sábado, 29 de março de 2014

Muffins ou Queques de Laranja

 
Desde à algum tempo que tenho feito estes queques para levar para os meus lanches, ou para ir petiscando em casa. Foram estes queques que eu fiz pela primeira vez ao meu namorado - quando ainda não o era, e que sempre que repito ele diz sempre "os primeiros foram os melhores!". Até diria que foi pela barriga que o conquistei, mas esquisito como ele é, nesse dia ele nem os provou... levou para casa um ou dois para depenicar. Vá-se lá saber!

Queques de laranja - versão light

A receita original é do blog As Minhas Receitas, do qual sou seguidora à já vários anos. No entanto, por muito que goste das receitas dela, só de olhar para a quantidade de gordura que estes bolos levam eu fico maluca. Ela tem a explicação para isso, e eu acredito plenamente que os queques tradicionais  devam levar bastante gordura para terem o aspecto e sabor que têm. Mas eu não estou para fazer os queques tradicionais, estou para tornar as receitas que eu e os que me rodeiam gostam em receitas maais saudáveis, menos calóricas e obviamente, dar o meu toque pessoal!


Receita (para 12):


  • 125g de açúcar ou o equivalente em adoçante;
  • 150g de farinha;
  • 1 cl chá de fermento;
  • 2 ovos;
  • 50g de manteiga;
  • 120g de leite magro;
  • 40g de água;
  • 1/4 cl chá de xanthan gum;
  • 1/2 laranja.

Preparação:
No copo da Bimby coloca-se a metade da laranja e desfaz-se 10s/vel 9. Coloca-se depois o açúcar, os ovos, a manteiga, o leite, a água e o xanthan gum e mistura-se 3min/37º/vel 4. Adiciona-se depois a farinha e o fermento e mistura-se 15s/vel 3.

Deita-se a massa em 12 formas de silicone e leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos (sim, os meus ficaram mais tempo!!).

Retirar e deixar esfriar numa grelha.

Dica: Pode-se substituir o xanthan gum por 1 cl sopa de linhaça moída, mas aumenta o número de calorias.

Valores nutricionais por porção - adoçante incluído
Calories: 80
Carbs: 11
Fat: 3
Protein: 3
Sodium: 68
Sugar: 1

2 comentários:

  1. Muito melhores assim mais saudáveis! E 80 kcal por um queque não é nada de extraordinário, com uma ch+avena de chá faz um lanche bastante aceitável ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto que não é que como aos 2 de cada vez xD tenho de começar a fazer a receita a dobrar, senao não dá =P

      Eliminar