domingo, 28 de agosto de 2011

Iogurte de soja com bolacha

E pronto, agora começa a saga dos iogurtes! Para o meu pai faço de leite magro, para mim e para a minha mãe vão de soja, mas de resto são sempre iguais, e por isso há que variar. Desta vez foram de bolacha! Para ver o processo com fotos ir a: Iogurtes de Soja.

Ingredientes:
  • 800ml de leite de soja
  • 1/2 cháv. de cajús crús
  • 1 a 2cl sopa de leite de soja em pó (já que comprei tenho de gastar eheheh)
  • 15 bolachas (usei torradas)
  • 1 iogurte de soja natural
  • Açúcar a gosto (pús 2cl de sopa)

Preparação:
No liquidificador bater a mistura de cajús, leite de soja em pó, açúcar e 1cháv do total de leite de soja até formar deixar de se ver pedaços. Fica assim com consistência de natas.

Juntar esta mistura ao restante leite de soja e colocar num púcaro. Por cima deitar as bolachas e esperar que estas absorvam o leite para depois se triturarem bem com a varinha mágica.

Quando as bolachas estiverem bem misturadas no leite, deita-se o iogurte de soja, incorpora-se bem e leva-se a mistura a aquecer. Está no ponto quando se deixam cair umas gotas no pulso e sentir-se morno. Depois é só verter nos recipientes esterilizados e colocar na iogurteira durante cerca de 8h.

No caso de não terem iogurteira podem utilizar o forno (aquece-se a 50ºC durante uns minutos, colocam-se lá os iogurtes e deixa-se a lâmpada acesa ou vai-se reacendendo o forno de algumas em algumas horas), numa panela de pressão (coloca-se metade de água a ferver e metade de água fria até ao topo dos recipientes com iogurte e fecha-se bem a panela) ou simplesmente colocam-se os iogurtes ao sol, se estiver calor.

4 comentários:

  1. Marta, estou tentando colocar a soja na minha alimentação, está dificil, mas aos poucos estou conseguindo, comecei com os liquidos, o leite de soja misturo ao leite comum, dicas da querida Rute, com o iogurte é a mesma coisa. Gostei dessa receita, e não tenho iogurteira, penso em comprar, pois iogurtes caseiros são ótimos, por enquanto vou seguir suas dicas e tentar fazer...bjos um ótimo domingo querida

    ResponderEliminar
  2. Compreendo perfeitamente a tua dificuldade :) Também raras vezes bebo leite de soja sozinho (só quando sobra e não tenho mais nada que fazer com ele), mesmo com chocolate/café e açúcar tem um sabor diferente do normal. Daí utilizá-lo para fazer iogurtes e mesmo assim demoro o dobro do tempo a comê-los que a um iogurte de leite normal (o que só me faz bem muahahaha). Mas também, farto-me de comer tofu e mesmo soja noutros pratos. Mesmo assim o cajú tira um pouco o sabor de soja nos iogurtes.

    É perfeitamente possível fazer iogurtes de outras formas, sem usar a iogurteira... Mas não é tão cómodo. Com a iogurteira deixa-se a fazer de noite e de manhã há sempre iogurte fresco, mas se for no forno ou mesmo na panela de pressão tinha sempre medo de ou estar demasiado quente ou demasiado frio. Nunca cheguei a pôr ao sol, mas sei que dá. Talvez até seja mais fiável ehehehe.

    beijinhos e boas experiências com a soja :D

    ResponderEliminar
  3. Olá, Marta!Parece delicioso o teu iogurte, pelo menos tem uma textura óptima!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Lina :D e mais que uma boa textura, é uma refeição completa! Isto ao pequeno-almoço tira a fome durante muitas muitas horas ehehe

    beijinhos ^^

    ResponderEliminar