quinta-feira, 27 de março de 2014

Bola de Pão Recheada



Originalmente a ideia era fazer uma bola de carne, daquelas tipo bolo, mas a receita da bimby parecia levar tanta farinha! E farinha é das coisas com mais calorias que conheço. Aliás, há três elementos que têm calorias para dar e vender: farinhas, gorduras e açúcar. Removendo parte destes ingredientes da nossa alimentação diária (e atenção, parte e não totalmente!) e podemos comer a quantidade de comida a que a maior parte de nós está habituado, mas com menos culpa e menos tendência a engordar. Infelizmente, apesar de todas as características genéticas, o facto de uma pessoa engordar ou não está associado maioritariamente ao facto de: calorias que entram > às calorias que saem.

Agora, para ser sincera, eu não aconselho fazer da contagem de calorias parte da sua vida diária, pelo menos não pela vida inteira. É mais que possível ter uma alimentação moderada e nas porções correctas sem contar as calorias. No entanto é mais que facilitador contar as calorias e macronutrientes - nem que seja por diversão - durante um certo tempo. É incrivel a quantidade de alimentos que nos podem surpreender em relação à quantidade de calorias e porporção de macronutrientes. É uma experiência engraçada e que recomendo definitivamente a qualquer pessoa que esteja a tentar emagrecer - e não, não menciono perder peso. Perder peso é muito relativo e normalmente prejudicial na medida em que inclui perda de músculo e densidade óssea, para além de líquidos. É mesmo emagrecer, ou seja, perder a gordurinha que temos alojada no corpo.

De qualquer forma isto é história para outros posts, hoje vou continuar com a receita do meu pãozinho recheado!

Bola de pão recheada (com chourição, ovo e queijo)


A massa deste pão é basicamente uma massa de pão branco típico francês, fica leve por dentro e com a parte exterior crocante. Reduzi ao máximo os tempos de espera para confeccionar o pão, pelo que é relativamente rápido de se fazer - mais rápido ainda no caso de terem uma MFP.

Receita (para 2):
Starter:


  • 1/4 chávena de farinha T65;
  • 1/4 chávena de água morna;
  • 1/8 cl chá de fermento.
Massa do pão:

  • 150g de farinha T65;
  • 90g de água;
  • 4g de sal;
  • 1/4 cl chá de fermento.
Recheio:

  • 6 fatias de chourição;
  • 1 ovo;
  • 15g de quejo mozzarella ralado.

Preparação:
Num copo misturam-se os ingredientes do starter, tapa-se com película aderente e reserva-se durante cerca de 2 horas a temperatura ambiente. Logo antes de usar esta mistura deve apresentar várias bolhinhas.

Entretanto pode-se fazer o ovo mexido no microondas - de momento eu não consigo utilizar o fogão. Coloca-se o ovo num recipiente que possa ir ao microondas, acrescenta-se os temperos a gosto e bate-se com um garfo. Leva-se ao microondas em potência máxima durante cerca de 1 minuto, volta-se a bater o ovo e volta-se a aquecer durante mais 1 minuto. Em principio estará pronto depois disso. Reserva-se.

Bimby:
No copo da Bimby colocam-se os ingredientes da massa do pão e o starter. Mistura-se durante alguns segundos na velocidade 4 e depois programa-se 5min/vel espiga. Retira-se a massa para um recipiente e deixa-se a levedar num local aquecido no máximo a 30º até dobrar o volume - cerca de 1h.

MFP:
No copo da MFP colocam-se os ingredientes da massa do pão e starter, começando pelos líquidos. Programa-se massa de pizza.

Após este tempo, retira-se o ar à massa e divide-se em duas porções. Reserva-se durante 15 minutos.
Ao fim deste tempo estica-se a massa, coloca-se o recheio e dobra-se a massa ao meio. Com o recheio coberto, molda-se o pão em forma de bola e deixa-se a levedar cerca de 1 hora mais.

Leva-se a forno pré aquecido a 210º durante cerca de 40 minutos. Para uma crosta mais crocante, deve-se pulverizar o forno com água quando se colocar o pão, bem como colocar um recipiente que aguente bem o calor por cima das bolas (mas que deixe espaço para elas crescerem!).

Esta receita é boa para comer na hora, mas também como levar como merenda, como eu fiz. Para o pão aguentar fofo por dentro durante mais tempo, pode-se colocar cerca de 1/4 cl chá de xanthan gum na massa do pão.

Valores nutricionais por porção
Calories: 421
Carbs: 62
Fat: 11
Protein: 20
Sodium: 326
Sugar: 2

Sem comentários:

Enviar um comentário