domingo, 18 de setembro de 2011

Apple Crumble

Tenho pensado na hipótese de visitar Londres e quiçá ir trabalhar para lá... O que não tem absolutamente nada a ver com esta receita, a não ser que acordei cedo (o que não é normal) e apetecia-me algo para levantar a moral. Ora panquecas ainda demoram um pouco a fazer pelo que depois de pensar um bocado lembrei-me de experimentar esta sobremesa inglesa. Demora cerca de 30 minutos no total a fazer (especialmente se forem preguiçosos como eu e não descascarem as maçãs... o que sinceramente não me faz confusão nenhuma e tenciono continuar a fazer com casca), é muito fácil, com ingredientes sempre à mão e sobretudo... muito saborosa. Nada como uma taça de 'crumble' de maçã acabada de fazer, perfumada só como a maçã consegue com um pouco de canela, para levantar o ego.

Esta receita dá para 4 sobremesas.

Ingredientes:
Para o 'crumble':
  • 35g de aveia
  • 35g de farinha
  • 20g de açúcar amarelo
  • 35g de margarina/manteiga vegetal
Para o recheio:
  • 400g de maçãs descaroçadas e descascadas (é o tradicional, eu faço com casca)
  • 50g de açúcar amarelo
  • 1cl sopa de água

Preparação:
Pré-aquece-se o forno a 200ºC.

Colocam-se as maçãs fatiadas com o açúcar e a água numa frigideira em lume brando durante cerca de 5 minutos (o tempo que demora a preparar o resto).
Numa taça junta-se a farinha com a aveia e o açúcar e por fim a manteiga/margarina até ficarem tipo farelo, em pedacinhos.
Unta-se um tabuleiro para ir ao forno com azeite, coloca-se o recheio e polvilha-se com canela a gosto.
Coloca-se o 'crumble' por cima e leva-se ao forno durante 20 minutos.
Serve-se tradicionalmente com natas batidas ou gelado de baunilha, mas eu servi com iogurte de de soja com sabor a baunilha e caramelo :) Não fiquei nada desapontada!

6 comentários:

  1. Receita simples, rápida, nutritiva e saudável, muito boa.
    Beijo.
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Hummm....que delicia de café da manhã, levanta o ego e nos prepara para mais um dia. Gostei muito, e assim como voce, gosto das maças cruas ou nos doces com casca. Beijinhos um lindo domingo

    ResponderEliminar
  3. Ai que coisa tão boa... E deve ficar um cheirinho óptimo na cozinha. Só de ver as fotos dá vontade de comer :P
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Pois, acordar cedo também não é comigo, embora seja obrigada, coisas da vida de quem ainda não ganhou o Euromilhões...Mas este crumble deve animar qualquer manhã, mesmo que madrugadora!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muito bom mesmo e comigo em Londres ainda sabe bem melhor, excepto pelo Sol :)

    ResponderEliminar
  6. Ahhhh sem duvida que só o cheirinho a maçã e canela eleva a moral e o ego e tudo mais xD claro que depois acabamos por voltar a cair com um bate cu para a realidade. Pormenores ^^ A ver se o consigo pré-fazer para o ter fresquinho agora com a faculdade.

    Ai... espera por mim Londres ^^ Espero que esteja tudo bem por ai Miss Slim!

    beijinhos :D

    ResponderEliminar