domingo, 30 de março de 2014

Spring rolls Filipinos (Rolinhos Primavera)



Inglaterra é cada vez uma terra mais multicultural. Os hospitais então, nem se falam. Só no meu serviço somos portugueses, espanhóis, indianos, filipinos, polacos, africanos e... ingleses! À uns meses atrás, na despedida da minha chefe - ficou com licença de maternidade durante um ano, uma enfermeira filipina fez estes rolinhos para se ir comendo. Oh! Que delícia, aquilo é que era um vício! Havia lasanha e bolos mas eu só comi daquilo. O único problema? Era frito. E por isso meti os rolinhos atrás das costas e não voltei a pensar neles... Até comprar a Airfryer. E até ver que no livro de receitas estava lá uma receita de spring rolls. Pesquisei as peculiaridades da versão filipina e voílà!

Spring Rolls Filipinos


Existem vários tipos de spring rolls (vamos ser sinceros... rolinhos primavera é daquelas traduções que ficam mais feios que outra coisa, vamos ficar com o original, sim?). A versão normal contém apenas vegetais e por isso os rolinhos são maiores e mais gordos. A versão filipina é de carne e a tradição e faze-los fininhos e pelos vistos é um dos pratos mais comuns e chama-se Lumpiang Shanghai - as duas versões têm origem na China (nota-se pelo nome né?).

Estes rolinhos podem ser feitos com antecedência e congelados (coisa que eu não posso fazer), mas de qualquer das formas aguentam bem uns dias no frigorifico se forem mantidos ligeiramente húmidos. A massa utilizada para cobrir o recheio é específica - spring rolls wrappers/pastry e é encontrada normalmente nos supermercados chineses (há uma no Martim Moniz), mas pode ser feita com massa filo cortada em quadrados.


Receita (para 19):


  • 500g de carne de porco magra;
  • 1 cebola pequena;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 cenoura pequena/média (cerca de 70g);
  • 2 spring onions, 30g - que eu saiba não tem tradução para português, pode ser substituido por outra cebola pequena;
  • 70g de repolho/couve lombarda;
  • 3 cl chá de molho de soja;
  • 1 cl chá de pimenta;
  • 1 cl chá de azeite;
  • 1 cl chá de sal grosso;
  • 19 spring roll wrappers.

Preparação:
No copo da bimby coloca-se a cenoura, spring onion e a couve e pica-se 5s/vel 5. Retira-se e reserva-se.

Colocam-se os dentes de alho, a cebola e o azeite, pica-se 5s/vel 5 e depois refoga-se rápidamente 3min/Varoma/vel 1. Quando terminar junta-se a carne, os legumes e os temperos, mistura-se durante alguns segundos na velocidade 4 e depois programa-se 15min/Varoma/vel 3. Quando terminar reserva-se até ficar frio, senão estraga a massa.

Os rolinhos preparam-se estendendo os quadrados de massa na mesa e coloca-se uma colher de sopa do recheio na horizontal, relativamente perto de um canto. Dobra-se esse canto por cima, e depois os dos lados, fazendo um envelope. A partir daí enrola-se, apertando para ficar fino. Para colar a massa passa-se com um bocadinho de água na ponta e pressiona-se contra o rolo.

Não esquecer de cobrir a massa que não está a ser utilizada com um pano húmido, senão ela seca e fica inutilizável (sim estraguei um rolo de massa filo assim...).

Leva-se à Airfryer pré aquecida a 200º durante cerca de 10 minutos. Eu ainda dei com aqueles sprays de óleo, só para ajudar a ganhar alguma cor. A meio do tempo deve-se abanar só para desprender os rolos.

Alternativa: Levam-se os rolinhos ao forno pré-aquecido a 200ºC só até ganharem cor.

Valores nutricionais por porção
Calories: 85
Carbs: 10
Fat: 2
Protein: 7
Sodium: 56
Sugar: 1

Sem comentários:

Enviar um comentário