segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dieta Colectiva - Seitan no forno

Hoje é o meu primeiro post de Segunda-feira para a Dieta Colectiva e não só. Dieta é tudo o que se come (não implica sequer fazer uma alimentação para perder peso). De qualquer das formas acho este prato bastante saudável (especialmente se acompanhado de uma salada e sumo de frutas), pelo que achei bem pô-lo aqui neste dia. Aviso-vos já que é delicioso! Algo a repetir cá em casa, certamente.

Não sei se vale a pena referir mas já que o post é então dedicado à Dieta Colectiva... Meço portanto 1,64m e peso 68kg de momento (1kg a mais desde a Páscoa, porque terá sido? eheheh). A minha dieta, assim meio vegetariana mas muito flexível, é mais no sentido de regular os níveis de colesterol no sangue. Mesmo assim tenho perdido bastante peso, já vai em 10kg, o que é obviamente agradável. Mas a melhor parte é experimentar cozinhar com estes novos sabores, que não deixam de ser óptimos e fazem obviamente parte de uma refeição variada.

Vamos então à receita?

Ingredientes:
  • 500g de seitan
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1cl sopa colorau
  • 1cl chá de sal
  • 4 cl sopa azeite
  • 100ml vinho branco
  • 250g de batatas pequenas

Preparação:
Corta-se o seitan em tiras com 1cm de espessura e colocam-se num recipiente. Numa taça à parte junta-se o alho picado, a folha de louro em pedaços, o colorau e o sal (em nenhum dos casos as colheres precisam de estar bem cheias), o azeite e o vinho branco. Mistura-se tudo e depois verte-se sobre o seitan, espalhando bem sobre toda a superfície das fatias. Deixar de um dia para o outro.

Descascam-se as batatas pequenas e cortam-se em quatro ou ao meio, dependendo do tamanho. Entretanto colocam-se as fatias de seitan num tabuleiro para ir ao forno, com o molho onde esteve a descansar. Colocam-se as batatas à volta e rega-se com vinho branco de forma a cobrir quase as batatas por completo e um fio de azeite. Pode-se acrescentar uma pitada de sal, a gosto.

Leva-se o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 1h15minutos. Eu gosto de deixar bastante tempo para tanto as batatas como seitan apurarem bem o sabor do molho. Não esquecer, ir virando a carne e as batatas durante esse tempo.

Depois é só tirar e servir com arroz integral ou salada. Bom apetite!

7 comentários:

  1. 10 kgs! Ó pá eu também quero perder alguns!
    Mas no meu caso, vegetariana já sou, tenho é de voltar à ginástica. Pois antes fazia 2 horas por dia e agora, nem 2 segundos!
    E... tenho mais um agravante: a idade :(
    Estou às portas dos 40...
    Enfim, não me incomoda nadinha mas... perdia uns 5/10 kilinhos de bom gosto.
    Quanto ao seitan, é uma delicia no forno. Posso mostrar-te o meu:
    Seitan lardeado no forno
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Epa mas a mim para a além da mudança alimentar também passou por outras coisas xD Aliás eu só engordei esses 10kg devido a alguns problemas na universidade que é muito competitiva sim, e ás vezes não da forma mais saudável... Foram tempos difíceis e eu claro refugiava-me na comida. Claro que chegou um dia que eu disse que tinha de parar (bem o colesterol ajudou muito.. assusta ter aqueles valores)

    Por acaso também já não tenho conseguido tempo para o exercício, não tenho é comido tanto, porque também não tenho tempo. A ver se quando mudar o local consigo outra vez tempo, eu fazia 1h por dia eheheh.

    Epa o teu também ficou com muito bom aspecto! Este aqui eu fiz com o molho que a minha mãe costuma fazer para o borrego assado que é um dos meus pratos favoritos ^^' com o seitan também fica muito bom e, atrevo-me a dizer, mais saudável. O azeite é melhor que a gordura animal.

    beijinhos =P

    ResponderEliminar
  3. Um pratinho de aspecto bem saudável mas que ainda não me atrevi a comprar o seitan, a ver se agarro coragem para provar e comprovar a delicia,

    beijinhos e boa semana com tudo de bom!!

    ResponderEliminar
  4. O teu seitan tem um aspecto fantástico! Na minha faculdade costumam fazer um seitan óptimo, com pimentos. Decidi experimentar, comprei uma embalagem de seitan no pingo doce mas tinha um cheiro mesmo, mesmo nauseabundo, nada a ver com o seitan da minha faculdade! pensei que cozinhando-o ia passar, que fosse mesmo assim, mas só piorou, nem consegui provar o que cozinhei e tive de deitar tudo no lixo. É normal o seitan cheirar sempre mal ou o que comprei estava estragado?

    ResponderEliminar
  5. Ola Anouska :) Na minha experiência o seitan não tem sequer nem um cheiro nem um sabor muito notáveis. Costumo comprar daqueles frescos no Celeiro e agora até comecei a fazer o meu próprio seitan (super fácil). Comprei uma vez seitan comercial num frasco em conserva mas sinceramente ainda não me deu na cabeça experimentar :X

    Tendo em conta que o seitan é feito basicamente de gluten e farinha, o cheiro e sabor vem dos temperos que se lhe acrescenta. Mas não devia de todo saber mal! Acho sinceramente que devia estar estragado :/

    beijos e boa sorte para a proxima ^^' aconselho-te mesmo o seitan do Celeiro, acho que é relativamente barato e até agora ainda não fiquei desiludida.

    ResponderEliminar
  6. Fui ver o seitan do celeiro e realmente é mais barato que o que tinha comprado no pingo doce, vou de certeza voltar a experimentar, quando o cheiro do outro se começar a desvanecer da minha memória :P Como fazes o teu próprio seitan? Podes publicar aqui no blogue? Beijinhos e obrigada, espero ter mesmo mais sorte para a próxima ^^

    ResponderEliminar
  7. Anouska, acho que os produtos tipo tofu, seitan e isso ficam todos mais baratos no Celeiro O.o só ainda não comparei o preço dos chouriços e isso. Além disso muitos são biológicos e prontos, tenho um pouco mais de confiança com produtos com validade pequena xD

    É muito fácil e talvez ate mais barato fazer seitan, estou só a espera que o meu acabe para fazer de novo e tirar fotos ^^'

    Boa sorte para o teu prato de seitan :D fico a espera para vê-lo.

    beijinhos

    ResponderEliminar