quarta-feira, 5 de março de 2014

Mousse de Chocolate sem culpa




No post anterior queixei-me dos supermercados ingleses, que para além de não terem os produtos aos quais estou habituada e com os quais conto com uma compra fácil e rápida, também estão organizados, ou desorganizados, de uma forma que simplesmente não encontro nada. Lembro-me de procurar tofu para usar nas minhas sobremesas em dois supermercados, num simplesmente não encontrei, no outro decidi perguntar e depois de questionar 3 empregados da loja, um finalmente percebeu o que tofu era e indicou-me o lugar... em vez de estar na zona de comida vegetariana, estava entre as latas de molho de tomate! Ora expliquem-me lá a lógica disto?!

No entanto acabei por encontrar uma comodidade à qual não estava habituada... pacotes de claras de ovos. Sempre tive o hábito de aproveitar os ovos inteiros. Muitas vezes, em receitas que pediam duas claras ou duas gemas eu acabava por utilizar um ovo inteiro. O que resultava em duas coisas: os meus doces acabavam por ter mais calorias (se a receita pedisse só claras), e nunca tive claras congeladas. Pelo que o pudim Molotov entre outras sobremesas para mim fazem parte de um campo desconhecido. E agora encontro uma nova utilidade para estas claras, desde limpezas faciais a bolos e sobremesas, como vão ver de seguida.

Mousse de Chocolate sem culpa


A mousse de chocolate é uma sobremesa clássica e sempre boa. Afinal... quem não gosta de chocolate? No entanto desde uma certa altura da minha vida dei por mim a ser esquisita: ou é espessa, ou enjoativa, tem ovos crus, ou então o chocolate fica em baixo. Pelo que acabo por não comer muito, nem muitas vezes. No entanto não deixo de ter saudades da mesma, e agora aqui sozinha dou por mim a querer sobremesas fáceis, rápidas e doces, mas não enjoativas e... com poucas calorias! Uma porção de mousse de chocolate pode chegar a ter 380 calorias o que, numa dieta normal para alguém com uma vida sedentária ou com pouco movimento equivale quase à refeição principal. Esta versão tem menos de metade das calorias e não deixa de ser muito saborosa, pelo contrário! Era capaz de comer a taça inteira como refeição principal... receita perigosa!

Receita (para 6):

  • 100g de chocolate de leite;
  • 1 cl sopa de cacau magro;
  • 1 cl chá de extracto de baunilha;
  • 1/2 chávena de claras;
  • 2 iogurtes gregos (magros) naturais;
  • 1/2 chávena de açúcar ou o equivalente em adoçante;
  • 1/8 cl chá de xanthan gum.

Preparação:
No copo da bimby coloca-se o açúcar ou adoçante e reduz-se a pó na vel 9/15s. Retira-se uma colher de sopa cheia e reserva-se.

Por cima do restante açúcar em pó colocam-se os iogurtes, a baunilha, o chocolate partido em pedaços e o cacau. Programa-se 5min/80º/vel 4.

À parte batem-se as claras em castelo com um pouco de sal e o xanthan gum. Quando já não deslizarem no recipiente, coloca-se o açúcar em pó reservado e incorpora-se com a batedeira.

Mistura-se o creme de chocolate com as claras, envolvendo delicadamente, e leve a mousse ao frigorífico por cerca de 3h antes de servir.

P.S. Nesta receita o xanthan gum apenas confere mais estabilidade às claras. Significa que ficam mais rijas e conseguem aguentar mais creme durante mais tempo sem se separarem. No entanto acredito que não seja estritamente necessário na receita. Quanto muito se a mousse resultar muito líquida, troque os iogurtes por 250g de ricotta (cujo resultado é uma delícia, pois o queijo tem um sabor mais neutro, e aumenta apenas para 161 calorias por porção, e valor acrescido de proteína, ou seja, mantém a saciedade por mais tempo).

Valores nutricionais por porção (açúcar não incluido, maioritariamente porque utilizei uma mistura de adoçante com praticamente zero calorias)
Calories: 122
Carbs: 13
Fat: 5
Protein: 6
Sodium: 41
Sugar: 12

5 comentários:

  1. Na confeção de sobremesas e doçarias havia três preocupações essênciais: O aspeto (uma sobremesa deve ficar bonita, colorida,...); o sabor ( um doce deve ser doce...); a quantidade (deverá satisfazer sem encher). Recentemente uma nova preocupação foi adicionada a estas três: a carga energética. De tal forma este parâmetro é importante que relegou para segundo plano os outros três. (não precisa ser muito doce - nem deve - pois há que reduzir os açucares; deverá ser fácilmente acondicionado porque a tendência é reduzir ao minimo a alimentação complicada ( loiça, necessidade de sentar à mesa, preço de uma refeição completa, etc. ); e ao permitir substituir a carne e o peixe diminui a carga energética)).
    Ao criares esta sobremesa tivestes tudo isso em conta. e tudo leva a querer que esta receita ´tem um bom sabor. Esta vou eu experimentar fazer e só depois darei a nota. Mas ja agora gostava que me aconselhasses onde com de xanthan gun

    ResponderEliminar
  2. Que coisa boa! E com um valor bastante simpático de calorias por porção :)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Marta,
    Aqui em casa somos fãs do mousse de chocolate, essa está perfeita, amei.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta!
    Compreendo perfeitamente as tuas questões com a mousse de chocolate "tradicional". Eu adoro chocolate, mas também dou por mim a pensar nos ingredientes da mousse e, às tantas, perco a vontade de comer. Gostei da tua sugestão, parece ter ficado com uma textura óptima!:)
    E essa dos pacotes de claras de ovos?!? Nunca tinha ouvido falar em tal coisa...:)

    Beijinhos* Já estou a seguir-te, para ir acompanhando as novidades!
    Olivia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A textura fica muito parecida à mousse convencional! Mas prefiro muito mais este sabor :) Ando farta de experimentar, com queijos, iogurtes, cottage cheese, quark... ficam todas com sabor diferente e são tão boas! Nunca pensei gostar tanto de uma mousse de chocolate como agora, especialmente tendo em conta que antes pouco ou nada comia antes de me enjoar.

      Obrigada! Beijinhos :)

      Eliminar