sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Iogurtes de Soja (take 2)

Consegui!!! Após imensas, imensas tentativas e de chatear imenso a Rute consegui finalmente fazer um iogurte (natural) de soja com uma consistência de jeito! Inspirei-me num video do youtube com a chef Miyoko Schinner. Em vez de se utilizar leite de soja em pó para ajudar na consistência, utilizam-se cajus, que para além de ajudar a tornar o iogurte mais cremoso e consistente também lhe dão um saborzinho mais neutro a leite (não sabe tanto a soja). Estes iogurte ficaram super saborosos! Aliás eu deixei-os naturais, apenas com um pouco de açúcar. Vamos lá ver então:

Ingredientes:
  • 800 ml de leite de soja (usei da marca Frias c/ cálcio)
  • 1 iogurte de soja natural (usei da Alpro)
  • Cajús
  • Açúcar a gosto

Preparação:
Antes de mais, preparam-se os recipientes onde se irão colocar os iogurtes. Eu fervo cerca de 1 litro de água e coloco em todos eles e nas tampas durante uns minutos.
Depois coloco os copos e tampas "virados de cabeça para baixo" sob um pano limpo, para secarem e arrefecerem.
Entretanto começa-se a preparar o iogurte. Como me acabei por inspirar numa receita americana usei um pouco a medida deles. Sendo assim, colocam-se numa liquidificadora cerca de 1/2 de uma chávena de cajús e 1 chávena de leite (daqueles 800ml). Colocar na velocidade máxima até os cajús estarem bem moídos e desaparecerem no leite. Este fica com uma consistência tipo natas.
Num púcaro coloca-se o restante leite, o açúcar (coloco 2cl de sopa de açúcar amarelo abaunilhado), a mistura de leite e cajús e o iogurte natural à temperatura ambiente. Mistura-se bem com uma vara de arames e aquece-se. Eu costumo pegar num pouco da mistura com uma colher e deitar sob a zona onde se mede o pulso, quando se sentir morno é porque está bom.
A partir daí é deitar nos recipientes, fechá-los bem e colocar na iogurteira durante 8h. No caso de não terem iogurteira podem utilizar o forno (aquece-se a 50ºC durante uns minutos, colocam-se lá os iogurtes e deixa-se a lâmpada acesa ou vai-se reacendendo o forno de algumas em algumas horas), numa panela de pressão (coloca-se metade de água a ferver e metade de água fria até ao topo dos recipientes com iogurte e fecha-se bem a panela) ou simplesmente colocam-se os iogurtes ao sol, se estiver calor.

7 comentários:

  1. Conseguiste!!!
    Devem ficar mesmo especiais com cajú (natural, não é? não usaste torrado).

    Também dá com amêndoa concerteza. Pois recordo-me da Borboleta Africana ter feito um iogurte crudivoro só com amêndoas. Espreita aqui:
    Iogurte Crú de Amêndoa

    Beijinhos.
    Continuação de bom sucesso iogurteiro :)
    Rute
    P.s.-A amêndoa tem muito cálcio!

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com uma optima consistência e com o caju deve ficar mesmo saboroso. Vou ter de testar um destes dias...

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Rute, consegui! Não tens noção do quão feliz eu estou! E já fiz mais uns que vou por aqui que ainda ficaram mais consistentes *.* sim, usei os naturais. A pena toda é que tanto as amêndoas como os cajus naturais são ainda bastante caros :/gostava de encontrar uma forma de contornar isso... porque o leite de soja em pó também é caro. Esse iogurte crú tem um aspecto delicioso e nunca na vida pensaria que era crú! Qualquer dia ainda tento fazê-lo ^^

    paula Mariana, como a Rute disse, acho que também deve dar para fazer com amêndoas (vou tentar quando os cajús acabarem). Eu acho que ficam muito bons, especialmente para quem apesar de tudo não está muito habituado ao sabor da soja. Além disso o iogurte ganha mais nutrientes!

    beijinhos :D

    ResponderEliminar
  4. Olá, os teus iogurtes estão com óptimo aspecto!Tenho comprado iogurtes de soja, mas ainda não estou 100% fascinada por nenhum, acho-os muito doces e também são um pouco caros...
    Mesmo o cajú e a amêndoa não sendo baratos, deve compensar fazer os iogurtes em casa, quem sabe me aventuro...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É capaz, tenho que fazer as contas, especialmente agora que voltei a fazer leite de soja caseiro. Estou a desenvolver uma receita de leite de soja bastante bom e muito mais rápida de fazer que a minha antiga!

    O açúcar ajuda a tirar o sabor da soja acho, por isso é que exageram tanto. Também prefiro os meus, nesse aspecto ehehe

    Boa sorte com essas aventuras :D e beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Marta,
    experimenta fazer iogurtes com alga kombu em pó. Tal e qual como a amêndoa e o cajú, o segredo do teu sucesso tem a ver com o cálcio. Dai que uma das soluções para o iogurte de soja é juntar alga kombu em pó, muito rica em cálcio.
    Bjinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  7. Cálcio? hmmm realmente até comprei a alga para adicionar ao meu leite de soja fresquinho... supostamente o leite que eu comprava até tinha cálcio... bem o que eles dizem e o que é as vezes é diferente! Mas agora também vou experimentar com o meu leite de soja, portanto com sorte corre tudo bem :D Tenho é as 3 coisas em casa, preciso de escolher qual delas mantenho para o futuro... são todas elas caras!

    beijinhos

    ResponderEliminar