segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tofu Mexido


É verdade, andei aí uns bons tempos sem postar... O final do ano foi cansativo, e acabei por também deixar de fazer tantos pratos vegetarianos. Na verdade o que mais me encanta nesta área é a possibilidade de fazer doces e bolos sem utilizar ovos, que é o meu maior problema. Mas já não como um único ovo desde há meses, e os aniversários saem cada vez mais colesterol-free. Com a diferença que o chocolate ainda é do normal, porque é o mais barato ^^

De qualquer das formas... Achei que era altura de voltar a tirar fotos aos pratos que ando a fazer, e a explorar mais coisas vegetarianas. Esta receita tirei-a do canal Everyday Dish, no youtube. eles têm lá imensas receitas vegetarianas fantásticas! Só não dizem as quantidades (essas estão no site, pago), mas quem precisa delas? Este prato é uma autêntica gulodice, ando a come-lo à 3 dias seguidos e tou ansiosa para voltar a faze-lo amanha de novo ao almoço (é só para gastar o tofu!! - na, é mesmo por gulodice).

Ingredientes:
  • 1/4 de 500g de tofu
  • 6 a 7 cogumelos laminados finamente
  • 1 cebola fatiada
  • 1/2 cl sopa de alho em pó
  • 1 cl sopa de levedura de cerveja
  • 1/2 cl sopa de molho de soja
  • pimenta e azeite q.b.

Preparação:
Este prato é extremamente fácil de fazer e relativamente rápido. Numa frigideira coloca-se uma colher de sopa de azeite e aquece-se a gordura em lume médio-alto. Quando já estiver quente, esfarela-se a fatia de tofu em pedacinhos pequenos e deixa-se fritar até dourar. Entretanto fatiam-se os cogumelos e a cebola.



Depois do tofu estar dourado, coloca-se o alho em pó e a levedura de cerveja e mistura-se muito bem. Quando a levedura de cerveja estiver bem incorporada no tofu juntam-se os restantes ingredientes e deixa-se a saltear durante 5min em lume médio-alto. Costumo juntar mais uma colher de sopa de azeite neste ponto para evitar que os ingredientes sequem demasiado, mas também se pode juntar um pouco de água ou caldo de legumes.



Após a cebola e os cogumelos estarem bem cozinhados tempera-se com pimenta a gosto e adiciona-se o molho de soja, mexendo bem.

Bom apetite!

3 comentários:

  1. Quem é vivo sempre aparece!!!!
    Estranhei a tua ausência e senti a falta da tua presença...
    Espero que continue tudo espetacularmente bem e que o curso de enfermagem te dê "tréguas" durante as férias :)
    Gosto muito de tofú mexido, só nunca fiz desse modo. Lá na Tofulândia do meu blog tenho um todu mexido publicado.
    Beijinhos,
    bem vinda ao nosso convivio.
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Olá, gostei muito do aspecto do prato!Ando a experimentar uns pratos vegetarianos, mas ainda não me aventurei no tofu, não vejo a hora de provar, esta receita está tentadora!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Rute, muito obrigada! Realmente naquelas últimas semanas desleixei-me bastante! Muita preocupação, com a escolha da monografia e do grupo. Mas agora prometo compensar :D

    Lina, o tofu é por norma muito sensaborão, e fiquei no início bastante decepcionada com o sabor. Mas este tofu mexido é tudo menos sensaborão! A gente prova uma colherada e é tipo uma explosão de sabores, e muito bons por sinal :D eu até como sem adicionar sal nenhum, acho que não precisa!

    beijinhos

    ResponderEliminar