Isto não é tanto uma receita... mas mais o culminar de uma série de experiências. Comprei a Airfryer na perspectiva de fazer batatas fritas de uma maneira rápida e eficaz. No entanto demorei algum tempo até ter as batatas exactamente ao meu gosto, e é por esse motivo que estou agora a escrever aqui.
Batatas "fritas"
De notar que como qualquer batata "frita" no forno, estas batatas nunca conseguem o tom dourado bonito das batatas fritas convencionais. Exactamente pela falta do óleo. Ora como a ideia é precisamente evitar o óleo, os meus olhos podem não estar 100% satisfeitos, mas aviso já que o paladar e o meu estômago estão - estaladiças!
Receita (para 1):
- 250g de batata própria para assar ou para fazer batatas fritas ( tipo Mary Piper);
- spray de óleo de girassol (1kcal).
Preparação:
Com a ajuda de uma mandolina (ou à mão, claro) cortam-se as batatas em palitos relativamente finos (6 - 8mm). Passam-se por água e deixam-se em água fria durante cerca de 30 minutos.Após este tempo secam-se as batatas com papel de cozinha, colocam-se num recipiente e cobrem-se com o spray de óleo de girassol, envolvendo com as mãos.
Levam-se à Airfryer pré-aquecida a 160º durante 14 minutos, abanando o cesto de vez em quando para que as batatas não colem. Após este tempo volta-se a ligar a máquina durante 6 minutos a 180º. Ir abanando as batatas - dependendo da grossura podem ficar prontas antes do tempo.
É só retirar e servir a gosto! (Maionese!!)
Valores
nutricionais por porção:
Calories: 203
Carbs: 45
Fat: 1
Protein: 5
Sodium: 0
Sugar: 0
Calories: 203
Carbs: 45
Fat: 1
Protein: 5
Sodium: 0
Sugar: 0
Olá Marta,
ResponderEliminarTem uns apaixonados de bata frita aqui em casa, essas ficaram perfeitas, muito apetitosas.
Beijo, boa semana,
Vânia
É pena elas nunca ficarem douradinhas como as fritas mesmo, mas o sabor continua a ser muito bom :) honestamente prefiro estas e saber o que estou a comer... O sabor a óleo já me retira muito do prazer de comer batatas fritas!
EliminarBeijinhos