sábado, 8 de março de 2014

Arroz de Alheira com Ovo escalfado

 
Às vezes os dias pedem por coisas simples. Durante vários dias andei a comer o cozido e depois a feijoada, e agora que finalmente posso voltar a fazer comida frequentemente, acabo por não ter tempo por ter uma aglomeração de turnos que dura até ao momento em que apanho o avião para voltar a Portugal. No entanto este desejo por comida diferente e ao mesmo tempo rápida continua. Apesar deste prato demorar ao todo cerca de 26 minutos, pouco tempo é passado na cozinha - a não ser no meu caso que tinha a loiça toda das refeições anteriores para lavar. O resultado é simples mas confortante, com sabor a Portugal.

Arroz de Alheira com Ovo escalfado


As alheiras, ao contrário das farinheiras, têm um conteúdo nutricional muito mais agradável à vista. Foi algo que nunca me ocorreu e motivo pelo qual nunca comi muito este petisco - só tinha uma pequena alheira no frigorífico, solitária no meio de farinheiras e chouriços de carne. Agora que tenho noção disto, tenciono usá-las mais vezes na confecção dos meus pratos. Isto é, quando trouxer mais de Portugal! A minha mala no próximo mês, já está combinado, vem cheia de enchidos. No entanto tenho ideia de um ou dois pratos tradicionais ingleses que tenho definitivamente de partilhar, fiquem atentos!

Receita (para 2):

  • 80g de arroz (usei Carolino);
  • 1 alheira;
  • 2 ovos;
  • 2 dentes de alho;
  • 1/2 caldo Knorr de galinha;
  • sal e pimenta a gosto;
  • 900g de água.

Preparação:
No copo da bimby coloca-se 900g de água temperada com o caldo Knorr, os dentes de alho e sal a gosto. Fecha-se e coloca-se a Varoma por cima com os dois ovos, cada um enrolado em película aderente, e a alheira com um corte ao longo do comprimento. Programa-se 8min/Varoma/vel 1.

Ao fim deste tempo coloca-se o cesto com o arroz no copo, volta-se a colocar a Varoma e coze-se por mais 17min/Varoma/vel 4.

Valores nutricionais por porção
Calories: 470
Carbs: 18
Fat: 21
Protein: 18
Sodium: 1315
Sugar: 2

1 comentário:

  1. Bom dia Marta,
    Ótima combinação de sabores, uma receita muito prática que originou uma refeição muito saborosa.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar