é, corta-se no óleo para uns e dá-se nos outros ehehe, mas ao menos o azeite é mais saudável e mete-se pouca quantidade.

Come-se bem assim ou com um pouco de maionese de soja ou outro molho a gosto.

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário