segunda-feira, 14 de março de 2011

Pão de aveia e sementes

Nada como um pão caseiro acabadinho de fazer ^^ Barra-se com um pouco de manteiga vegetal e hmmmm... que delícia! Desta vez usei, para além da farinha integral, aveia e sementes de linhaça e de sésamo. A aveia integral tem muito mais fibra que a farinha de trigo integral, o que é óptimo para a saúde. Tudo junto confere um sabor bem rico ao pão, que eu sinceramente adorei.

Ingredientes:
  • 150g de massa velha ou esponja
  • 200g de farinha de trigo T65
  • 100g de farinha de trigo integral T150
  • 100g de aveia integral triturada
  • 50g de sementes de linhaça
  • 50g de sementes de sésamo
  • 1cl chá de sal
  • 4dl de água fria

Preparação:
Para a esponja junta-se numa pequena taça 90g de farinha de trigo, 60g de água morna e uma colher de chá bem cheia ou metade de uma saqueta de fermento biológico seco. Mistura-se bem e deixa-se levedar durante 1h.

Numa taça grande juntam-se as farinhas, a aveia e as sementes. Eu tentei triturar as sementes (pelo menos as de sésamo são melhores quando trituradas) mas não consegui grande coisa, as marotas. Mete-se o sal e mistura-se tudo. Coloca-se a massa velha à temperatura ambiente ou a esponja.

Dos 4dl de água fria vai-se colocando pouco a pouco e misturando tudo com as mãos. A massa deve ficar bem batida até ficar com uma consistência elástica. Quando a massa ficar pronta deixa-se a levedar durante cerca de 2h no forno à temperatura ambiente ou até dobrar o volume. Segundo uma padeira minha conhecida (que faz um pão divinal, portanto é de acatar as dicas) a massa deve ficar bem leve e deve formar bolhas de ar quando está a levedar. Claro que a minha massa não faz isso, mas fica aí a ideia ehehe.

Depois de levedar, pega-se na massa e forma-se um rolo. Desse rolo corta-se um pedaço com 150g para servir de massa velha, e depois cortam-se mais pedaços para fazer pãezinhos ou molda-se um pão grande. Enfarinha-se a superfície dos pães e deixa-se a levedar no forno durante mais 1h.

Passado esse tempo, retira-se o pão e aquece-se o forno a 210ºC durante algum tempo, com o tabuleiro onde o pão vai ser cozido e um recipiente para levar água. Quando estiver bem quente coloca-se o pão no tabuleiro e água quente nesse recipiente para fazer vapor. Reduz-se a temperatura para os 200ºC e deixa-se cozer durante 30min.

O pão, depois de cozido, deve-se colocar numa grelha para arrefecer sem que a parte de baixo fique húmida.

Dicas:
A massa velha deve-se enrolar no mesmo papel vegetal para ir ao forno (porque não cola) e depois em papel de alumínio, deixando um espaço para a massa crescer. Eu deixo durante um dia no frigorífico e depois congelo. Para descongelar retira-se o pacote no dia anterior ao uso e coloca-se no frigorífico.

Eu comecei por fazer o pão com muito pouco fermento e tenho vindo a acrescentar aos poucos, daí não saber ao certo a quantidade de fermento que já utilizei. Se a quantidade de fermento não for suficiente, na vez seguinte coloca-se mais fermento na água morna e junta-se à farinha. Tem é de ser pouco de cada vez para controlar - se for muito o pão pode ficar com sabor a leveduras.

Pode-se substituir a água morna por completo ou simplesmente juntar metade de água e metade de soro de iogurte ou queijo fresco ou kefiraride (o soro que escorre quando se coa o kefir). Fica mais macio e nutritivo.
A água deve ser colocada fria (a não ser quando é para por o fermento), conselho de uma senhora com muita experiência neste ramo!

Pode-se acrescentar uma colher de chá de lecitina de soja para ajudar a conservar o pão.

4 comentários:

  1. Isso é um pão saúde!
    Olha pra ela, pra manteiga a derreter-se toda por um pão desses! Grande namoro! Paixão à primeira dentada :)

    ResponderEliminar
  2. Hummm... nada como um paozinho quente com manteiga!
    Adorei seu blog e já estou te seguindo!
    Bjim
    www.paixaocomfogao.com.br

    ResponderEliminar
  3. Rute, por acaso o pão ficou mesmo muito bom ehehe xD agora a ver se faço é um creme para barrar com o kefir. Deixei no frigorífico tapado por dois dias e está demasiado ácido ehehe

    Dri, muito obrigada! Fui agora ver o seu blog e a primeira coisa que vejo é um pecado de sobremesa!! ehehe adorei ;)

    beijoss
    Marta

    ResponderEliminar
  4. Que belo pão! Tb gosto muito de ir experimentando variações e combinações diferentes. :)

    ResponderEliminar