domingo, 27 de fevereiro de 2011

Iogurtes de soja (take 1)

Iogurtes caseiros são do melhor que há. Costumo fazer 1l que dá para 9 ou 10 iogurtes, mas desta vez usei apenas meio litro porque, se tudo correr bem, amanha vou ter o meu kefir e vou passar a usá-lo para fazer os iogurtes. O que não significa que estes são maus ou sequer difíceis. São até mais rápidos de se fazer que os iogurtes de leite de vaca (a não ser que queiram usar ágar-ágar nesses também).

Ingredientes:
  • 1l leite de soja
  • 1 iogurte de soja natural
  • 1cl chá cheia de flocos de ágar-ágar
  • 1 cl sopa essência de baunilha
  • Açúcar q.b.

Preparação:
Em primeiro lugar ferve-se o leite de soja com os flocos de ágar-ágar até que estes se dissolvam (5 minutos devem chegar).

Enquanto o leite está a arrefecer, esteriliza-se um recipiente de vidro (1min no microondas no máximo). Depois coloca-se o iogurte, o açúcar a gosto e a baunilha e mistura-se tudo. Quando o leite estiver morno (consegue-se colocar o dedo e mantê-lo durante 10s) junta-se à mistura anterior, batendo bem.

Esterilizam-se os copos de iogurte da mesma forma que o recipiente de vidro e coloca-se lá o iogurte, que por esta altura já deve estar a solidificar. Eu costumo fecha-los com pedaços de película aderente com um elástico a prender. Já fechados colocam-se no forno aquecido a 50ºC durante 1 ou 2min durante 4h.

Por último colocam-se no frigorífico - após 1h já devem estar óptimos para comer.

Sem comentários:

Enviar um comentário