segunda-feira, 25 de abril de 2011

Empadão de feijão

O meu portátil foi-se durante esta única semana de férias, e voltou junto com uma factura de 85 euros... -.- Tudo por ter sido atacada por uma série de vírus num só dia. Foi um susto!
No entanto espero que todos tenham tido uma Boa Páscoa, junto da família e dos amigos, e com muitos docinhos saudáveis!
De qualquer das formas, não estive cá durante a semana pelo que não cozinhei muito (a não ser uma pizza que teve o azar de ser suficientemente boa para desaparecer num instante). Entretanto descobri que consigo finalmente amassar o pão ao meu gosto! Motivo pelo qual a pizza estava tão boa.
Desta forma... Ponho aqui uma receita que já fiz há uma semana ou duas, mas que ficou até bastante boa. Uma refeição completa, pois as proteínas do feijão complementam-se com as proteínas do arroz integral. Yummi :)

Ingredientes:
  • 1 chávena de arroz integral
  • 1/2 frasco de feijão manteiga
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • 1 taça de sopa cheia com:
    • milho congelado
    • cogumelos congelados
    • mistura de legumes congelados
  • 1 cl sopa de polpa de tomate
  • 1 cl sopa de manteiga vegetal
  • azeite, sal e sementes de sésamo q.b.

Preparação:
Num tacho coloca-se o arroz com o triplo da água e sal a gosto, e deixa-se cozer tapado.

Entretanto picam-se a cebola e os dentes de alho e coloca-se tudo numa panela. Deita-se um fio de azeite por cima e refoga-se até a cebola ficar transparente. Depois junta-se o conteúdo da taça de sopa ao refogado, com a polpa de tomate e deixa-se guisar durante 15min com a panela tapada.

Quando os legumes já estiverem cozidos junta-se o feijão (que vem sempre com algum líquido, que se junta também) e tempera-se a gosto. Se o guisado tiver muito molho, pode-se retirar um bocado e juntar-se ao arroz para dar sabor. Entretanto se o arroz tiver cozido, junta-se a manteiga e mistura-se bem.

Por último é só montar o empadão. Deita-se um fio de azeite no tabuleiro e espalha-se bem. Coloca-se uma primeira camada de arroz, depois o guisado de feijão com os legumes e cogumelos, e por último o arroz. Polvilha-se com as sementes de sésamo, e com pedacitos de manteiga vegetal.

Leva-se o empadão ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 15min. Retira-se, espera-se alguns minutos e serve-se. Bom apetite!


6 comentários:

  1. Ola, Marta!Também tive um acidente com a minha maquina fotográfica nestas férias, mas o meu marido consegui dar um jeito, mas não consegui tirar nenhum foto dos poucos doces que fiz nesta Páscoa. Gostei desta tua sugestão, uma boa idéia para usar o arroz integral e essas sementes de sésamo em cima ficaram óptimas.
    Beijinhos e bom regresso

    ResponderEliminar
  2. Livra! Uma quantidade de virus num só dia!
    Grande virose!
    E estáva o teu pc vacinado?
    Usou protecção quando navegou...?
    Hummm sicalhá, esqueceste de atualizar o anti-virus...
    Ainda não percebi porque é que há pessoas tão más ao ponto de lançar virus desses, diariamente, grrrr.
    Ainda bem que voltaste, pois o empadão de feijão tá cum aspecto brutal!!!
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  3. Parece que esta Páscoa não foi sem algumas peripécias xD ainda bem que tudo acabou bem ^^

    Bem eu uso sempre um anti-virus. Aquele até teve a decência de me alertar de minuto a minuto dizendo qual o bicho que me atacava... e depois... não fazia nada! Não dava para reparar e quando metia de quarentena... puff, programas começavam a deixar de funcionar. E foi assim ehehe. Que eu até meto os anti-vírus a actualizarem-se sozinhos xD

    Agora e voltar à cozinha =) tenho muitas ideias, mas a dieta não dá para tudo ao mesmo tempo ehehe

    beijos!

    ResponderEliminar
  4. que chatice isso do computador! também tive um problema parecido há bem pouco tempo... nada melhor mesmo que um empadão apetitoso como esse para acalmar os ânimos ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. receita inusitada. diferente. gostei. beijos.

    ResponderEliminar
  6. Não sei realmente porque é que as pessoas se dão ao trabalho de andar por aí a enviar vírus, não ganham nada com isso e só chateiam os outros.

    Mas enfim este empadão estava bom! Agora é experimentar com millet.

    beijinhos a todas :)

    ResponderEliminar