domingo, 7 de agosto de 2011

Mousse de Chocolate e Laranja (vegan)

Como não podia deixar de ser muitas das minhas pesquisas acerca de comida vegan têm recaído nos doces e sobremesas. Talvez porque esse seja o meu maior problema? Não aprecio propriamente doce de ovos, mas praticamente todos os doces acabam por levar ovos e eu adoro doces. Chegou então a altura da mousse de chocolate. Tenho visto imensas receitas de mousse de chocolate e eu a pensar que era uma coisa directa lá ia segui-las: tofu e chocolate, praticamente. Caramba, quem escreveu essas receitas claramente nunca comeu uma mousse! Aquilo fica qualquer coisa que se atira ao tecto e fica lá colada. Portanto fica aqui a minha receita de mousse de chocolate (com laranja, porque eu fico enjoada se for só com chocolate) que fez as delícias cá da casa, com o meu pai a pedir para eu repetir mais vezes! Foi fantástico ver a minha mãe (que nem gosta de doces) rapar uma tigela inteira e repetir ehehehe. Estava mesmo boa :D

Ingredientes:
  • 500g de tofu
  • 200g de chocolate (vegan?)
  • Raspa de 1 laranja
  • Sumo de 1/2 laranja
  • 4cl sopa de essencia de baunilha (para ser sincera a marca que comprei não parece dar muito sabor e então ponho bastante quantidade nos doces, porque adoro baunilha ehehe)
  • 1cl sopa de manteiga vegetal
  • 5cl sopa de açúcar amarelo
  • leite de soja a gosto

Preparação:
Numa taça média/grande reduz-se o tofu a puré com a varinha mágica, e junta-se o açúcar, mexendo bem. Tentar que fique sem grumos nenhuns.
Numa caçarola, aquecer em lume brando o chocolate desfeito com a manteiga, a baunilha e 2cl sopa de leite de soja.
(A ideia de acrescentar manteiga de amendoim à mousse era boa, antes de pensar na laranja e de perceber que a receita pedia claramente mais líquidos do que o que vinha escrito)

Quando o chocolate estiver derretido e bem incorporado com os restantes ingredientes, deita-se para a taça com o tofu e mistura-se bem.
E este é o resultado. Nada, mas nada parecido com uma mousse, não me venham com coisas! E não precisa minimamente de agár-agár! Portanto acrescenta-se agora o sumo e a raspa de laranja, mistura-se bem e vai-se acrescentando ainda leite de soja até ficar com uma consistência de mousse. Devo ter posto mais de 400ml, mas não tenho a certeza porque fui pondo pouco a pouco. Tem de ficar com este aspecto:
Fica mesmo com um aspecto e consistência cremosa, parecidíssima com a de uma mousse normal e muito, muito saborosa!

Coloca-se no frigorífico durante umas horas e serve-se frio, acompanhado (ou não) de raspas de laranja. Não costumo colocar muito açúcar, mas isso fica a gosto do freguês ^^ nenhuma receita agrada igualmente a todos. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário