segunda-feira, 3 de março de 2014

"Chantilly" saudável



A lâmpada principal da casa fundiu-se!! Quando puder troco por fotos decentes.
Antes demais, fizeram-me chegar a mensagem de que o blog estava a ser dado como malicioso. Após muita pesquisa (e chagar o namorado informático), descobri que era apenas a referência a um blog que foi dado como malicioso. Retirei o link e agora o site deve estar limpo e disponível para todos!

Voltando ao assunto em mãos: Eu não tenho colocado receitas, mas não ando parada na cozinha! As experiências é que são muitas, e como qualquer experiência... algumas não correm tão bem. Mas ao fim de algumas tentativas (incluindo uma em que, por pouco, assassinava a minha bimby - por descuido meu claro!! É bom saber que à aparelhos que sobrevivem às minhas desgraças...) consegui recriar uma versão muito mais saudável de chantilly. Agora, não é exactamente igual. Fica um pouco mais frágil e com um sabor menos gordo, mas a ideia era essa certo? Para decoração, comer com uma fatia de tarte de maçã ou simplesmente ir comendo à colher, é um substituto maravilhoso! No entanto dúvido que possa ser utilizado, por exemplo, na confecção de cheesecakes em que as natas/queijo precisam de "endurecer".

"Chantilly" saudável


Xanthan gum parece ser a nova moda culinária, pelo menos no estrangeiro. É utilizado extensivamente nos restaurantes e na comida pré-feita, bem como em vários produtos light que se vêem à venda hoje em dia, como a maionese. Onde é que se vende? Para ser sincera não sei... Apanhei o hábito preguiçoso de encomendar vários tipos de produtos directamente da Amazon, depois de perceber que os supermercados ingleses à minha volta não estão nem metade tão recheados como um Jumbo ou Continente. Ou então sou eu que só procuro coisas esquisitas.

Basicamente este pózinho actua como um espessante, e ajuda a estabilizar os produtos confeccionados: chantilly, maionese e outros molhos, gelados, pão e bolos sem glúten... a sua utilidade é muito variável e eu nem comecei a descobrir os básicos! Mas esta receita é simples e funciona, e mesmo encomendado o xanthan gum não fica muito caro porque se utiliza apenas em quantidades mínimas.

Receita (para 4, 2 ou... apenas 1 pessoa?):

  • 250g de leite fresco (usei magro);
  • 1 1/2 cl sopa de açúcar/adoçante;
  • 1 cl chá de extracto de baunilha;
  • 1 cl chá de xanthan gum.

Preparação:
Misturam-se todos os ingredientes e bate-se na batedeira (com vara de arames) na velocidade máxima, até aumentar de tamanho e ficar mais consistente.

Conserva-se-se no frigorífico e serve-se fresco sobre a sua sobremesa favorita.

P.S. Tentei bater esta mistura na bimby várias vezes mas nunca consegui um resultado igual. Se por acaso conseguirem, pedia o favor de me indicarem as velocidades e os utensílios utilizados! Verdade seja dita, só tenho a "moça" à coisa de um mês e pouco.

Valores nutricionais por porção (4)
Calories: 32
Carbs: 5
Fat: 0
Protein: 2
Sodium: 38
Sugar: 3

2 comentários:

  1. Já consigo visitar o teu blogue sem problemas! ^^
    Nunca ouvi falar da Xanthan gum, mas realmente as calorias por porção são muito mais simpáticas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! ^^ Demorou algum tempo a perceber o porque é que isso acontecia.

      eheheh, também não sei tudo sobre o xanthan gum, mas é muito engraçado de usar! E este chantilly e fácil de fazer e resulta xD

      Eliminar