sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Compota de Melancia

Portanto tinha de seguir os conselhos da Lina :D Eu adoro melancia e este ano ainda não tinha comido porque... bem o meu pai não comprou. Ora fartei-me de esperar, peguei na carteira e comprei uma enorme melancia, mas tipo enorme!! Fiquei com os braços doridos de trazê-la cá para casa. Mal a comprei decidi que ia experimentar fazer a tal compota, e quando dei por mim, já comida metade da melancia, tinha eu 2kg da parte branca para fazer a compota. 2kg! Que enorme desperdício seria, deitar isto tudo para o lixo... Fica aqui então a receita, que não tem nada que saber.

Ingredientes:
  • A parte branca da melancia (descascada)
  • Metade do peso em açúcar
  • Canela e cravinhos a gosto

Preparação:
Depois de se descascar a parte branca da melancia, cortam-se em pedaços que se picam bem. A receita original pedia para ralar, mas como sou preguiçosa... vai à máquina.

Coloca-se a parte branca da melancia picada numa panela alta (no meu caso a panela de pressão), mais o açúcar peneirado (para não irem grumos), a canela e os cravinhos.
No meu caso, para cerca de 2kg meti esta quantidade de especiarias.
Depois é levar o doce a ferver até ficar em "ponto de estrada". Deve-se retirar a espuma que se vai formando. Quando pronto, é só verter para os frascos previamente esterilizados, e colocar no frigorífico.

Fica com o sabor de doce de abóbora, e não é doce de uma forma enjoativa. Bom apetite!

3 comentários:

  1. Que bom que fizeste o doce!Ficou bom, não ficou? E sabe à doce de abóbora como mencionaste, e o melhor, não foi para o lixo!Também adoro melancia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga, eu tinha visto tbém esse doce no blog da Lina, parece delicioso, já que todos aqui em casa gostam de melancia, preciso me aventurar e fazer qualquer dia. Bjocas um excelente final de semana

    ResponderEliminar
  3. Lina, esta receita é demais!! Não tens noção, a minha mãe já comprou outra melancia praticamente com o propósito de fazer mais doce xD os meus pais adoraram o sabor! Agora vou é aproveitar as cascas de maçã quando fizer tarte de maça, e as cascas de laranja penso :D

    Josy, pois é, vi lá a receita :D é uma grande ideia e é muito saborosa, a compota! Uma pessoa nem tem noçao do que anda a deitar para o lixo ehehe

    beijinhos :D

    ResponderEliminar