sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Creme de Brócolos

Os cremes estão na moda e eu não quero ficar atrás. Prometi à minha mãe fazer todas as semanas uma sopa para mim (pois.. eu não gosto muito de sopas, como podem perceber). A verdade é que uma pessoa pode perfeitamente comer comida vegetariana sem que esta seja saúdavel e variada... essas coisinhas todas. O meu problema encontra-se claramente nos legumes e na fruta, que eu (mais preguiça que outra coisa) "esqueço-me" de por na mesa. Portanto... vamos à sopa? Isto dá é para um panelão.

Ingredientes:
  • 2 raminhos de brócolos
  • 1 courgette
  • 1 batata
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 parte branca do alho francês

Preparação:
Preparam-se todos os ingredientes, cortando-os em cubos pequenos se for para uma panela normal, ou mais livremente se forem para a panela de pressão.

Refoga-se a cebola picada e o alho num pouco de azeite até a cebola ficar acastanhada (já ouviram falar do 5º sabor, o umami? É um sabor que realça todos os outros, pelo que percebi. De qualquer das formas, pelo que estive a ler a cebola assim já para o acastanhada dá esse sabor, para além de na comida vegan dar aquele toque que a carne costuma dar).

Juntam-se os restantes ingredientes e coloca-se água quente até quase cobrir todos os ingredientes (eles vão mingar). Deixa-se ferver ou ganhar pressão até todos os ingredientes estarem bem cozidos.

Passa-se tudo com a varinha mágica, tempera-se a gosto (uso sal, pimenta e noz moscada) e gosto de por nem que seja metade de uma colher de sopa de farinha maizena porque acho que torna a sopa ainda mais cremosa. Nesse caso é só misturar bem para não criar grumos e deixar ferver mais um pouco.

Está pronta a servir! Neste caso coloquei um pouco de parmesão vegan por cima ^^ Bom apetite!

3 comentários:

  1. Adoro frutas e legumes, sopas embora os nativos brasileiros do nordeste não consuma muito, também consumimos.
    Deliciosa sua sopa.
    Abraço, bom final de semana.
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Hummm adoro brocolis, e creme deles então fica muito bom, ótia sugestão amiga. Gostei muito...bjocas

    ResponderEliminar
  3. Olá!Com que então uma vegetariana que não come vegetais, ora explica lá isso?!Pois eu gosto de pratos coloridos e isso implica os legumes e frutas, pensa nisso quando montares o teu prato.
    A sopinha está convidativa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar