quinta-feira, 10 de março de 2011

Tarte de maçã (Apple Pie)

Quem me conhece sabe que eu adoro tartes de maçã, especialmente daquelas que não metem natas à mistura. E o que não falta no mundo da cozinha são receitas de tartes de maçã, umas muito simples, outras mais elaboradas, outras de cabeça para baixo (a famosa tarte tatin).
Hoje deixo-vos aqui uma super deliciosa, ainda morna, que faz um lanche perfeito. A receita original tirei-a do livro As 100 mais famosas sobremesas do mundo, selecção de Christian Teubner, mas alterei-a um pouco. Tem aqui coisas fantásticas, pena que de Portugal só tenha - um bolo de abóbora? Pois é acho que o senhor não andou muito por estes lados...

Ingredientes:
Massa
  • 100g de farinha de trigo
  • 150g de farinha integral T150
  • 40g de azeite
  • 80g de manteiga vegetal muito fria em pedaços
  • 1/4 cl chá sal
  • Água gelada q.b. (algumas colheres de sopa)
Recheio
  • 7 maçãs (um pouco mais de 1kg)
  • 2cl sopa de sumo de limão
  • 1 pitada de noz moscada
  • 1 pitada de pimenta cayenne
  • 1 pitada de gengibre
  • 2cl chá de canela em pó
  • 70g de açúcar amarelo
  • 40g de manteiga aos pedaços

Preparação:
Numa taça colocam-se as farinhas, o sal, o azeite e a manteiga e com um garfo mistura-se tudo. Depois deita-se pouco a pouco a água gelada enquanto se amassa bem todos os ingredientes. O resultado será uma massa bastante suave. Enrola-se num pedaço de película super aderente e guarda-se no frigorífico durante 1h.

Entretanto descaroçam-se, descascam-se e cortam-se as maçãs em fatias finas para uma taça grande. Deve-se ir ensopando as fatias com o sumo de limão para não oxidarem. Depois de se cortarem as maçãs juntam-se na taça os restantes condimentos (tirando a manteiga) e mistura-se tudo muito bem.

Divide-se a massa fria em duas bolas, uma ligeiramente maior que a outra. Estende-se a maior sobre non-stick baking paper (compra-se no Lidl mas acho que também se pode usar papel vegetal) e coloca-se numa tarteira. A borda da massa deve sobressair um pouco. Enche-se a tarteira com o recheio de maçãs e coloca-se a manteiga aos pedacinhos por cima.

Estende-se a bola de massa mais pequena de modo a ficar um pouco maior que o diâmetro da tarteira e coloca-se por cima do recheio. (Em tão poucas palavras faz-se algo que para mim é tão difícil de se fazer, as minhas tartes parecem algo saído do Frankenstein!). Pressionam-se as bordas da tarte até ficarem bem unidas e faz-se um orifício no centro da tarte para permitir a humidade escapar - senão a massa fica horrível. Pega-se num bocado de folha de alumínio e modela-se uma chaminé para se colocar nesse orifício.

Leva-se a tarte ao forno pré-aquecido (200ºC) durante 45min. Serve-se morna ;)

4 comentários:

  1. Deve ser tão especial essa tarte!!!!
    Comecei logo por gostar do facto de levar azeite. Depois as especiarias com a maçã que festim para o paladar. Já lanchava Marta! Mais ainda porque estou com uma fome dos diabos.
    Pronto, vou lanchar à rua!

    ResponderEliminar
  2. Ehehe levei-a lá para o local de estágio e a minha colega aprovou. Fica mesmo boa morninha e com um cheirinho extra a canela. É certamente algo a repetir.

    Bom apetite =)

    ResponderEliminar
  3. Quem não gosta de maçã?? e de canela??? e que dizer pôr tudo isso numa tarte? Um resultado magnifico, devia estar uma delicia...

    Beijos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  4. eheh muito obrigada Paula! Realmente a maçã e a canela são dois ingredientes que se juntam de uma forma fantástica :) e o resultado costuma ser divinal, seja em tartes, pures, assados...

    beijinhos e resto de bom fim de semana =P
    Marta

    ResponderEliminar