segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Tofu para barrar

Ando à algumas semanas a pensar no que posso eu fazer para barrar o pão... Isto porque tendo em conta que deixei de comer os fiambres e as mortadelas e claramente não tenciono por doces no pão fiquei apenas com a manteiga (vegetal, sem sal). Mas a manteiga é basicamente gordura apesar de tudo, e não me interessa usar em demasia. Pelo que enquanto não tiver os grãos de kefir (quando tiver são claramente eles que vão trabalhar por mim), vou fazer este creme super saboroso e que não leva sal nenhum! (cuidado... é viciante!)

Ingredientes:
  • 500ml de leite de soja
  • 1/2cl chá de nigari (encotrei à venda no Celeiro)
  • 1cl chá cheia de manteiga
  • 1cl chá bem cheia de cebolinho picado
  • 1cl sopa de alho em pó
  • especiarias a gosto

Preparação:
Coloca-se o nigari no leite de soja quente e espera-se uns minutos até coalhar. Depois é como se fosse para fazer queijo fresco - quando já se vir o soro separado deita-se o leite para cima de um pano que estará em cima de um passador ou algo do género. Pegam-se nas pontas do pano e vai-se espremendo o leite para que o soro saia todo. Geralmente o tofu é relativamente duro, neste caso vai-se querer uma consistência tipo creme muito espesso. Quando atingir essa consistência retira-se o tofu com uma colher para um recipiente.

Nesse recipiente coloca-se também a manteiga à temperatura ambiente e bate-se bem com a varinha mágica até ficar homogéneo. Por último juntam-se as especiarias. Fiz menção de destacar o cebolinho e o alho em pó porque ficam mesmo muiiito bem e substituem o sal por completo, mas também juntei salsa picada seca e orégãos.

Dica:
Para além da manteiga pode-se acrescentar uma colher de chá de iogurte de kefir.

4 comentários:

  1. Esse é mesmo caseirinho! Mais caseiro só se fizesses leite de soja apartir do grão! Três bien mademoiselle Marta.
    Desses cremes de barrar só fiz apartir de tofú fresco, este aqui.

    E mortandelas vegetarianas utilizo estas biosmile que são deliciosas.

    Beijinhos pi ti :)
    Rute

    ResponderEliminar
  2. E era caseiro o leite XD
    Epa, sinceramente não me tinha passado ainda pela cabeça que se podia pegar directamente em tofu fresco normal (duro) e fazer uma pasta com isso. Mesmo assim ainda tinha o trabalho de fazer o tofu por inteiro. Mas tem bom aspecto e com as natas ainda deve render mais, é uma boa ideia.

    Aahhh adoro mortadela!! Não tens noção da água na boca que me fizeste ^^' É pena realmente ficar tão fora de mão =/ Era bom se houvesse no Celeiro.

    bjs e obrigada =D

    ResponderEliminar
  3. Uso e faço já há muito tempo é tudo de Bom :)

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que é muito saudável, mais que a manteiga mesmo vegetal =P

    beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar