quarta-feira, 12 de março de 2014

Rolo de Carne Recheado

 
Já que a torta de cenoura correu bem, decidi experimentar outros rolos que tinha falhado anteriormente. O rolo de carne não é uma excepção. Antes de produzir este magnífico extra yummi rolo que me faz água na boca só de pensar, ainda fiz um que se espapaçou todo no fogão - foi um trabalho lindo de se ver, eu a limpar aquilo (mas estava bom!).

Admito, uma refeição de rolo de carne - da forma como eu a faço - tem um conteúdo de proteína bastante superior ao recomendado para uma pessoa com vida sedentária. Mas desde que comecei a melhorar o meu estilo de vida de modo a ir perdendo gordura - e eventualmente peso, comer proteína tornou-se essencial de modo a reparar e manter os músculos e ossos. Mas falo mais disto noutro post, talvez quando eu chegar ao ponto que quero chegar (perdi 7kg e passei de um tamanho 44 para um 38/40, mas ainda há muito para fazer!). Verdade seja dita, nunca me senti tão saudável, activa e forte como hoje em dia e como tanto ou mais que a maior parte das pessoas que vejo. E por outro lado estou constantemente a perder peso E as gordurinhas da barriga. Mas voltando ao ponto onde queria chegar... Para uma pessoa sedentária, é capaz de ser mais saudável dividir esta receita em mais porções, ou então simplesmente fazer a outra refeição principal mais leve! De qualquer das formas não querem perder este rolo de carne maravilhoso!

Rolo de Carne Recheado (com puré, chourição e queijo)


Este rolo acompanha-se bem com qualquer coisa, no meu caso fiz uns noodles (ou zoodles como se pode chamar em terras de língua inglesa) de courgette que "cozi" no microondas na potência máxima durante cerca de 2 segundos e envolvi posteriormente em manteiga - porque o conceito de fritar já não se aplica a mim, sendo que não tenho o fogão disponível. Fica simples e bom, e é uma forma de comer legumes!

Receita (para 4):


  • 500g de carne de porco extra magra;
  • 1/2 cubo de caldo de carne Knorr;
  • 1 dente de alho;
  • 1 cebola;
  •  20g de aveia;
  • 1 ovo;
  • 2 pés de salsa;
  • 3/4 cl sopa de sal grosso;
  • 500g de batata descascada;
  • 50g de leite magro;
  • 1 cl chá de manteiga;
  • 6 fatias de chourição;
  • 40g de queijo mozarella ralado;
  • pimenta e noz moscada a gosto.

Preparação:
Coloca-se a cebola, o alho, o caldo de carne e a salsa no copo da bimby e tritura-se 15s/vel 7 mexendo com a espátula. Se necessário, triturar mais posteriormente.

Adiciona-se a carne, o ovo, a aveia, o sal, noz-moscada e pimenta e mistura-se alguns segundos na vel 4. Após ter tudo misturado verte-se para uma folha de alumínio e estica-se com as mãos até fazer um rectângulo. Colocam-se as tiras de chourição por cima.

Entretanto cortam-se as batatas em rodelas e cozem-se no microondas na potência máxima durante cerca de 9 minutos. Quando terminar, colocam-se no copo da bimby juntamente com o leite e a manteiga e o tempero a gosto. Tritura-se uns segundos na vel 5 e depois bate-se 30s/vel 3 com a borboleta.

Retira-se e cobre-se a carne com atenção para não chegar completamente às pontas. Cobre-se com o queijo ralado e dobra-se a carne sobre si própria até fazer um rolo.

Envolve-se todo o rolo em papel de alumínio e leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos. Depois deste tempo destapa-se a carne e deixa-se a ganhar cor durante mais 10 - 15 minutos a 200ºC. Retira-se e serve-se com o acompanhamento a gosto.

Valores nutricionais por porção
Calories: 393
Carbs: 29
Fat: 14
Protein: 38
Sodium: 621
Sugar: 6

Sem comentários:

Enviar um comentário