domingo, 6 de abril de 2014

Dietas e estilo de vida: O que estão dispostos a abdicar?



Excusado será dizer que o peso, dietas e comida fazem parte do meu dia a dia desde muito nova. Quando uma pessoa engorda é porque está efectivamente a comer mais calorias que aquelas que gasta ao longo do dia. Engordar ou deixar de engordar não tem nada a ver se as calorias vêm dos legumes, vegetais, frutas, ou das carnes e massas e açúcares. Simplesmente tem a ver com números. No entanto a qualidade dos alimentos tem outro grande impacto na nossa saúde e no nosso bem estar. A quantidade de hidratos de carbono, proteinas e fibras está relacionado com a saciedade, a quantidade de água que temos no corpo e como o nosso sistema gastrointestinal funciona.

No meu caso, apesar de não controlar obsessivamente aquilo que como, tento gerir-me por um certo número de calorias de modo a ir perdendo massa corporal devagarinho, até chegar ao ponto onde quero estar. Gostaria de dizer que fiz imensas alterações à minha alimentação, mas não fiz. Não sei até que ponto é preciso fazer grandes modificações, pelo menos para alguém que tem em vista um fim e não outro. Há tantas dietas por ai:

Vegan: Deixar de comer carne animal e lacticínios. Realmente pareceu-me saudável por uns tempos, de modo a reduzir o colesterol o tal chamado de "mau", e de facto ajudou. Mas a verdade é que o exercício físico é muito mais eficaz do que simplesmente modificar a dieta. Especialmente se a genética está envolvida... e como não havia de estar?

Paleo: Comer à base de proteína animal (carne ou peixe), frutos, nozes, vegetais, mais ou menos como os supostos homens primitivos comiam. Lacticínios tipo o queijo estão um pouco fora de questão, bem como as batatas e leguminosas. Apesar de nunca ter chegado ao ponto de a fazer, também há muita prova aí de como é "saudável" e ajuda a emagrecer.

Estas são as mais díspares na minha opinião, mas como estas há mais que proíbem uma ou outra coisa. Deixar de comer hidratos de carbono, ou deixar de comer alguns tipos de hidratos de carbono - tudo sem glúten! Sim, os hidratos de carbono ajudam à rentenção de líquidos. É normal, é o que é suposto fazerem. Também ajudam o cérebro a funcionar bem como são importantes depois do exercício físico.
Deixar de comer gorduras - até parece que as pobres das gorduras fazem algum mal em pouca quantidade... Não é por serem gorduras que vão directamente para a barriga!
E a proteína é importante, é o que ajuda a manter a saciedade por mais tempo. O próprio açúcar não faz mal (a não ser aos dentes) se comido com moderação.

Ou então dietas que simplesmente incluem comer algo vendido por uma empresa... sejam batidos, ou coisas que incluem X pontos e que dá para automáticamente ter as calorias para um certo dia. Também aqui se incluem comprimidos e xaropes com a função de aumentar o metabolismo, fazer limpezas, etc. Também cheguei ao ponto de experimentar um ou dois, sim, mas não houve varinhas mágicas que me ajudassem!

Penso que um dos problemas está em que as pessoas não sabem o que comem. Especialmente quando se come fora, algo que parece saudável e natural e capaz de ter o dobro dos açúcares e gorduras que nós usamos na nossa própria comida. E vê-se tanto disso! Especialmente em Inglaterra cujo pequeno-almoço parece constituir não das salsichas e ovos, mas sim de um pacote de batatas e uma coca-cola (mesmo sendo light). Sejam sandes, sejam comidas "de prato", quase tudo vem de fora.

Mas a pergunta que queria fazer era... até que ponto estão preparados para abdicarem do que gostam de modo a terem a figura que querem? Vi esta questão no fórum do MyFitnessPal recentemente e fiquei a pensar. Eu realmente não mudei muito, mas abdiquei de algumas coisas:

Uso muito menos gordura na confecção das comidas. Comprei a Airfryer para fazer os meus pratos fritos e assados favoritos, que às vezes não ficam iguais, mas ficam parecidos o suficiente para eu ficar feliz.

Deixei de usar açúcar nas sobremesas e passei a usar adoçante. Fica mais caro, mas assim posso comer os doces ou sobremesas da mesma forma que comia antes.

Continuo a não comer muitos legumes, vegetais e frutas - para não falar de peixe! Foram sempre coisas que achei difícil de incluir na minha alimentação. Talvez um dia quando os meus objectivos estiverem alcançados, eu tente tornar a minha alimentação mais variada neste sentido. Concordo que seria o mais saúdavel, mas não é necessário para emagrecer.

Como o que gosto, práticamente como gosto e nas quantidades que gosto. E faz-me feliz comer como quero e o que quero, ao contrário de muitas dietas. Desde que faça as pessoas felizes, talvez seja essa a dieta adequada para elas, por mais restritiva (ou não) que seja. Desde que seja algo que alguém esteja disposto a seguir para o resto da sua vida.

P.S.: Está quase a fazer 6 meses desde que decidi por um ponto na minha vida e emagrecer de vez, sem dietas yo-yos nem exercício desmesurado. Já perdi 9kg, mas isso nem é o mais importante, o importante é que perdi imenso diâmetro na barriga, sinto-me mais forte e com mais energia e muito, muito mais confiante. Tinha pensado em dedicar uma pequena parte do meu blog a falar um pouco disto, porque é realmente algo que passa pela minha cabeça, talvez até mais vezes do que desejaria. Que acham?

2 comentários:

  1. É isso mesmo, desde qe faça as pessoas felizes e não prejudique a sua saúde...
    Eu acho mt boa ideia! Fico à espera.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Anouska! :) Apesar de maioritariamente ser um blog culinário, acaba por ser um blog xD se há coisa que me apetece falar mais é nisso neste momento. Esta mudança teve e tem um grande impacto na minha vida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar