quinta-feira, 17 de março de 2011

Pizza à bolonhesa (vegan)

Ao contrário provavelmente da maior parte das pessoas que começaram a provar comida vegetariana, eu comecei por tudo menos pela soja. Isto porque uma vez na faculdade retirei um prato que pensava ser esparguete à bolonhesa (carne) e afinal era com soja. E sabia horrivelmente mal!! Pois como fiquei traumatizada tentei evitar por tudo este ingrediente nos pratos.... até hoje. E sabem que mais? Adorei! Vou claramente a passar a usar este ingrediente mais vezes.
Esta receita era para ser um prato individual. Mas sinceramente não consegui acabar de comer a pizza, portanto fica ao vosso critério ;)

Ingredientes:
  • 1/4 chávena com soja texturizada
  • 150 a 200g de massa de pão (desde que cresça bem isto serve e sobra)
  • 1 cenoura pequenina
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • 100g de polpa de tomate
  • 50ml de vinho branco
  • 1 cl sopa azeite
  • 1cl sopa de manjericão seco
  • 150ml leite de soja
  • 1cl chá bem cheia de farinha maizena
  • 1cl chá de levedura de soja
  • orégãos, noz moscada, sal, pimenta q.b.

Preparação:
Estica-se a massa do pão sobre uma folha de papel vegetal ou uma daquelas folhas especiais para forno com o tamanho pretendido. Se a massa crescer bem pode ficar muito fininha.

Prepara-se a soja texturizada segundo as instruções. Eu enchi o resto da chávena com água quente e esperei durante 30min.

Num tacho pequeno coloca-se o azeite. Pica-se a cebola, a cenoura e o dente de alho e junta-se no tacho e refoga-se até a cebola ficar transparente. Junta-se o vinho branco, a polpa de tomate e a soja bem escorrida, mistura-se tudo, tempera-se com o manjericão, sal e pimenta e deixa-se cozer em lume brando durante 20 a 30min.

Entretanto numa chávena pequenina junta-se a farinha maizena e a levedura de cerveja e mexe-se. Do leite de soja retira-se uma parte para misturar com a farinha. Leva-se o leite a ferver com este líquido, junta-se sal, pimenta e noz moscada e mexe-se até engrossar. Retirar do lume.

Por cima da massa deita-se um fio de azeite. Coloca-se o recheio de soja e espalha-se bem. Por cima deita-se o bechámel de soja. Tentar colocar o bechámel mais no centro, se estiver bem grosso não deve escorrer durante o aquecimento e fica uma camada tipo queijo derretido.

Leva-se a pizza a assar em forno aquecido a 200ºC durante 20 minutos. Retira-se, cobre-se com orégãos secos e serve-se.

Bom apetite!

7 comentários:

  1. Yummy, yummy!
    Já fiz uma pizza de chilli vegetariano, mas não de bolonhesa de soja.
    Tem óptimo aspecto a tua. E também vi o queijinho de kéfir para barrar.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Ficou bem apetitosa e diferente das que costumo fazer, adorei esta ideia,

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Rute. Eheh e eu tenho que provar chilli. Nunca comi, nem com carne nem vegetariano, mas ta na minha lista de coisas a fazer. Fiquei agradavelmente surpreendida com a soja! A minha mãe comeu o resto da pizza e nem reparou que não era carne xD

    Obrigada Paula! É giro usar leite em vez de queijo ^^' o resultado fica muito parecido, mas até é mais facil ter leite em casa que queijo =P

    beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  4. com uma carinha dessas dá muita vontade. bom final de semana

    ResponderEliminar
  5. Muito bom mesmo, por acaso também faço com algumas variantes mas fica sempre bem :)

    ResponderEliminar