domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pão de água integral

O meu pão favorito! Faço-o todas as semanas para levar para a escola/estágio. Congelo-o e fica como se tivesse acabado de fazer. Rende 6 a 7 pãezinhos - não costumo fazer pão grande mas deve render uns 2.

Ingredientes:
  • 150g de massa velha ou esponja
  • 125g de farinha integral T150
  • 375g de farinha de trigo T65
  • 1cl chá de sal
  • 4dl de água morna

Preparação:
Para a esponja junta-se numa pequena taça 90g de farinha de trigo, 60g de água morna e uma colher de chá bem cheia ou metade de uma saqueta de fermento biológico seco. Mistura-se bem e deixa-se levedar durante 1h.

Numa taça grande junta-se a farinha integral, a farinha de trigo, o sal e mistura-se tudo. Depois junta-se a esponja ou a massa velha e a água morna. Eu costumo deitar primeiro 3dl e depois ir juntando o resto da água. A massa deve ficar elástica, algo mole mas sem pegar às mãos. Depois da massa estar bem batida deixa-se levedar tapada com um pano. Eu costumo por a taça no forno, aquecido durante um ou dois minutos, e fica aí durante 2h (até dobrar o volume. Isto é mais importante que o tempo, porque no Verão faz mais calor, etc).

Depois de levedar a primeira vez, pega-se na massa e com ajuda de farinha faz-se um rolo o mais igual possível. Desse rolo corta-se com uma faca de serrilha um pedaço com 150g que vai servir de massa velha, e divide-se o restante em porções iguais para fazer os pãezinhos. Eu coloco as bolas em quadrados de papel vegetal próprio para ir ao forno. Espalha-se farinha na superfície desses pães e faz-se cortes a gosto. Coloco os pães de novo a levedar durante 1 a 2h ou até dobrar o volume.

Antes de colocar os pães a cozer no forno, aqueço-o a 210ºC durante 10min com um recipiente de alumínio na parte de baixo. Entretanto espalho sémola de milho por cima dos pães e reforço os cortes. Quando o forno estiver bem quente coloco os pães no tabuleiro, deito água quente nesse recipiente para fazer vapor (deixa a côdea do pão bem estaladiça) e reduzo a temperatura para os 200ºC. Deixa-se a cozer durante 20 a 30min dependendo se se quer mal ou bem cozido. Depois de cozidos os pães devem arrefecer sobre um suporte em rede para não ficarem húmidos por baixo.

Dicas:
A massa velha deve-se enrolar no mesmo papel vegetal para ir ao forno (porque não cola) e depois em papel de alumínio, deixando um espaço para a massa crescer. Eu deixo durante um dia no frigorífico e depois congelo. Para descongelar retira-se o pacote no dia anterior ao uso e coloca-se no frigorífico.

Eu comecei por fazer o pão com muito pouco fermento e tenho vindo a acrescentar aos poucos, daí não saber ao certo a quantidade de fermento que já utilizei. Se a quantidade de fermento não for suficiente, na vez seguinte coloca-se mais fermento na água morna e junta-se à farinha. Tem é de ser pouco de cada vez para controlar - se for muito o pão pode ficar com sabor a leveduras.

Pode-se substituir a água morna por completo ou simplesmente juntar metade de água e metade de soro de iogurte ou queijo fresco ou kefiraride (o soro que escorre quando se coa o kefir). Fica mais macio e nutritivo.

Pode-se acrescentar uma colher de chá de lecitina de soja para ajudar a conservar o pão.

2 comentários:

  1. Este teu pão esponja lembrou-me este meu que já não faço há 1 século! :)
    Pão de Centeio Integral

    Repara que é feito de Centeio em grão.
    Os teus também devem ser uma beleza. Têm ar disso!
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Epa estes pãezinhos têm história xD Começaram por ser pães chatos que ficavam super baixinhos e condensados. Depois levaram com um pouco de massa dada por uma padeira daqui da zona que me começou a instruir nesta área (acho que nunca vou conseguir dar à massa a mesma elasticidade que ela) e agora crescem bastante bem e ficam com buracos na massa que é como gosto. São muito bons!

    Pão de centeio parece-me ser uma excelente ideia! O teu tem certamente bom aspecto ^^

    Qualquer dia ponho-me é a fazer de aveia integral, que dizem ter mais fibras que a farinha de trigo integral. Prevenir o cancro de colon enquanto é tempo! ehehe

    ResponderEliminar