terça-feira, 11 de março de 2014

Pão de leite


Quando recebi a bimby em casa, uma das primeiras coisas que quis voltar a fazer foi pão. Pão ou massa para pizza. Durante os meses que estive em Inglaterra sem bimby foi disso que senti mais falta. Em Portugal podia não fazer pão regularmente (não sou grande fã de pão), mas se me apetecesse uma pizza para o almoço, era fácil e rápido na MFP. E mais saudável que as de compra. Ora aqui se quisesse uma só mesmo comprando que bater uma massa à mão é complicado... Tirando as massas normais o mais perto que lá cheguei de uma pizza totalmente caseira foi uma com base de couve flor (muito pouco calórica e rica em proteínas). Apesar do sabor ser totalmente diferente é bastante boa, simplesmente não é a minha pizza.

Pão de leite


A primeira receita que decidi voltar a experimentar foi este pão de leite mas decidi alterar algumas coisas, fazer pesquisa e entretanto acabei por alterar tudo! A base de água desta receita permite que o pão dure mais tempo sem ficar duro, bem com o xanthan gum (totalmente opcional).

O pão em princípio ainda consegue crescer mais do que isto, mas infelizmente ultrapassei bastante os tempos de fermentação, pelo que no forno propriamente dito o pão já não cresceu.

Receita (para 8 - 16 fatias):

Base de água:
  • 12g de farinha T55;
  • 60g de água.
Pão:
  • 240g de farinha T55;
  • 30g de açúcar (ponho 5g de açúcar mascavado e depois o equivalente em adoçante);
  • 60g de leite magro;
  • 2 1/2 cl sopa de claras;
  • 15g de manteiga;
  • 1 1/4 cl chá de fermento;
  • 1/2 cl chá de sal fino;
  • 3/4 cl chá de xanthan gum;
  • 1/2 casca de um limão;
  • base de água.

Preparação:
Colocam-se os ingredientes para a base de água num recipiente, misturam-se até fazer um creme sem grumos e leva-se ao microondas na potência máxima durante 2 minutos, mexendo a meio. Está no ponto quando fica tipo gel e deixa um trilho quando agitado. Reserva-se no frigorífico coberto com película aderente até esfriar ou até 3 dias no máximo - não usar se ficar cinzento.

Programa-se a bimby na velocidade 7 e deixam-se cair as cascas, triturando por alguns segundos. Colocam-se todos os ingredientes no copo à excepção da manteiga e misturam-se durante alguns segundos na velocidade 4. Programa-se 8min/vel espiga. Ao fim deste tempo faz-se o teste do véu (retira-se um pedaço de massa e esticam-se quatro cantos com os dedos até ficar um véu semi-transparente). Se a massa ainda não passar o teste, programa-se mais tempo.

Quando a massa está no ponto junta-se a manteiga e programa-se mais 2min/vel espiga para encorporar bem.

Retira-se a massa da bimby e coloca-se num recipiente abafado num local húmido e morno durante 40min - 1h, até dobrar o volume.

Após este tempo divide-se a massa em três e deixa-se a descansar por 15 minutos.

Estica-se cada bola até fazer um pequeno rectângulo, dobram-se tipo torta e colocam-se numa forma de bolo inglês. Deixa-se a levedar por mais 40 minutos.

Leva-se a forno quente, 180ºC, durante 35 minutos. Antes de servir deixar esfriar cerca de 10 minutos.

Valores nutricionais por porção
Calories: 121
Carbs: 24
Fat: 1
Protein: 5
Sodium: 5
Sugar: 2

Sem comentários:

Enviar um comentário