segunda-feira, 19 de maio de 2014

Arroz Doce (light?)



Seguindo o modo das farófias, ando desde à uns tempos a procurar fazer arroz doce com poucas calorias. Isto porque adoro arroz doce. Para ser sincera comecei primeiro por fazer arroz doce com a Slim Pasta, e apesar de cada potinho ter apenas 53 calorias, e até nem ser mau de todo (sabia a arroz doce mas a consistencia era mais de aletria) não era o meu arroz doce. Comecei a pesquisar e apesar do arroz doce tradicional ter relativamente poucas calorias (comparativamente ao que eu esperava... claramente para aquilo que eu como eram demasiadas!) consegui elaborar uma versão que sabe praticamente ao tradicional e com muito menos calorias.

Agradeço à bimby pelas ideias, porque foi no fórum que vi a pista que me levou a descobrir algo maravilhoso... Os pudins flans Mandarim têm apenas 16 calorias por pacote! Portanto utilizando esses pacotinhos em vez dos ovos e adoçante em vez de açúcar.. voílà! Temos arroz doce light! Isto porque apesar do arroz ter bastantes calorias, como absorve o leite e cresce, dá para dividir por mais porções.

Arroz doce light

Vão notar que talvez para o gosto de muita gente este arroz doce fica mais cremoso. Sempre gostei do arroz doce assim mais para o creme que arroz, pelo que podem colocar a quantidade de arroz dito agora pelo livro mais novo da bimby (160g). Claro que aumenta é o número de calorias por porção (por outro lado se calhar até dá para dividir em mais taças!).

Receita (para 9):


  • 130g de arroz carolino;
  • 800g de leite magro;
  • 200g de água;
  • 1 casca de limão;
  • 1 pau de canela;
  • 1 pitada de sal;
  • 80g de adoçante;
  • 1 pacote de pudim flan Mandarim;
  • canela q.b.

Preparação:
No copo da bimby colocam-se todos os ingredientes à excepção do adoçante e do pudim flan. Programa-se 15min/90º/inverso/vel colher. Ao fim deste tempo mistura-se com a espátula e volta-se a programar mais 25min/90º/inverso/vel colher.

Entretanto num copinho mistura-se o adoçante com o pudim flan. Quando terminar o tempo, pega-se numas colheradas do arroz doce, mistura-se com o pudim e envolve-se novamente no arroz doce com a ajuda da espátula. Programa-se 10min/90º/inverso/vel 1 1/2.

Deita-se nos recipientes e serve-se polvilhado com canela.

Valores nutricionais por porção - adoçante incluído
Calories: 93
Carbs: 18
Fat: 1
Protein: 4
Sodium: 0
Sugar: 4

Sem comentários:

Enviar um comentário