sexta-feira, 27 de junho de 2014

Gelado de Manga (em minutos)



E com a chegada do Verão, mesmo em Inglaterra dá para apetecer gelados. E agora que tenho um frigorífico com um congelador decente, há que aproveitar e fazê-los! Caseirinhos, para mim estes gelados de fruta sabem tão bem como os do Santini lá em Lisboa. As poucas vezes que fui lá fiquei sempre maravilhada como os gelados sabem exactamente àquilo que dizem, mantendo a textura e consistência dos gelados de compra normais. Estes gelados caseiros para mim são perfeitos com a diferença que são extremamente rápidos de se fazer (mais do que pegar no comboio e ir a Lisboa), e muito saudáveis.

Gelado de Manga

Este gelado dá para todos os gostos e feitios. Para começar pode ser feito com vários tipos de fruta: já o fiz com pêssegos, manga e ananás, mas de certeza que com meloa ou outras frutas também funciona. Outra coisa é que dá para escolher o tipo de gelado que se quer. Eu normalmente sou preguiçosa e gosto de pedaços, pelo que guardo a fruta com a casca e quando trituro tudo não me importo que fiquem pedaços. Para quem gosta de um gelado mais cremoso e sem pedaços o melhor é mesmo tirar a casca (não esquecendo que a casca normalmente também tem nutrientes importantes).

Receita (para 1):


  • 200g de manga em pedaços;
  • 50ml de leite magro;
  • 1cl sopa de sumo de limão;
  • 2cl sopa de adoçante.

Preparação:
Coloca-se a fruta em pedaços no congelador até ficar bem congelada (umas 3h no mínimo). Tentar que os pedaços fiquem afastados uns dos outros para ser facil depois separá-los.

No copo da Bimby coloca-se o leite, o sumo de limão, o adoçante e por fim a fruta congelada. Fecha-se bem e dá uns golpes de turbo até triturar a maior parte dos blocos de fruta. Com a espátula retira-se o gelado dos lados do copo e volta-se a colocar no centro, fecha-se e volta-se a triturar alguns segundos na vel. 5 até ficar ao vosso gosto.

P.S.: Dá para fazer em qualquer tipo de processador, na Bimby é simplesmente mais rápido e há menos hipoteses de estragar as lâminas. Não esquecer que as calorias variam com o tipo de fruta utilizado e que as mangas são por si um fruto bastante calórico.

Valores nutricionais por porção - adoçante incluído
Calories: 139
Carbs: 36
Fat: 1
Protein: 3
Sodium: 4
Sugar: 33

4 comentários:

  1. Um minuto de silêncio pelas pessoas que, como tu, não têm um Santini perto de si.
    ...
    Pronto, já está! Posto isto... que gelado tão bom! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh não te preocupes, que eu saiba eles não existem em Inglaterra. Que fazer? Até nem há gelatarias muito más.. mas Portugal continua à frente com os gelados (e porque não? o tempo realmente ajuda...). Mas eu diria que estes a nivel de sabor são parecidos, porque sabem mesmo à fruta =P

      Eliminar