quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tofu caseiro - dúvida

Tenho andado a pesquisar... e em vez de obter respostas, só obtenho perguntas! Quero poupar, tanto a fazer leite de soja como tofu, sendo a escolha mais lógica: fazer em casa. É fácil, sei bastantes receitas diferentes para fazer qualquer um dos dois. Mas qual a forma mais económica? (e eu sou preguiçosa, portanto gostaria de saber a vossa experiência em vez de tentar todas as formas!)

Fiz hoje um tofu... Para 200g de grãos (secos, que deram em 400 e qualquer coisa g) usei cerca de 3,5x mais de água para fazer o leite de soja. O produto final consistia em 1,600l de leite de soja, que por sua vez deram em 280g de tofu bem prensado (como eu gosto).

A minha dúvida é... em que aspecto a água interfere no tofu? Uma receita japonesa que li utiliza apenas água para cobrir os grãos de soja e mais nada. Eu gostaria de fazer cerca de 500g de tofu (na loja custam 2,45 euros) usando no máximo 500g de grãos de soja (1,45 euros). Acho perfeitamente possível. Mas devo acrescentar mais água do que a necessária para picar os grãos? Ou não vale a pena? Se for para beber, claro que vale, aliás até fica melhor... Mas o tofu supostamente é feito a partir das proteínas coalhadas (que a água não tem). Como até gosto do tofu bem prensando... Não sei mesmo. Que acham? No website Centro Vegetariano dizem que cerca de 100g de feijões de soja fazem cerca de 200g de tofu (no meu caso claramente não é bem assim, será de meterem muito mais água que eu e de não prensarem tanto?).

Desde já agradecida pela vossa atenção :D

Amanha respondo aos vossos comentários! Beijinhos! ^^

Marta

5 comentários:

  1. Que questões tão complicadas Menina!!!!
    Nessas tuas contas, do "vale a pena ou não", não te estás a esquecer do custo da electricidade ou do gás? Olha que ambos vão passar para 23% de IVA!

    Mas...vou pensar com amor e carinho nas tuas convulsões tofuanas-mentais.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Olá, Marta!Infelizmente não te posso ajudar!Mas estou curiosa para saber o resultado!Eu comprei o tofú no supermercado, onde compras o teu?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ahaha Rute xD pois estou ^^' isso ainda não é um problema bem meu. Não estou muito dentro disso. Mas a verdade é que o sabor não se compara de um tofu caseiro para um tofu de compra. Não estava nada a espera (nem a minha mãe), mas este tofu que fiz ontem (bem prensado), hoje manteve-se bem na marinada, mas derretia-se na boca ao comer... Muito bom! A partir de agora os de compra vão só para os doces ehehe!

    Lina, eu depois conto-te das experiências, acho que vou tentar o método japonês. Estive a ver um vídeo acerca da fabricação em massa de tofu e acho que eles também não acrescentam muita água, fica tipo uma pasta. Eu costumo comprar no Celeiro, fico com a impressão que são mais frescos e mais baratos :X (vou repetir isto no teu blog, no caso de perderes esta resposta eheheh)

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Marta!Obrigada pela resposta!Mas o Celeiro fica um pouco longe daqui!Vou pesquisar também nas casas de produtos naturais, porque nos supermercados o preço é mais alto, mas mesmo assim compensa não comermos carne, não é mesmo?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Opa... O que eu tenho mais aqui são Celeiros ^^' Em cada centro comercial há um, e vou lá pelo menos 1 vez por semana, compro uns quantos e guardo uns no frigorífico e congelo outros. Agora ainda mais fácil vai ser, porque acho que compensa comprar tofu só para doces e fazer o meu para comer de uma forma relativamente simples :D

    Eu gosto de carne xD Acho que ninguem me consegue tirar esse gosto de 20 anos por carne, mas também passei a gostar muito do sabor do tofu e do seitan, entre outras coisas. E realmente, diz-se que não é muito saudável comer carne em excesso, especialmente no que toca aos intestinos... Mas ainda não comprovei isso com artigos científicos. Ainda tenho que arranjar paciência :D

    Se conseguisses arranjar uma loja com tofu relativamente fresco (como o Celeiro) é que era bom. :/ Boa sorte!

    beijinhos!

    ResponderEliminar