domingo, 27 de fevereiro de 2011

Leite de soja

O leite de soja é a base de muitas das receitas vegans que comecei agora a fazer, pelo que considero importante por aqui a receita (porque tudo o que é caseiro é melhor e mais barato!).
 Mas antes da receita gostaria ainda de explicar o porquê de me estar a tornar semi-vegan (basicamente comer uma refeição com carne/peixe e outra sem qualquer produto animal). Ora tudo começou quando me diagnosticaram hipotiroidismo, que provavelmente aliado a uma genética já não muito saudável, elevou o meu colesterol a números altíssimos. Isto é basicamente uma guerra  ao hipotiroidismo a ver quem manda, que eu recuso-me determinantemente a tomar comprimidos com esta idade.
 Claro que com isto tudo estou a comer de uma forma muito mais saudável que antes, pelo que não me arrependo nada ;)

Ingredientes:
  • 100g de feijões de soja secos
  • 1l de água e mais um pouco

Preparação:
Deixar os feijões de soja de molho, não precisa de ser exactamente de um dia para o outro, mas durante umas 6h, talvez menos se se colocar água quente em cima dos feijões. Tem que ser ainda bastante água que os feijões vão crescer bastante.

Após esse tempo, com os feijões já bastante inchados, deita-se a água fora e descascam-se os feijões para que o leite não fique a saber a "verde" (esta expressão não é minha mas nada se aplica melhor ao sabor de um leite feito com os feijões sem estarem descascados). Esta tarefa apesar de ocupar bastante tempo recompensa e existem algumas técnicas para fazê-la mais depressa (ver dicas abaixo).

Depois de descascados, colocam-se os grãos em copos fundos com parte da água a cobri-los e moem-se com a varinha mágica até ficar uma pasta. Essa pasta coloca-se numa panela grande com a restante água (aqui eu costumo por mais que 1l porque ao ferver a água vai evaporando e no fim tenho menos de 1l de leite) e ferve-se durante 10min, mexendo de vez em quando. Ter em atenção que este leite, como o normal, quando ferve começa a subir bastante, portanto quando começar a ferver deve-se baixar o lume.

Por último, depois do leite arrefecer um pouco, coa-se o leite. A pasta que fica no passador chama-se okara e pode-se aproveitar para várias coisas como uns fantásticos hamburgueres que depois eu posto cá no blog.

E pronto! O leite está feito, e pode-se conservar assim no frigorífico durante uns 3 dias, ou utilizar para fazer iogurtes, etc.

Dicas: Para tirar as cascas eu coloco uma mão cheia de feijões em cima de um pano e espalho-os sobre uma das metades para que não fiquem em cima uns dos outros. Depois dobro o pano e com o rolo da massa passo por cima do pano umas quantas vezes. É só separar as cascas dos feijões amassados e pronto (claro, isto demora mais tempo do que o que parece eheh)

Sem comentários:

Enviar um comentário