quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Leite de Soja 2.0

Não me compensa fazer leite de soja para a semana inteira. Faço para os iogurtes e para o tofu (que, bem, duram para a semana inteira eheheh), mas prefiro os pacotes de compra porque duram mais quando abertos e eu uso pouco leite de soja simples. No entanto fui aperfeiçoando o leite para que me soubesse melhor, porque o de soja simples tem pouco que se lhe diga ^^' No entanto pelas minhas experiências este não funciona muito bem com os iogurtes, é mais para beber simples.

Esta receita é super fácil e muito, muito saborosa. Este leite é fácil de beber mesmo sem qualquer aroma extra (se bem que agora gosto de utilizar chás de baunilha e caramelo para vá, dar um aroma mais delicado).

Ingredientes:
  • 1 cháv. de chá de grãos de soja secos
  • 1l de água
  • 1cl chá alga kombu em pó (rica em cálcio)
  • 1cl sopa arroz
  • 1cl sopa aveia
  • pitada de sal

Preparação:
Num recipiente colocam-se os grãos de soja. Lavam-se bem e separam-se os grãos apodrecidos dos outros. Enche-se o recipiente com bastante água e deixa-se de molho durante 8-24h, mudando a água de vez em quando. Como deixo durante a noite acabo por mudar a água apenas duas vezes de manhã, mas até agora não tive problemas.

Opcional: Antes de se mudar a água pode-se esfregar os feijões entre as mãos para separar os feijões das peles, depois é só deitar a água fora que a maior parte das peles vai atrás. Nunca notei uma grande diferença no sabor do leite de soja com as peles ou sem elas, mas fica ao critério de cada um.
Passado o tempo de repouso, lavam-se bem os feijões de soja e colocam-se num liquidificador junto com o arroz, a aveia, a alga kombu e água apenas a cobrir a mistura. Reduz-se tudo a creme.
Coloca-se o creme numa panela grande (se necessário usar mais água para retirar todo o creme). Acrescenta-se a água e uma pitada de sal e mistura-se bem. Leva-se o leite a ferver em lume alto e depois baixa-se para lume médio durante mais 20 minutos. Mexe-se sempre até ferver (ter cuidado para que o leite não suba demasiado, se isso acontecer deve-se salpicar com um pouco de água fria e mexer bem), quando o leite estabilizar pode-se mexer só de vez em quando, que não pega.
Depois de pronto, verte-se o leite para um pano para coar o okara (as fibras do feijão de soja). Torce-se bem para aproveitar o máximo de leite possível e reserva-se o okara para outros pratos.

O leite está pronto para utilizar, pode-se aromatizar a gosto ou beber simples.

7 comentários:

  1. Amiga, gostei muito dessa receita, e achei-a interessante pois estou tentando colocar o leite de soja no meu cardápio, aos poucos creio que largo de vez o leite de vaca. Veremos..Bjokas

    ResponderEliminar
  2. É assim este leite, na minha opinião, fica muito melhor que o leite de compra. Se mesmo assim não der para beber simples, colocando um saquinho de chá a gosto enquanto ainda está quente também funciona muito bem ^^ espero que dê certo!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Acho a tua receita de leite de soja muito fixe.
    Fiquei na dúvida do seguinte:
    Fazes os iogurtes com esse leite caseiro?
    É que nunca consegui fazer iogurtes de soja com leite caseiro de soja, só de compra e com bastante percentagem de grão (10%).
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. ahaha queria, mas tal como disse no post este leite não dá muito bem para os iogurtes (é pena porque gosto muito mais deste sabor). No entanto depois de 2 desastres (primeiro um que fiz muita espuma, sem querer, depois com este leite) consegui fazer agora um bom iogurte de soja com leite caseiro. Tenho que usar é só soja, porque parece que o arroz e a aveia impedem ali qualquer coisa.

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Ah ok. Obrigada pela resposta.
    Pois de facto há mistérios ainda indesvendáveis nestas coisas de outros "leites".
    No entanto, já consegui fazer iogurte com 50% leite espelta + 50% leite soja (ambos de compra). Viste este link: Iogurte liquido de Espelta.

    Beijinhos à minha colega de laboratório.
    Rute

    ResponderEliminar
  6. Olá!Muito boa esta receita!Nem parece difícil fazer leite de soja!Eu não bebo leite no meu dia a dia desde a infância, por isso não tenho de fazer a substituição, mas para receitas a base de leite é muito bom saber como é feito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Rute, pois, o meu leite de soja com a aveia e arroz também ficou líquido xD mas isso não me dá tanto jeito a comer ehehe eles ficam saborosos claro, mas a consistência é diferente!

    Lina, nem sei como consegues passar sem leite ^^' uma pessoa hoje em dia é tão habituada a beber leite de manha, pelo menos. Como não consigo beber café simples, vai sempre mais leite que outra coisa, isso quando não como os cereais com leite. Mas fazer 1l de leite de soja que se estraga após uns 3 dias no frigorífico não compensa quando é apenas 1 pessoa a beber, estraga-se antes de se acabar. Mas sim, para as receitas, claro! eheh

    beijinhos!

    ResponderEliminar