domingo, 15 de maio de 2011

BCFV - Pizza Vegetariana

Hoje o dia é dedicado à adolescência, uma fase da vida manhosa que eu sinceramente nem sei se gostei ou não de por lá passar. Sinto, de certa forma, que agora está tudo mais calmo, mas quem também não gosta de aventura?

Passei de bolinha, a rapariga redondinha e cheia de borbulhas horrorosas. Passei de menina bonita a gótica rebelde que adora irritar os pais. Foi tempo de fazer desenhos nas aulas, esperar fervorosamente que os professores faltassem para ir conviver com as amigas, e tempo em desejei muito muito algum dia ter um namorado. Foram tempos bons e maus, com muita alegria e muita tristeza. Toda uma vida ocorreu nesses anos (sim porque 21 já não é considerada adolescência!).

E claro, foram os tempos em que mais vezes comi a chamada comida de plástico. Tudo por uma simples razão: junto à minha escola havia um McDonalds. E lojas de gomas, claro. Quem resiste? Íamos nos intervalos enquanto falávamos de rapazes e petiscávamos umas batatas fritas ou um cheeseburguer. Discutíamos cremes de limpeza enquanto comíamos gelado. A minha sorte foi realmente que estava a crescer e ainda tinha Educação Física na escola! Reparo agora que junto a muitas escolas existe ou um McDonalds ou uma pizzaria... em várias zonas do país. Os homens sabem fazer negócio! E claro, depois as taxas de obesidade infantil sobem. Pois, quem é que vai comer uma peça de fruta ao lanche quando os amigos vão todos comer um hambúrguer?

Mas pronto... e para além disso agora é o problema (ou não) das gravidezes. Quanto mais se ouve falar de contraceptivos, menos algumas pessoas parecem saber acerca disso. Ouvi recentemente uma miúda informada (supostamente) responder que o preservativo, a pílula e etc., todos protegiam contra as doenças sexualmente transmissíveis. Pois é pah, mas não. Nem o preservativo é 100% eficaz nisso, mas os outros claramente não vão por aí. Não sei sinceramente o que andam a fazer nas escolas, mas não está a funcionar.

Quanto às gravidezes na adolescência... uns são por engano, outros porque sim, outros porque eram engano mas já agora... O que interessa aqui é que há muitos juízos em relação a estas raparigas, como se fosse a idade que desse maturidade para estas coisas! (eu tenho 21 e acho que nem de mim consigo cuidar como deve de ser). Se calhar são mais estas raparigas que cientes desta responsabilidade procuram ajuda e conseguem fazer as coisas melhor. Além de que o que mais interessa entre mãe e filho, é o amor que os une e não a idade. É muito errado fazerem comentários destes às pessoas e infelizmente ouve-se disto em hospitais e Centros de Saúde. Deviam saber melhor!

E agora à pizza, para celebrar os meus dias de comida de plástico mas muito mais saudável!



                    PIZZA VEGETARIANA

Ingredientes:
Massa de pizza:
  • 100g de farinha de trigo integral
  • 150g de farinha de trigo T65
  • 1 cl sopa de azeite
  • 1 saqueta de fermento de padeiro (Vahiné)
  • +- 50ml de água fria
  • sal a gosto
Pizza:
  • 50ml de polpa de tomate
  • 1 cl sopa azeite
  • condimentos a gosto
  • 1 taça de sobremesa com legumes
  • 2 salsichas vegetarianas
  • queijo ralado

Preparação:
Massa: Numa taça colocar as farinhas, o fermento e o sal. Junta-se o azeite e por último a água fria. Tudo junto deve ficar uma massa assim pastosa, não totalmente líquida, mas o suficiente para que quando se agarre num pedaço de massa e se puxe, que esta se estique bastante e fique fina. Depois é bater, bater e bater. Eu utilizo uma colher de pau para bater a massa durante cerca de 1h. Quando está pronta a massa deve estar super elástica e já não se pega nem à colher nem à taça. Deixar a levedar dentro do forno durante cerca de 3h.

Pizza:
Retira-se a massa do forno, polvilha-se com farinha e divide-se em duas metades. Cada metade (cerca de 250g) dá para 2 pessoas.
Estica-se bem a massa com um rolo até ficar com 5mm de espessura. Coloca-se de novo a levedar durante 1h já no tabuleiro onde vai a assar.

Entretanto numa frigideira deita-se um fio de azeite e pica-se um dente de alho lá para dentro. Numa taça de sobremesa colocam-se legumes a gosto (eu pus pedaços de alho francês, milho congelado, e salada de milho congelado). Quando o azeite estiver quente colocam-se os legumes e juntam-se as salsichas já cortadas em rodelas e tempera-se a gosto. Quando os legumes já tiverem descongelados, deixa-se em lume branco durante 10min.

Numa taça coloca-se a polpa de tomate, o azeite e condimentos a gosto. Eu piquei cebolinho, e juntei alho em pó, manjericão, sal e orégãos.

Quando a massa da pizza já tiver levedado, retira-se do forno. Espalha-se o molho de tomate, depois o recheio e por último coloca-se o queijo ralado. Vai a forno pré-aquecido a 200ºC durante 15 minutos.

Bom apetite!

16 comentários:

  1. Olá, querida
    "Na ternura de um amanhecer,
    Eu observei a beleza do orvalho".
    (Sandra)

    Vc abordou um aspecto importante que é a alimentação na adolescência...
    Com meu netinho, não escapo do Mac... mas, tirando disso, uma ou outra vez... longe desse "colesterol ambulante"...
    Gravidez na adolescência é mais normal do que se pensa... e se deve compreender sempre... são inúmeras as razões...
    Felicidade pra vc nessa sua outra fase de vida!!!

    "...é o molhar do orvalho quem vê meus passos...
    é minha vida me chamando pra viver"
    ( Fractais de Calu)

    Tenha um excelente Domingo de paz e alegria.
    Bj com gosto de adolescência (o lado bom dela).

    ResponderEliminar
  2. Oi, Marta,
    Foram-se as comidas de plástico e ficaram as reflexões, muito bem lembradas!
    A adolescência, tal como as outras fases, podem ter esses bons e maus momentos. Talvez se possa dizer que é a fase de maior rebuliço na nossa cabeça, ja que, na infância, nos bastava brincar e estudar. E, de repente, parece que abre uma janela na nossa frente e começamos a ver coisas que antes nos passavam despercebidas, não tinham a menor importância.
    Você é bem jovem, talvez a mais jovem participante dessa coletiva. É muito interessante ver os pontos de vista de cada um.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Muito apetitoso o seu post, quem há de resistir? Seu relato foi impressionante. Gostei imenso.parabéns, viu? Bjbjbj!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Marta! E quem disse que os lanches gostosos têm que ser porcaria de plástico, como você disse, rs. Sua pizza prova isso.
    Nossas postagens acabaram trazendo a mesma ideia, como deixar nossos amados lanches da adolescência mais saudáveis (no meu blog está a batata "frita" para acompanhar sua pizza, rs).
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  5. Óptima receita! Gostei muito!
    Quanto ao final da tua mensagem,cabe-nos a nos como futuros profissionais, fazer os possíveis por colmatar as falhas na educação.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. professor de adolescente quando falta é bom demais! rsrs parabens pela postagem! tambem estou nela:
    http://anacristinap.blogspot.com/2011/05/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html#comments
    bjo

    ResponderEliminar
  7. Tambem participo da blogagem coletiva:
    http://mariazinhap.blogspot.com/2011/05/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html
    Parabens pela sua postagem!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Recém adolescente!!!Boa abordagem concluindo no toque para a falta da educação orientadora para evitar a gravidez na adolescência,que começaria evitando o sexo irresponsável.Gostei.Bjs no coração.Penso que gostará da minha postagem.

    Minha participação está no blog Rumos Libertadores: http://rumoslibertadores.blogspot.com
    Comente e concorra a um livro pela loteria federal ,até o dia 28/05,A SUA ESCOLHA!!SE QUISER SEGUIR,POOOOOOOOOODE!!!!E EU AGRADEÇO!!!

    ResponderEliminar
  9. Tenho certeza absoluta que já fiz comentário aqui, mas consta 0 comentários e com essa mudança nos blogues, não sei não. Copiei a receita pois meu primo é vegetariano e ando colecionando receitas assim. Adorei seu post sobre a adolescência também. Bjbjbj!

    ResponderEliminar
  10. Não tinha percebido sobre o MC e as pizzarias, mas em centros grandes, nas cidades pequenas ainda podemos controlar.E claro que hoje tudo está mais avançado, até os postos de saúde distribuem os preservativos como também a TV incentiva o uso no carnaval e aí por diante.
    Paz e bem

    ResponderEliminar
  11. Olá Martita,
    cá cheguei eu, com um certo atraso, mas hoje andei a lembrar as esquecidas. Ainda há gente a postar :)

    Para variar, gostar muito do teu texto. És uma rapariga muito lucida de pensamentos!

    Da pizza nem se fala! É perfeita. Vegetariana como eu gosto :)
    Beijinhos e continuação de muita lucidez nas fases seguintes.
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Por falar em comida, na minha adolescência não havia McDonald, porém, eu morava ao lado de uma loja de doces. Imagine a perdição, pois é, meu pai nos dava mesada, o q era gasto inteiro nesta loja.Tinha sorte q não engordava.Só q hoje usufruo dessas gordurinhas. Muita paz!

    ResponderEliminar
  13. Que os nossos erros sirvam para repassar o certo para aqueles que vemos, estão em defasagem com as informações.
    Eu e minha irmã tivemos a mesmíssima educação e tive eu que explicar a minha sobrinha toda sua sorte em ser mulher! C'est la vie, parece que surtiu efeito, a guapa é bastante ajuizada no quesito amoroso. Mas já no quesito responsabilidades escolares... aí... aí...
    Boa semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  14. Marta querida foi muito bom ler sua postagem . adorei. mesmo. a massa da pizza é ótima. beijos

    ResponderEliminar
  15. No meu tempo de adolescente, que já está há milhões de anos atrás, a solução para não comermos "bobagens" na rua era não ter dinheiro na mão e sim levar a merenda de casa !!! Alguém consegue imaginar isso hoje em dia ???

    Gostei da pizza saudável, menina !

    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Marta Adorei a sua postagem, comida de plástico heim? eu comia era muito mixto quente, adoro até hoje. Prazer em conhecê-la. Beijos.

    ResponderEliminar