quarta-feira, 2 de abril de 2014

Bavaroise de Frutos Tropicais

 
Quando era pequena a minha mãe fazia bavaroise muitas vezes. É uma receita já de si saudável e com poucas calorias se comida em moderação. A partir mais ou menos do momento em que me apoderei da cozinha esta receita, como tantas outras sobremesas típicas da minha mãe, deixaram de aparecer à mesa. Voltei a prová-la à pouco tempo em casa da minha sogra e a paixão por este doce voltou, se bem que decidi modificar a receita, à minha maneira claro!

Bavaroise de Frutos Tropicais


As receitas de bavaroise têm todas algo em comum: gelatina e ovos.

Ora a gelatina em si é essencial ao doce, pelo que não tem interesse nenhum em modificar. Apesar de tudo uma gelatina inteira tem as calorias de uma refeição principal moderada. Digo isto porque tive o hábito durante uns tempos de beber gelatina (sim, sempre preferi a gelatina versão sumo à versao sólida), e era uma ou duas por dia às refeições. Podia realmente não comer muito depois, mas acabava por ser tão mau ou pior do que simplesmente almoçar ou jantar - isto apesar de na altura não ter interesse nenhum em dietas ou sequer numa alimentação saudável. Mas substituir refeições por gelatinas ou batidos continua a não ser uma solução válida no meu ponto de vista. Pelo menos não por muito tempo.

Resta portanto os ovos, por vezes já substituidos por farinha maizena. Neste caso possuo uma alternativa funcional e muito menos calórica: o xanthan gum.

Para ser sincera não acho essencial tornar uma bavaroise simples menos calórica, e se o fiz foi simplesmente por poder comer porções maiores à sobremesa - como eu digo sempre, os olhos também comem. Pelo que decidi comparar as calorias de uma versão que leva 3 ovos + farinha maizena com esta minha versão.


Receita (para 5):


  • 450g de leite magro;
  • 1 ovo;
  • 1 gelatina Royal - linea (morango, ananás ou frutos tropicais);
  • 2 cl sopa de adoçante;
  • 1/2 chávena de claras;
  • 1/2 cl chá de xanthan gum.

Preparação:
No copo da bimby coloca-se o leite, a gema, a gelatina e o adoçante. Mistura-se 15s/vel 4 e depois programa-se 12min/90º/vel 3 1/2.

Entretanto num recipiente colocam-se as claras e enquanto se batem em castelo coloca-se o xanthan gum, de modo a que não faça grumos. Reserva-se quando as claras ficarem bem duras.

Quando o creme ficar pronto verte-se para o recipiente das claras, batendo sempre para misturar bem. Leva-se ao frigorífico no mínimo por 3h e serve-se frio.

Valores nutricionais por porção - adoçante incluído
Calories: 99
Carbs: 19
Fat: 1
Protein: 8
Sodium: 71
Sugar: 5

Valores nutricionais por porção da versão convencional - adoçante incluído
Calories: 182
Carbs: 22
Fat: 5
Protein: 11
Sodium: 192
Sugar: 5

Mas também... quem é que dividiria toda uma bavaroise só por 5?

Sem comentários:

Enviar um comentário