sábado, 24 de setembro de 2011

Okara Brownies

Engraçado... Geralmente uma pessoa vê receitas com ovos e tem de arranjar maneira de substituir os ovos por outra coisa qualquer. Desta vez encontrei uma receita com um substituto de ovos (vegan) e tive de arranjar forma de o substituir! Porquê? Porque uma pessoa vai a uma loja e pergunta se há um substituto de ovos. Há. Optimo! Vai a ler a lista de ingredientes e o que vê? Proteína de ovo... Olhem pá, para comprar um susbtituto de ovos (mais caro) com ovos, mais vale comprar os malditos ovos! Mas pronto, lá me consegui desenrascar de alguma forma, porque os brownies saíram muito saborosos! Assim com um sabor algo intenso a cacau e não muito doce (se bem que o meu namorado que geralmente queixa-se da falta de açúcar não se queixou). Ficam com uma excelente consistência, não esperava nada que saissem tão bem!

A receita retirei-a daqui, mas como já puderam ver acabei por modificar algumas coisas... as medidas vão em americano (1 chávena leva cerca de 250ml).

Ingredientes:
Substituto de ovos caseiro:
  • 1/2 cháv. de água
  • 2cl sopa de linhaça moída
  • 4cl sopa de fécula de batata
Ingredientes adicionais:
  • 1 cháv. de açúcar
  • 1 cháv. de açúcar mascavado (coloquei metade)
  • 3/4 cháv. de okara bem prensado
  • 1/2 cháv de manteiga vegetal derretida
  • 1/4 cháv. de água
  • 2cl chá de baunilha
Ingredientes secos:
  • 1 1/4 cháv. de cacau (sem açúcar)
  • 1/2 cháv. de farinha sem fermento
  • 1/2 cl chá de sal
  • 1/2 cl chá de fermento
Opcional:
1 cháv. de frutos secos partidos em pedaços a gosto (coloquei amendoins. Sim eu sei, são mais indicados para salgados, mas eu não gosto de nozes e adoooro amendoins ^^). Também se pode colocar pedaços de chocolate vegan ou sultanas.


Preparação:
Num recipiente coloca-se a água e a linhaça e tritura-se bem com a varinha mágica até a água ficar mais pastosa. Coloca-se a fécula de batata e volta-se a triturar. Fica assim um creme branco com a consistência de uma clara de ovo.
Depois juntam-se os ingredientes adicionais e incorporam-se bem com a ajuda da varinha mágica. Isto tudo pode ser feito num liquidificador, mas eu acho mais fácil retirar depois o creme de um jarro ou algo do género.
Numa taça média colocam-se os ingredientes secos e misturam-se. Junta-se o creme anterior mexe-se rapidamente só para misturar um pouco. Juntam-se os frutos secos e incorporam-se no creme.
Esta mistura fica um pouco espessa, mas o resultado foi bom. No entanto não deve haver nenhum problema em acrescentar mais uma ou duas colheres de sopa de água, só para a massa ser mais fácil de moldar.

Coloca-se uma folha de papel vegetal ou para bolos num tabuleiro de forma a que as abas fiquem para fora (facilita depois para retirar os brownies). Deita-se a massa por cima e alisa-se bem. Deitei um pouco de açúcar mascavado por cima com medo que não estivesse doce (visto que não coloquei o açúcar todo), mas não é de todo obrigatório.
Leva-se a forno pré-aquecido a 150ºC durante 50 minutos ou até o palito sair limpo. Deixa-se esfriar completamente antes de cortar em quadrados.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Eu não entendi muito bem essa história dos ovos mas achei o brownies lindos e com certeza saborosos ...


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Marta,
    Ficaram muito apetitosos, a aparência e valores nutricionais.
    Beijo
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Substituto de ovo com proteína de ovo?!?Essa é boa, não tem lógica nenhuma!Existem pessoas alérgicas aos ovos, será que esses substitutos não farão mal?Gostei muitos dos teus brownies e o substituto que usaste para os ovos também!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Daniel, o problema é que eu neste blog posto tendencialmente receitas vegan, sem qualquer produto de origem animal. Na verdade, continuando a comer carne e peixe, deixei totalmente de usar ovos e natas nos bolos ou doces em geral. Sendo assim se procuro um substituto para os ovos, queria um sem qualquer parte do ovo eheheh. Infelizmente os americanos têm acesso a essas coisas e depois quem tem de se amanhar somos nós :X

    Lina, claro, se o substituto de ovo tem a albumina, significa que quem é alérgico à clara não deve de todo usá-lo nos bolos! ehehe Felizmente existe fécula de batata e linhaça ^^

    beijinhos e obrigada a todos!

    ResponderEliminar