segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dieta Colectiva - Bolo de Alfarroba

E mais uma semana passou. Esta será a minha última semana em pediatria no CS, mas ainda há muito trabalho a fazer! Entretanto chegou mais um dia de Dieta Colectiva e eu apeteceu-me postar um bolo que fiz ontem, super delicioso e, claro, sem ovos nem leite de vaca ^^
Para mim não há dieta que não inclua bolos ou doces de vez em quando, é a única forma de uma pessoa se conseguir controlar depois. E portanto, para além das bolachinhas de alfarroba que tenho vindo a comer, das tostas com manteiga de amendoim (yummi!), da festa de anos e do bolo e pizza de ontem até perdi 0.5kg, o que é bom, tendo em conta que estou quase no meu peso habitual.

Em nome da dieta colectiva, vai aqui um pequeno resumo dos benefícios da alfarroba:

O chocolate tem vindo a ser substituído pela alfarroba em muitíssimas situações. A alfarroba tem um sabor similar ao do chocolate (mais doce até, pelo que quando se substitui numa receita deve-se colocar menos açúcar e um pouco mais de gordura). Tem sido utilizada para tratar distúrbios do foro intestinal, aliás, se forem ver às fórmulas de leite que se dão às crianças para tratamento (diarreia) são capazes de encontrar lá a nossa querida alfarroba!
Ao contrário do chocolate, a alfarroba não possui cafeína e ainda tem um elevado teor de cálcio, fósforo e vitaminas.

Eu, pessoalmente, não concordo que se deva abolir o chocolate, até porque uma alimentação variada é a melhor, mas diria que seria uma boa escolha acrescentar então a alfarroba à nossa cozinha :)

Ingredientes:
  • 1 chávena de farinha de trigo integral
  • 1 chávena de farinha de trigo com fermento
  • 1 chávena de farinha de alfarroba
  • 1/2 cl chá de fermento químico
  • 1/2 chávena de açúcar mascavado
  • 4 cl sopa de azeite
  • 1 cl sopa de essência de baunilha
  • 2 maçãs pequenas
  • 1 chávena de água a ferver

Preparação:
Numa taça grande juntam-se todos os ingredientes secos e misturam-se bem.

Entretanto descaroçam-se as maçãs e cortam-se aos pedaços para uma taça ou um copo próprio para depois reduzir a puré com a varinha mágica. (não é preciso descascar as maçãs).

Acrescenta-se o puré às farinhas, o azeite, a essência de baunilha e a água e mexe-se bem.

Coloca-se o preparado numa forma de buraco (untada e enfarinhada) e leva-se a forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.

Cobertura:
Coloca-se leite de soja numa panela (1 copo) com 1 cl de sopa de natas de soja, 1 cl de sopa de açúcar mascavado e 2 cl de sopa de farinha de alfarroba. Leva-se a aquecer em lume brando até engrossar.

Por cima pode-se acrescentar ainda coco ralado que fica uma delícia!
Bom apetite a todos! :)

5 comentários:

  1. Ficou bem mimoso o teu bolo e devia estar mesmo uma delicia, uma optima sugestão sem dúvida...

    beijinhos e boa semana !!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Marta, adorei este bolo!Também sou fã da farinha de alfarroba e além das vantagens que citaste, acho que ainda há outra, é muito económica, pois usamos muito menos quantidade que o chocolate e ainda temos estes benefícios. Agradeço a tua visita e comentário nas bolachinhas cítricas, são realmente deliciosas, mas se as fizeres aconselho-te a colocar menos manteiga(ou margarina), metade da quantidade, talvez, acho que ficará melhor, pelo menos é o que vou fazer da próxima vez e utilizar amêndoa triturada em vez de moída. É com as experiências que aprendemos!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. E viva a temporada dos bolos na blogosfera! Também publiquei um, mas de urtiga e noz.
    Quanto ao teu mui original bolo de alfarroba (nunca tinha visto com maçã e azeite) fiquei com uma tremenda vontade de testar cá por casa.
    O teu e o da Josy, um fantástico pão-de-ló de fécula de batata que mais parece uma nuvem do céu!
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Nossa. este bolo é novidade para mim... e parece otimo! Vou tentar! bjkas boa semana!!!

    http://gavetinhasdadri.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida
    Estive viajando por 20 dias e estou com as visitas em "dívida"... mas vou, aos poucos, recuperando o contato e apreciando o seu Blog que tanto gosto de fazer...
    Espero que tudo esteja na perfeita paz!!!
    O meu apreço fraterno
    Deus seja a sua Força!!!
    Fraternalmente,
    Roselia (Orvalho do Céu)

    ResponderEliminar