segunda-feira, 7 de abril de 2014

Croquetes de Peru



Sempre gostei de croquetes - e rissóis também, agora que penso nisso. Talvez seja melhor dizer os fritos em geral, mas quem não gosta destes aperitivos salgados? Estão sempre à mão, podem-se congelar e depois é só fritar quando se quer. Ou no meu caso, guardam-se no frigorífico bem tapados e já pré-fritos e vão se comendo, mas no meu caso é mesmo às refeições. Sempre tive a tendência de os fazer em casa, como já viram pela versão vegetariana. Estes aqui são simplesmente uma forma de fugir à versão normal de carne de vaca, ou de carne de porco. Foram tantos dias a comer os Spring Rolls que já andava um bocadinho farta - não dos Spring Rolls... desses quero sempre mais, mas da carne em si.

Croquetes de peru


Em relação aos croquetes de peru a única coisa que tenho a acrescentar é que como a carne de frango precisa de algum tempero para ter mais sabor, pelo menos na minha opinião. Incluí os temperos utilizados na receita, sintam-se à vontade de fazer novas combinações! Talvez cominhos numa outra versão, e talvez mostarda também não ficassem mal. Sempre gostei da carne de frango com as ervas de provence, especialmente assado!

Em relação ao pão utilizei um pão às fatias da Weight Watchers devido às poucas calorias de cada fatia - também são finíssimas! Pelo que a ideia deverá ser utilizar fatias que pesem cerca de 20g cada uma.


Receita (para 15):


  • 500g de carne de peru magra;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 cenoura;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 tiras de chouriçao;
  • 250g de leite magro;
  • 2 fatias de pão;
  • 1/2 cubo de galinha;
  • 1/2 ovo;
  • 3 fatias de pão;
  • Ervas de provence, cebolinho, salsa;
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação:
No copo da bimby coloca-se a cebola, a cenoura, os dentes de alho, o cubo de galinha e o chourição. Pica-se 5s/vel 5 e refoga-se 3min/Varoma/vel 1. Acrescenta-se a carne, mistura-se alguns segundos da vel 4 e guisa-se 12min/100º/vel 1.

Entretanto colocam-se as duas fatias de pão num prato com o leite, para o absorverem.

No final do tempo coloca-se o pão embebido no leite e o leite e coze-se mais 5min/90º/vel 4. Ao fim deste tempo tempera-se a gosto e mistura-se na vel 4, se for necessário.

Reserva-se a pasta no frigorífico durante umas horas para depois se conseguir moldar os croquetes.

Depois de enrolados os croquetes, passam-se pelo ovo batido (só se usa cerca de 1/2 do ovo pelos 15 croquetes) e pelas restantes fatias de pão tostadas e raladas - aqui eu tostei cerca de 5 min na Airfryer a 200º, até o pão ficar todo ele tostado, meti-o dentro de um saco e com a mão fui batendo. Fica uma mistura menos fina que a de compra e dá um aspecto mais rústico aos croquetes.

Ficam prontos para congelar ou utilizar imediatamente. No meu caso dei uma pré "fritura" na Airfryer, dei com o spray 1 kcal de manteiga e coloquei-os 8 minutos a 200º, e guardei-os no frigorífico. Antes de utilizar volto a colocá-los mais 5 minutos na Airfryer a 200º e estão prontos a comer!

Valores nutricionais por porção
Calories: 78
Carbs: 5
Fat: 1
Protein: 12
Sodium: 134
Sugar: 2

Sem comentários:

Enviar um comentário