terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pão de Azeitonas



Olá!!! E bom Ano Novo a todos! :) Tenho andado bastante ocupada, mas decidi voltar até porque preciso de escrever as receitas ou esqueço-me delas e isso é que não pode ser. Sendo assim, tenho a dizer que hoje fiz anos e como prenda recebi uma maravilhosa Maquina de Fazer Pão! Sim claro, eu já sabia fazê-lo à mão, mas assim posso acordar com pão fresco pela manhã e por mim não há coisa melhor. Ter para pequeno almoço sempre o pão duro do dia anterior até faz perder a graça toda... mas que se pode fazer? Eu já acordo as 6h quase todos os dias, isto não dá para fazer pão à mão!

Já agora, andei a pensar e se calhar vou por aqui outras receitas de comida não vegetariana mas que prontos, também a faço e gosto xD

E bem... voltando ao assunto: segue então aqui a receitinha de um pão de azeitonas maravilhoso que me está a fazer as delícias do dia. É a receita para um pão pequeno, para 3 pessoas que não comem muito pão.

Ingredientes:

  • 55ml de água;
  • 50ml de azeite;
  • 1/2cl sopa vinagre;
  • 100g de massa velha;
  • 150g de farinha T65;
  • 1cl sopa glúten de trigo;
  • 1cl sopa de leite de soja em pó (ou leite normal em pó);
  • 1/2 cl chá de sal grosso
  • 1/2 cl chá de levedura seca;
  • 1 cháv. de azeitonas em fatias.

Preparação:
Na máquina de fazer o pão colocam-se primeiro todos os ingredientes líquidos e só depois os sólidos, sendo que o fermento deve ficar por cima da farinha. Por fim colocam-se as azeitonas.

Programa-se a máquina para Pão Normal, 500g, e no meu caso com a cor escura.

Bem, só digo, o resultado foi um pão ultra leve e fofo que mal se consegue cortar, mas cuja parte exterior está super estaladiça... ahh yummi! Com queijo creme por cima xD

2 comentários:

  1. Votos que 2012 seja imensamente feliz, repleto de sonhos realizados.
    É um dos mais meus favoritos, tem sabor muito agradável e é saudável.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Parabéns atrasados!!! Foi uma longa ausência, ainda bem que já regressáste!
    Bjs*

    ResponderEliminar