quarta-feira, 30 de março de 2011

Burritos Vegan

Inspirada pela fantástica Rute decidi fazer comida Mexicana (vá, uma tentativa de, já que nunca provei a comida original). No entanto decidi-me mais pelos burritos porque... epá na altura pareceu-me boa ideia. Quando chegou a altura de embrulhar os burritos é que descobri o motivo dos tacos serem tão mais desejáveis -.-
De qualquer forma, esta receita dá para várias doses mesmo, eu vou comer mais um amanhã e provavelmente congelar para levar para o estágio. Já agora, o tamanho médio vai assim mais ou menos das 350g as 450g - peso líquido. Eu sou super picuinhas com estas coisas, pelo que decidi especificar.

Ingredientes:
  • Tortillas q.b.
  • 1 lata feijão preto (tam. médio)
  • 1 lata cogumelos laminados (tam. médio)
  • 3 1/5cl sopa de molho mexicano (pouco picante)
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • alface e cenouras q.b.
  • sal, coentros, cominhos e pimentas q.b.

Preparação:
Numa panela de tamanho médio coloca-se um fio de azeite, a cebola e o alho picados e deixa-se refogar até a cebola estar transparente. Depois acrescentam-se os cogumelos laminados e deixam-se refogar durante mais 10min.

Por último adiciona-se o feijão preto e o molho mexicano. Mexe-se bem e tempera-se a gosto com sal, coentros, cominhos e pimenta. O prato deve ficar picante, mas a quantidade fica ao critério de cada um. Tapa-se a panela e deixa-se até ficar com um molho espesso.

Convém fazer esta parte um bocado antes de fazer o prato, pois fica melhor com o tempo.

Opcional:
Em vez de molho de queijo pode-se fazer um molho amarelo vegan. Num copo coloca-se 1cl de sopa de farinha maizena e 1cl de sopa de levedura de cerveja. De 200ml de leite de soja, verte-se um pouco para o copo para misturar. Tempera-se com sal e pimenta e depois leva-se o leite com a mistura a ferver até ficar um creme espesso.

Para montar estende-se uma tortilla num prato. Por cima colocam-se umas três colheres de sopa do feijão, depois alface cortada em pedaços, cenoura cortada em tirinhas e por fim o molho amarelo. Deve-se por tudo no meio da tortilla. Dobra-se primeiro a parte de baixo e só depois os lados, um por cima do outro. Se se ficar a pressionar durante um bocado, o burrito mantém a forma.

Acompanha com arroz integral com sementes de sésamo e uma salada de tomate.

Adios!

7 comentários:

  1. Que delicia!Acho a comida mexicana um pouco forte demais, mas nestas versões vegetarianas sou capaz de gostar mais. Obrigada pela partilha!
    Beijokas

    ResponderEliminar
  2. Uau! Para quem nunca comeu mexicano num restaurante, saiste-te muitissimo bem! Está apetecíííível.

    Vais 1 passo à minha frente, pois também ali tenho umas tortilhas para burritos mas ainda não confeccionei :) Está na lista!

    Sabes, tu e a Lina são uma lufada de ar fresco que a BCFV trouxe até mim. Pois em tempos tive 2 companheiras de experiências que andam afastadas da net. Eramos um trio espetacular, se uma dizia mata, logo a outra, esfola. Jamais irei esquecê-las apesar da ausência delas nestas paragens interneticas. Refiro-me à Borboleta da Cozinha das Cores e à Mary do Coco Cru.

    Pressinto que vamos fazer renascer o trio de incentivo experimental na cozinha :)
    Beijinhos e obrigada por seres quem és,
    Rute

    ResponderEliminar
  3. Lina! Olha sinceramente nunca fui ao mexicano porque eu geralmente não aguento muito picante. Eu gosto de picante com conta peso e medida... Por isso é que até comprei o molho mexicano pouco picante, que é para por o resto cá em casa. Eu acho que se come bem. A minha mãe costuma ficar às vezes algo indisposta da comida e tolerou muito bem aqui os burritos.

    Rute, quando puder vou a um restaurante mexicano agora, para experimentar xD só tenho medo do picante.
    Ehehe eu pensei nas tortilhas porque olha... fazia-me crer que a comida estava mais aconchegada lá dentro (mas foi dificil aprender a fechar aquilo!)

    Isso é um enorme elogio ^^' espero sinceramente corresponder as expectativas. Por acaso já conhecia o blog A cozinha das Cores, que tem receitas muito boas (e muitas!). Não sabia era que estava ausente. O Coco Cru nunca tinha visto, mas tem coisas muito inovadoras!

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  4. adoro tudo isso. a sua receita parece que simplifica tudo. adorei a ideia e dica. bom final de semana

    ResponderEliminar
  5. Bom aspecto que isto tem...
    só coisas saudaveis!
    entao conseguiste fazer aquilo para as fotografias?
    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Menina, parece delicioso...hummmm... bjim

    ResponderEliminar
  7. Olá! Obrigada pelo teu comentário, pelo que espreitei por aqui tambem me agradou bastante, tem tudo um aspecto muito bom! Vou continuar a seguir!:) Fico contente em ver colegas com os mesmos gostos pela culinária!

    Beijos

    ResponderEliminar