domingo, 9 de março de 2014

Almôndegas suecas

 
Desde que os meus amigos emigraram que comecei a ouvir maravilhas da comida do IKEA - sem contar com a desgraça da carne de cavalo. Ora apesar de IKEA's não faltarem em Portugal, uma das primeiras coisas que fiz (até porque precisava realmente de comprar coisas para a casa) foi experimentar as tais almôndegas. Que maravilha! Fiquei logo completamente apaixonada, e trouxe um saquinho de almôndegas congeladas, que se comem praticamente sem nada, só cozidas em água - tal é o sabor!

No entanto após o meu shopping spree parei de ir ao IKEA (é de notar que a minha forma de me deslocar aqui em terras de sua majestade é a bicicleta - recentemente roubada. Pelo que se não há necessidade de ir a um sítio, muito raramente lá vou!). De qualquer das formas não tenho espaço no congelador para sacos daquele tamanho. Pelo que se quero almôndegas tenho de as fazer, e o que não falta aí são ideias diferentes para comer almôndegas.

Esta versão, inspirada na versão sueca do IKEA, acaba por ser completamente diferente a nível de sabor (o que era intencional), mas muito deliciosa!

Almôndegas suecas


Para dar mais sabor ao prato, tecnicamente fritam-se as almôndegas na manteiga e prepara-se o molho directamente da manteiga. No entanto, para além de me dar mais trabalho (visto que neste momento o meu fogão está ocupado com a tralha que antes ocupava o espaço da bimby), perde-se todo ponto de se fazer uma receita light e mais saudável.

Receita (para 5):

  • 500g de carne de porco picada (magra);
  • 1 ovo;
  • 70g de leite magro;
  • 60g de pão ralado;
  • 1 cl chá de pimenta;
  • 1 cl sopa de sal grosso.
Molho:
  • 300g água;
  • 1/2 cubo caldo Knorr de galinha;
  • 1 cl sopa de molho inglês (Worcester sauce);
  • 1 cl chá de Agave;
  • 150g de natas magras;
  • 1 cl chá de manteiga;
  • 1/2 cl sopa de mostarda;
  • sal e pimenta a gosto;
  • salsa desidratada para decorar.

Preparação:
No copo da bimby coloca-se a carne, o pão ralado e o leite e programa-se 10seg/vel 7. Adiciona-se o ovo e os temperos e programa-se 15seg/vel 3. Retira-se a massa do copo e formam-se bolas pequeninas, no meu caso 60, sendo que utilizei 12 por refeição - daí 5 porções. Reserva-se no frigorífico pelo menos meia hora, ou conserva-se no congelador até usar.

Para confeccionar o prato coloca-se no copo todos os ingredientes do molho e tempera-se a gosto. Por cima coloca-se a Varoma com as almôndegas descongeladas e programa-se 20min/Varoma/vel 2. Depois deste tempo juntam-se as almôndegas ao molho e programa-se mais 5min/Varoma/cl inversa/vel colher.

Serve-se acompanhado com puré, massa ou batatas fritas a gosto, doce de morango/arandos ou então prepara-se uma taça só com almôndegas e molho, yummi.

Valores nutricionais por porção
Calories: 312
Carbs: 24
Fat: 14
Protein: 33
Sodium: 772
Sugar: 15

Sem comentários:

Enviar um comentário