sexta-feira, 15 de abril de 2011

BCFV e Cheesecake de Manga

 
Hoje começo por falar da infância, o tema actual da BCFV. No entanto, nada como uma foto apetitosa para aguçar o apetite e a curiosidade! Espero sinceramente que esta partilha de ideias seja de alguma forma útil ^^'

Não é novidade nenhuma que a obesidade infantil está a aumentar. É difícil resistir aos miminhos doces ou à birra por um gelado. Não sou minimamente contra as pessoas serem rechonchudas, o problema é mesmo quando a gordura vem aliada à doença. A culpa não é só da alimentação… a genética tem um peso forte sobre esta questão. É sinceramente das coisas mais frustrantes que já encontrei, a genética. Especialmente quando parece trazer apenas coisas más.

Fui sempre um bebé grande e rechonchudo. Os meus pais não se poupavam aos miminhos e todos os dias lá ia um kinder antes do jantar. Andei quase sempre ali a roçar o extremo do excesso de peso, perto da obesidade mas sem nunca lá chegar, por enquanto... Tudo bem. Sobrevivi à infância e adolescência, aos “não comas isto que estás muito gorda!”, “se fosses mais magra até namorava contigo…” e “pareces uma bola com elasticidade”. Uma pessoa tem de levar estas coisas a bem, seja durante um ou mais anos. E agora aos 21 anos aparecem as doenças, genéticas maioritariamente e previsíveis, mas limitadoras e preocupantes. Que perspectiva de vida. A sorte é que até me estou a habituar bem à dieta (resta ver é se resulta).

Mas já estou a fugir ao assunto. Existem já vários tópicos em vários sites sobre a obesidade, existem mil e uma formas de reduzir o peso, o que eu queria falar era a forma de como se trata do assunto. Epá, tudo bem, se tem que emagrecer tem que emagrecer mas já vi maneiras terríveis de se fazer isso! E não pensem que é só por dizerem “não podes comer isto nem aquilo porque estás gorda e podes ficar doente” que a criança/jovem e até adulto vão fazer isso. E se há algo que me criou complexos ao longo da vida foi ter os meus pais a dizerem-me isso ano após ano, ás vezes mais que uma vez por semana. Podiam ter razão… e de certeza que foi por me quererem bem. Mas quando penso nesses anos passados (21 anos impõem alguns limites) ainda me vêem as lágrimas aos olhos. E agora como estudante de enfermagem ainda vejo alguns profissionais de saúde a dizer às crianças “não podes comer doces!” como se fosse a coisa mais fácil de mundo, deixar de comer algo que todos os amigos comem e não só!, nós gostamos de comer! É importante que se preocupem com a saúde dos pequeninos, mas há que compreender o que estão a passar, é tentar ajudá-los e não faze-los sentirem-se ainda piores.

Tirando raras excepções de perigo de vida, nenhuma dieta adequada exclui por completo o que quer que seja. Da minha experiencia as melhores dietas são as que mantêm uma pessoa satisfeita, o que é possível, mesmo não comendo fritos, doces e salgados a toda a hora. A melhor dieta para uma criança com excesso de peso/obesidade, é carinho, miminho, e comida agradável e saborosa. E quanto aos adoçantes… Que posso dizer, a maior parte é capaz de ser pior que o açúcar. Porque é abusado. Não há mal em usar açúcar – e até pode ser integral, mel ou geleias (que sempre trazem nutrientes atrelados), mas se é para diminuir o consumo não é para fazer batota e trocar por outros que tais. O paladar habitua-se… lentamente mas lá vai. E quando se merece um doce, epá que seja um a sério! (Com conta peso e medida.)

E claro, como de pequenino se torce o pepino… O melhor conselho que tenho a dar é começar a dar doces aos meninos e meninas o mais tarde possível. Porque enquanto não se provar, não se quer mais!

E agora, chega de conversa fiada ;) e vamos ao que realmente interessa!

CHEESECAKE DE MANGA


Ingredientes:
  • 1 pacote de bolachas de aveia
  • 90g de manteiga vegetal à temperatura ambiente
  • 500g de tofu
  • 1cl sopa de essência de baunilha
  • 250ml de leite de soja
  • 1cl de chá de flocos ágar-ágar
  • 3 a 4cl sopa de geleia de agave
  • 1 pacote de polpa de manga integral congelado
  • 2cl sopa açúcar mascavado
  • 2cl sopa de água
  • 1cl café de flocos ágar-ágar

Preparação:
Trituram-se as bolachas de aveia muito bem e misturam-se com a manteiga muito bem. Com esta mistura forra-se uma tarteira redonda de fundo amovível, fazendo pressão com as mãos para ficar bem colado.

Numa taça grande coloca-se o tofu cortado em pedaços e a essência de baunilha. Com a varinha mágica passa-se tudo muito bem até fazer uma pasta homogénea. Entretanto coloca-se o leite de soja ao lume com 1cl de chá de ágar-ágar e ferve-se durante 5min, até os flocos desaparecerem. Deixa-se o leite arrefecer um pouco até começar a engrossar, junta-se à pasta anterior e mistura-se bem. No fim junta-se então a geleia de Agave tendo cuidado para que o recheio não fique muito doce. No meu caso coloquei quase 4cl de sopa porque o leite de soja usado (também para o tofu) não era de compra. Esses geralmente já têm um sabor mais neutro pelo que não será preciso adoçarem tanto.

Deita-se o recheio na forma, por cima das bolachas e leva-se ao frigorífico durante 20-30min ou até solidificar.

Num púcaro coloca-se a polpa de manga, a água, o açúcar e a colher de café de flocos de ágar-ágar. Ferve-se esta mistura durante uns minutos e depois deixa-se arrefecer durante algum tempo. Antes de começar a engrossar coloca-se o doce por cima do cheesecake, usando uma colher de sopa, e leva-se de novo ao frigorífico durante uns minutos.

É só desenformar e servir, bom apetite!

16 comentários:

  1. Olá, querida

    "Então ficaram todas as crianças a sua INFÂNCIA a passar seus anéis azuis de orvalho".

    Vc abordou um aspecto importante da infância... fui criança rechonchudinha também... e a "fama" fica até hoje que estou com peso no normal pra minha idade... com as devidas restrições, claro!!!
    Vc foi firme em algo que compactuo igualmente: é falta de carinho... de mimo... a busca desenfreada de doces... aprendi isso na faculdade: carência afetiva mesmo... eu ia correndo pros doces, enquanto as amigas pros salgados...
    Claro que é fácil falar:não coma doces...
    Fico a imaginar uma criancinha diabética... que sofrimento!!!
    Foi muito bom ter colaborado com uma tema relevante e, muitas vezes, esquecido... obrigada...

    Hoje, o meu desejo de paz e alegria é para vcs que:

    "...estendem o seu conceito
    de vida,
    e a veem na gota de orvalho".
    (Lice)


    Obrigada pela sua linda participação...

    Orvalho do Céu é uma “Chuva de Néctar da Verdade”... ou Palavras de Deus...

    É isso que lhe desejo nesse tempo que estamos entrando...
    Uma Abençoada Semana Santa e uma Páscoa extremamente feliz!!!
    Bjs de paz e achocolatados

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo que aqui partilhas e cheio de bons ensinamentos que todos deviamos seguir pequenos ou grandes o pior é mesmo começar hehehe.
    Este cheesecake ficou o maximo e muito tentador,

    beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  3. Não foi conversa fiada, absolutamente!
    Você levantou o problema de obesidade infantil, tendo vivido essa experiência, que até hoje lhe traz más lembranças.
    Você mesma tem algumas dicas, como adiar a oferta de doces, porque fatalmente a criança vai gostar, e "premiar" com doces, mas de modo limitado.
    Por falar em limites, é outro desafio que vale para a educação como um todo.
    Muito boa reflexão!
    Quanto à cheesecake, já fiz várias, mas não de manga. Gosto muito de cheesecakes!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. boas falas e boas ideias. a receita então, é um absurdo de boa. ficou linda sua preparação. bom final de semana

    ResponderEliminar
  5. Olá, Marta! Vim passear pelas participações na blogagem, e encontro aqui na sua uma ótima reflexão e uma deliciosa receita, parabéns!
    Aprendi a gostar de cheesecake há pouco tempo, muito boa sua versão leve e com frutas :-)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Ola, Marta!Sei bem o que falas, fui uma criança rechonchuda(e ainda sou)e embora tenha passado por uma longa fase de peso normal, hoje estou novamente redondinha, cheguei a conclusão de que não é bem o que comemos, mas sim como...Penso que a maior causa da obesidade é psicológica, é tentarmos matar a fome psicológica com comida...e assim nunca ficamos satisfeitos.
    Adorei tua receita!Muito saudável!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  7. Que delicia de receita e de texto..Paz e bem

    ResponderEliminar
  8. Olha só, no meu post sobre a infância comento que não tenho fotos pq eu estraguei todas. Eu me detestava em fotos por ser gorda. Tinha horror de uma certa pessoa de padrão que me chamava de lua cheia e quando ele teve uma morte crudelíssima e eu criança, fiquei feliz e disse : bem feito! Minha neta está assim e eu fico muito triste também pq não consigo ajudá-la em todas as minhas tentativas. Aos sete anos minha mãe me levou ao médico para regime. Continuo gordinha até hoje. Agora já não consigo fazer dietas. Parabéns por abordar o assunto! Bjbjbj

    ResponderEliminar
  9. desculpe-me pelo atraso,mas com essa fantástica coletiva e interação,com sua postagem tão contudente saio com meu aprendizado em dia!
    Obrigada pelo carinho da visita
    Boas energias,paz,saúde,sucesso!
    Mari

    ResponderEliminar
  10. olá, eu tambem estou na blogagem coletiva fases da vida....da uma passadinha la no meu blog tambem:
    http://anacristinap.blogspot.com/2011/04/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html
    parabens e obrigada pela receita, eu adoro cheesecake!!
    anacristina

    ResponderEliminar
  11. Penso que as crianças de hoje, assim como os adultos, tem um peso maior, devido a falta de exercícios físicos. Acho legal que adquira um podometro para medir os passos que dá no dia e ver se não é culpa do sedentarismo o seu sobrepeso.
    Todas as segundas-feiras, acontece na blogosfera a "Dieta Coletiva" - blogueiras se ajudando mutuamente na conquista do emagrecimento saudável. No meu blogue tem o banner que leva ao blogue da Dieta, se te interessar. Artigos ótimos já foram publicados com a supervisão de uma profissional e ao lado na sidebar, os links para os blogues que aderiram a essa iniciativa.
    Boa sorte! Beijus,

    ResponderEliminar
  12. Menina, você abordou um tema muito importante.
    Nos preocupamos com tantas coisas, e as vezes esquecemos dessa parte.
    Muitas pessoas acham que criança gorda e sinal de saúde. Ficam até bonitinhos,portanto, com o tempo isso se transforma em um problema sério.
    Estou preocupada com meu neto mais velhos, que hoje está com 14 anos. Ele está engordando muito.
    Gostei muito de sua participação. Beijos

    ResponderEliminar
  13. Querida Marta,
    finalmente cheguei aqui!
    O teu texto é muitissimo importante. Focar a obesidade infantil e os traumas que isso acarreta, faz-nos repensar muita coisa...

    Brevemente chegará a Páscoa e lá terei eu de esconder as ofertas da familia, pois prefiro dar docinhos caseiros à minha filhota. Inclusivamente porque ela já está habituada a produtos alternativos mais saudáveis, como alfarroba, açúcar integral, leite de soja, natas de soja, tofú, etc...
    O teu cheesecake de manga está...irresistivel!!!
    Beijinhos nessas bochechinhas lindas da foto.
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Passando para interagir com a coletiva da infância que está um luxo!!!
    GOSTARIA DE DIVULGAR AQUI A PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO MEU BLOG,QUE FEZ DOIS ANOS DIA 15.AOS AMIGOS QUE VISITAREM A PARTIR DESTA DATA AO DIA 30/04 ESTAREI SORTEANDO UM LIVRO A ESCOLHA DO GANHADOR,DENTRO DA TEMÁTICA DO SEU BLOG OU NÃO E ENVIAREI PARA QUALQUER CIDADE NO BRASIL OU NÃO.LIVRO DE VERDADE!!!

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigado a todas, desde já, pelos vossos simpáticos comentários ^^ É muito bom ter este apoio ehehe

    Este receita de cheesecake é muito boa e fresquinha, sabe bem nesta época ehehe.

    Infelizmente sim... a obesidade tem muito de psicológica. Dai tornar as coisas ainda mais difíceis! E depois uma pessoa quer parar, não consegue, sente-se mal com isso e ainda vai fazer pior. É um ciclo sem fim e podia muitas vezes ter sido prevenido desde a infância. Mas pronto tudo é possível, e não é preciso apenas força de vontade, é preciso muito apoio da família e dos amigos.

    Claro, culpo muito o sedentarismo xD Por isso é que agora tento fazer 1h de exercício 3/4x por semana, se bem que o meu estágio de agora dificulta um pouco isso devido ás horas que leva... Mas felizmente perdi 10kg desde que comecei esta dieta e apesar da Páscoa não ter ajudado, devo continuar no bom caminho. Ser estudante de enfermagem e de nutrição tem as suas vantagens xD

    Eheh as crianças até podem ser gorduchinhas, cada um tem o seu tamanho. O importante é que isso se deva a alimentos saudáveis e não a doces em exagero.

    E prontos, após uma semana a comer como comia antigamente, estou de volta ao vegeterianismo e a comer com "pés e cabeça".

    beijinhos a todas!

    ResponderEliminar
  16. oi, obrigada pela visita! da uma espiadinha tambem no blog que fiz pra minha mae:
    mariazinha.blogspot.com
    obrigada

    ResponderEliminar