terça-feira, 6 de setembro de 2011

Onigiri - Bolinhas de arroz

Pus-me a rever Rurouni Kenshin (Samurai X) e lembrei-me de experimentar este petisco que os japoneses gostam tanto. Tive a sorte de encontrar a receita num blog de uma japonesa (ver aqui) (também não é difícil, é dos primeiros a aparecer no Google). Segui a receita e o resultado foram vários onigiri super saborosos! Vou claramente fazer alguns para levar para os meus lanches, seja na faculdade ou no estágio. Enchem bastante e são saudáveis (especialmente se lhe retirarmos o sal característico). Vai aqui então a receita, muito fácil, apesar de ter vários passos importantes, especialmente na lavagem dos grãos de arroz.

Ingredientes:
  • 2 cháv. de arroz japonês ou para sushi (é o mesmo, desde que não esteja temperado)
  • 2 1/4 cháv água (para o arroz)
  • 1 salsicha vegan (ver aqui)
  • Alga nori

Preparação:
Começa-se por preparar a salsicha. Coloca-se a salsicha dentro de um saco de plástico com 1cl sopa de molho de soja, 1cl sopa de levedura de cerveja, mostarda e outros temperos a gosto, e cobre-se com água até meio da salsicha.
O recheio não é o mais importante da receita que pode ser feita sem qualquer recheio, no entanto, tradicionalmente os recheios são muito bem temperados (leia-se, salgados).

Depois começa-se a preparar o arroz. Sendo a estrela da receita o arroz deve ser manuseado com bastante delicadeza até porque se parte com alguma facilidade. O mais importante é fazer uma boa lavagem. Coloca-se o arroz num recipiente, cobre-se com água e mexe-se. A água deverá começar a ficar tipo leite. Deita-se a água fora e repete-se este processo 2-3 vezes. Depois, com pouca água e esfrega-se o arroz com a palma das mãos como se o estivéssemos a polir. Por último, volta-se a encher o recipiente com água, mexe-se e reenche-se até a água ficar quase limpa. Deita-se o arroz num escorredor e deixa-se aí durante cerca de 30 minutos.
Depois desse tempo, coloca-se o arroz numa panela com a água e deixa-se no frigorífico de 30 minutos a 1h, para absorver a humidade por igual. Por fim, coloca-se o arroz a ferver (tapado) por 1 minuto, depois em lume médio durante 4-5 minutos e em lume baixo durante cerca de 10 minutos (se no fim ainda tiver água, pode subir-se o lume durante uns segundos para evaporar a restante). Deixa-se descansar durante 10 minutos com um pano por cima (fora do lume), para que o arroz absorva a restante humidade e fique pronto para usar.

Entretanto corta-se a salsicha em rodelas e frita-se num pouco de azeite. Reserva-se.

Eu usei um método mais fácil para fazer as bolinhas, que de outra forma consistia em modelar com as mãos (com água e sal) o arroz quente. Como não tenho grande resistência ao calor decidi optar por uma forma mais segura, que passo a explicar:

Escolhe-se uma taça com o tamanho desejado para fazer os onigiri e cobre-se com um quadrado de papel celofane. Com os dedos espalham-se gotas de água para cobrir o papel, escorrendo depois o excesso, e por cima espalha-se um pouco de sal em redor (o arroz foi cozido sem sal, mas depois acaba por absorver ao modelar-se as bolinhas).
 Coloca-se o arroz por cima, sem pressionar.
Com o dedo, ou uma colher, faz-se uma depressão no centro, onde se coloca uma das rodelas de salsicha, e volta-se a cobrir com um pouco de arroz.
Depois, pegam-se nas pontas do papel celofane e rapidamente torce-se para retirar todo o ar e fazer uma bola.
Pode ficar com esta forma ou modelar-se com a forma de um triângulo, que penso eu ser o mais tradicional.
Assim estas bolinhas de arroz ficam já prontas para levar para fora, ou para se congelarem ou conservarem no frigorífico durante alguns dias. Não se costuma colocar logo a alga nori em volta pois fica com uma consistência mais elástica quando absorve a humidade do arroz. Deve-se colocar só quando for para comer. No entanto eu costumo cortar as fitas, tostá-las (atenção que não se consegue comer a alga crua! É muito elástica e não se parte. Eu costumo tostá-las numa frigideira, com a parte lisa por baixo, sem azeite ou óleo nenhum, até ficarem verdes. Quando a alga é preta é porque está crua), colocar por cima da bola de arroz (enrolada no papel celofane) e colocar mais papel celofane por cima, a cobrir. Assim tenho sempre as duas coisas juntas e é só montar na hora (a parte rugosa é a que deve ficar virada para o arroz).

Sayonara!

8 comentários:

  1. Muito giro sim senhora!!
    Deve ter ficado muito bom:)

    ResponderEliminar
  2. eheh fazem um bom petisco eu acho. Quero dizer, é maioritariamente arroz, mas eu gosto de arroz ^^'

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Visitamos agora teu blog e achamos muito simpático. Nós somos um portal de foodbloggers, e gostariamos de lhe convidar a nos visitar e fazer um cadastro,assim poderemos divulgar seus artigos em nosso site gratuitamente.
    Foodbrasil.net

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia essas bolinhas. Lembram o sushi mas noutro formato. Valeu! Assim os olhos comem variado :)
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  5. ehehe é bem parecido sim. Especialmente porque os japoneses para o recheio usam pickles -.- pickles de ameixas e isso (umeboshi). Mas odeio vinagre, é uma das coisas que me afasta do sushi (isso e o peixe cru).

    Isto é claramente o resultado de ver anime a mais xD sou viciada em ramen e agora nos onigiri!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Alguns pratos japoneses me encantam, como o sukiyaki. Os sushis foram feitos em casa apenas uma vez. Mas sushimi não me atrai.
    Esse ainda não provei, mas é sempre bom conhecer.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Parecem tão fáceis de fazer e uma excelente maneira de aproveitar os "restos" para os rechear... estes vão ser experimentados de certeza quando as aulas começarem, para levar para os meus jantares rapidos na faculdade!

    ResponderEliminar
  8. Olá Gina! O sukiyaki parece realmente fantástico! Ontem já fiz um tori nabe vegetariano, e para a semana vou fazer esse tal sukiyaki *.* Nunca provei sushi, mas ainda não tenho grande vontade de provar xD Sou um bocado esquisita com os ingredientes.

    Também os vou levar para a faculdade (mas para os lanches!) xD vai tar o pessoal todo no bar e eu muito comodamente sentada a comer os meus onigiri muahahaha

    beijinhos ^^

    ResponderEliminar