quinta-feira, 24 de março de 2011

Francesinha vegetariana

Ok, é uma falsa francesinha vegetariana (é vegetariana sim, simplesmente é feita com coisinhas simples que qualquer pessoa tem em casa, logo é falsa). Fui este fim-de-semana ao Porto para provar as famosas francesinhas, e claro não podia deixar de tentar faze-las cá em casa! Esta aqui foi feita com ingredientes do dia a dia, muito simples, fácil de fazer e hmmm.... deliciosa :) Algo a repetir!

Ingredientes:
  • 2 fatias de pão de forma (caseiro fica muito melhor)
  • 2 salsichas de soja/vegetais
  • 2 fatias de queijo para derreter ou queijo ralado q.b.
  • 50ml de leite (soja ou normal)
  • 50ml de vinho branco
  • 1cl chá bem cheia de farinha maizena
  • 1/4 caldo knorr de legumes
  • 1cl chá de manteiga vegetal
  • 1cl sopa bem cheia de polpa de tomate
  • pimenta, muita pimenta q.b.

Preparação:
Prepara-se a sandes primeiro. Por cima da fatia de pão coloca-se primeiro as salsichas cortadas em comprimento e depois a fatia de queijo ou queijo ralado (eu só tinha queijo ralado). Finaliza-se a sandes com a outra fatia de pão e mais queijo ralado/fatia de queijo por cima. Leva-se ao forno para gratinar.

Entretanto mistura-se o leite com a farinha maizena. Deita-se o vinho e a manteiga num púcaro para ir ao lume e mexe-se até a manteiga derreter. Por fim tempera-se com a pimenta (branca, preta, tem é que ficar assim pró picante) coloca-se o caldo knorr de legumes, a polpa de tomate e o leite e mexe-se até o molho engrossar.


É só juntar tudo e deliciar-se com este petisco ;) Bom apetite!

6 comentários:

  1. Mesmo sendo desse jeito (vegetariana) agradou-me bastante pois ficou com um aspecto bem delicioso Marta: sai uma para mim também hehehe,

    beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  2. Que diferente! Ainda não tinha ouvido falar das francesinhas. Vou tentar no lanche da tarde. Beijus,

    ResponderEliminar
  3. Que giro não sabia que existia francesinha vegetariana, :D que bom aspecto... até parece um crepe de chocolate heheh. Boa, consegues fazer-me um logotipo. Fazias-me um girito e depois ensinavas-me isso dos layers :D que achas?
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Vou tentar fazer, pois parece delicioso...

    ResponderEliminar
  5. Ola, adoro francesinhas, mas nunca provei uma vegetariana!Esta tua está com um óptimo aspecto.
    Beijokas

    ResponderEliminar
  6. Paula, eu até achei o sabor muito parecido às originais, é obvio que falta a linguiça e a mortadela (tambem ha vegetarianos, mas nao tenho em casa). Vai uma a sair! :D

    Luma, são sandes bastante boas. Sinceramente uma destas enche-me bastante xD e ainda há quem acompanhe com batatas fritas. Depois diz o que achaste.

    Rita, já existe nos restaurantes tambem (nao provei). Um crepe de chocolate é que já ia como sobremesa xD Para o logotipo tens alguma ideia especifica, ou posso inventar?

    Bel, ainda bem que gostas!! Depois diz o que achaste ;)

    Lina, epa xD isto é tão versatil! E ainda vou descobrir como fazer uma vegana. E é tão bom e facil de fazer ^^' Agora de x em x dias como uma ehehe

    beijinhos a todas!
    Marta

    ResponderEliminar