sexta-feira, 28 de março de 2014

Coxas de frango assadas



Tenho uma nova aquisição na minha cozinha... uma Airfryer!! Da Phillips, é relativamente cara em Portugal (170 euros talvez?) mas relativamente barata em Inglaterra - 86 libras. E o que faz esta máquina? Ora, "frita"! As airfryers fazem concorrência à Actifry, mas pelas reviews que vi online os resultados (se bem que por vezes menos bonitos) são melhores e mais rápidos.

Desde à muito tempo que venho a diminuir os fritos, em especial as batatas. Agora que controlo a comida que faço a nível de calorias passei a ser ainda mais exigente com o controlo das gorduras na minha comida. Eu sempre gostei de um prato bem servido e como já disse anteriormente, mais gordura significa uma porção menor, devido ao elevado teor em calorias. Esta máquina, para além de levar pouca ou nenhuma gordura, ainda tem a vantagem de retirar a gordura aos alimentos! Estas coxas, por exemplo, já sem pele ou gorduras, ainda deixaram escorrer pelo menos uma colher de sopa de líquido gorduroso. Desta forma, para além de voltar a comer batatas fritas a gosto, ainda posso tornar algumas comidas mais saudáveis.

Não querendo fazer publicidade a esta máquina - não me pagam para isso, deixo aqui algumas características e vantagens da Airfryer:
  • Permite fazer fritos e assados numa só máquina (se bem que em pequenas quantidades), e é mais rápida do que no forno.
  • Para além de refeições salgadas, também é possível confeccionar bolos, cheesecakes e doces na Airfryer.
  • Ao contrário da Actifry, não "desmancha" a comida durante a cozedura, visto que não possui uma pá. Por outro lado, muitas vezes é necessário a meio da cozedura abanar um pouco a "fritadeira" para descolar a comida da grelha. É mais rápida que a Actifry, no entanto não permite fazer comida com molhos, porque colocam-se os ingredientes numa grelha.


A minha pequena cozinha :) à esquerda tenho a minha Bimby e ao cantinho, em preto, está a Airfryer. Ter em atenção que durante a cozedura a Airfryer deita um pouco de fumo e cheiro, pelo que se puderem, coloquem-na debaixo de um exaustor.

Coxas de frango assadas com mostarda



Receita (para 1):


  • 2 coxas de frango sem osso ou pele;
  • 1 cl chá de mostarda;
  • 1/4 caldo de galinha Knorr;
  • 2 cl chá de água;
  • Especiarias a gosto (sal, pimenta e ervas de provence).

Preparação:
Num recipiente coloca-se a mostarda, o caldo Knorr, a água e as especiarias. Leva-se ao microondas durante 30 segundos, retira-se e mistura-se bem. Cobrem-se as coxas nesta mistura e reservam-se no frigorífico durante cerca de 30 minutos.

Durante este tempo pré-aquece-se a Airfyer a 200ºC durante 3 minutos. Colocam-se as coxas no cesto da Airfryer e assam-se durante 10 minutos. Após este tempo, retira-se o cesto, barra-se o resto do molho caso tenha sobrado, e volta-se a assar mais 8 minutos a 150ºC.

Pode-se fazer esta receita em maior quantidade (até cobrir o cesto da Airfryer), ou com outras partes do frango - ou mesmo o frango inteiro, se bem que neste caso suponho que seja mais tempo.

Para fazer no forno, basta levar o frango a forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 40-50 minutos, virando o frango pelo menos uma vez.

Valores nutricionais por porção
Calories: 225
Carbs: 1
Fat: 13
Protein: 26
Sodium: 554
Sugar: 1

4 comentários:

  1. Olá Marta,
    Infelizmente os preços aqui estão um pouco mais altos, estou com muita curiosidade de testar esse método de fritura.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia!
      Bem sei, estive a ver uns comentários do preço em reais e é realmente assustador. Mas pelo que sei existem outras marcas, incluindo da Mondial?? Vale a pena procurar porque sem dúvida que dá jeito!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Sabem tão bem como parecem :) a carne fica macia e saborosa e não seca. Hei-de fazer bastantes "barbecues" aqui na airfryer! xD

      Eliminar