segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tofu Panado

Sinceramente... nunca tive jeito para fazer panados bonitos (nem com carne e muito menos agora com tofu). Mas não se deixem enganar por esta foto menos tentadora, porque estes panados são super bons! Eu que o diga, já que os fiz para levar para a minha mãe e almoçar com ela e acabei por só comer um! Além disso, para além de ser uma receita muito fácil, dá para ter tofu pronto para toda a semana! É só retirar "de molho", panar ou passar por farinha e fritar/grelhar/assar no forno. Digam lá se não é uma excelente ideia?

Não vou meter quantidades... Porque fiz com um pedaço de tofu que restou das minhas panquecas e fiz muito ao meu paladar, mas vou tentar explicar ao longo da receita.

Edit: Mudei a foto inicial, mergulhei hoje o meu tofu caseiro no molho, panei-o com farinha, levedura de cerveja e alho em pó e grelhei-o... Não tenho palavras! O tofu caseiro é de muito melhor qualidade, fica quase cremoso por dentro com a parte de fora (com a farinha) estaladiça e deliciosa. Estou nos céus a almoçar eheheh!

Ingredientes:
  • Tofu
  • Água
  • Molho de soja
  • Molho Inglês
  • Levedura de Cerveja
  • Alho em pó e outras especiarias/ervas a gosto

Preparação:
Primeiramente corta-se o tofu em fatias assim com cerca de 1cm de espessura. Eu ainda cortei em triangulos porque achei piada, mas não é necessário. Reservam-se.
Num recipiente (grande o suficiente para colocar as fatias e se possível com tampa) deita-se a água, o molho de soja e molho inglês a gosto e tempera-se com levedura de cerveja, alho em pó a gosto e ervas e especiarias como orégãos, louro, paprika, etc. e mistura-se bem. No meu caso coloquei cerca de 300ml de água para 2cl de sopa de molho de soja, 1cl chá de molho inglês, 2cl de sopa de levedura de cerveja, 1cl chá de alho em pó, orégãos e uma pitada de louro em pó.
Colocam-se as fatias de tofu lá dentro e reservam-se no frigorífico de 1h a 1 semana.

Quando se retirarem as fatias basta panarem a gosto, dependendo de como os querem fazer. Se for para fritar ou "fritar" no forno, passam-se por pão ralado guarnecido de ervas a gosto (coloquei orégãos e salsa) e levedura de cerveja, se for para grelhar o melhor é passar por farinha guarnecida com alho em pó e levedura de cerveja. Eu no primeiro dia que as fiz acrescentei sal mas depois achei que ficou muito salgado, fica ao vosso critério (penso que também depende das horas que deixam o tofu a marinar).
Portanto é só cozinhar e tirar melhores fotos que eu!

2 comentários:

  1. Olá querida peço que perdõe meu engano, a Lina uma amiga querida me passou essa receita e o blog dela é a cor do seu, fui certa que era o dela, veja como são as coisas heheh.Me desculpe, independente disso gostei muito do seu blog, e vou segui-la. Vou testar essa receita, pois a primeira vez que comi não gostei, mas a Lina me explicou que se deixá-lo no tempero, ele pega o sabor, e fica mais gostoso. Obrigada por avisar-me e voltarei mais vezes. Quando quiser volte ao meu será sempre muito bem vinda...bjos

    ResponderEliminar
  2. Não faz mal Josy! E agora que conheci o teu blog tenciono lá voltar. Olha, acabei de fazer o tofu, passei-o por farinha, levedura de cerveja e alho em pó e grelhei-o... Bem está com um sabor óptimo! É no marinar que está o ganho ehehe, e pode lá ficar até uma semana.

    Boas experiências!

    ResponderEliminar